Atividade

133644 - Abril FFLCH 2025 - Línguas indígenas na educação básica

Período da turma: 19/04/2025 a 26/04/2025

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Descrição: Aula 1 (18/04)

Parte 1: a importância da inclusão do estudo de línguas indígenas no currículo escolar

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum do Ensino Básico [internet]. 2024. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – 2. ed. – São Paulo: SME / COPED, 2023.

Parte 2: as línguas indígenas em território brasileiro

STORTO, Luciana Raccanello. Línguas indígenas: tradição, universais e diversidade. 2019.



Aula 2 (19/04): a abordagem das línguas indígenas em diferentes disciplinas, do fundamental ao médio

CESARINO, Pedro. A voz falível – ensaio sobre as formações ameríndias de mundos. Literatura e sociedade, v. 19, n. 19, p. 76-99, 2014.

COSTA, Bruno José Ferreira da; TENÓRIO, Thaís; TENÓRIO, André. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, n. 50, p. 1095-1116, 2014.

MOORE, Denny; STORTO, Luciana. As línguas indígenas e a pré-história. Homo brasilis: aspectos científicos, linguísticos, históricos e sócio-antropológicos da formação do povo brasileiro, p. 73-92, 2002.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna et al. Evidências lingüísticas da antigüidade do piolho e de outros parasitas do homem na Amazônia. Revista de Estudos e Pesquisas, v. 2, n. 2, p. 89-97, 2005.

SILVA, Fabíola; NOELLI, Francisco. Arqueologia e linguística: construindo as trajetórias histórico-culturais dos povos Tupí. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v. 7, n. 1, p. 55-87, 2017.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Agatha Alves Bonelli


 
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