Atividade

133626 - Metodologia científica

Período da turma: 07/10/2025 a 01/10/2027

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Descrição: Conteúdo Programático:
- Ciência, conhecimento científico e pesquisa científica
- Os pressupostos teóricos da abordagem quantitativa e as etapas da elaboração de projeto de pesquisa
- Os pressupostos teóricos da abordagem qualitativa e as etapas da elaboração de projeto de pesquisa
- A utilização dos métodos mistos na pesquisa em saúde
- Análise crítica de artigos científicos e a aplicabilidade dos resultados na prática profissional
Método: Será utilizada exposição dialogada, com períodos específicos de estudo da bibliografia indicada, além da elaboração e desenvolvimento do resumo e projeto de pesquisa do TCC.
Referências Bibliográficas:
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2a Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CRESWELL, J.W.; CLARK, V.L.P. Pesquisa de métodos mistos. 2a Ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
FERRAZ, E. C. Publicação de artigos científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores/ Érica de Cássia Ferraz, Ana Luiza G. P. Navas. São Paulo, 2016. 76 p.
FERRAZ, É.C. Publicação de artigos científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores/ Érica de Cássia Ferraz, Ana Luiza G. P. Navas. São Paulo, 2016.
FRIEDLANDER, M.R.; ARBUÉS-MOREIRA, M.T. Análise de um trabalho científico: um exercício. BrasEnferm., 60(5): 573-8 set-out., 2007.
HAYNES, R.B. et al. Epidemiologia clínica: como realizar pesquisa clínica na prática. Artmed, 2008.
HULLEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. 3aed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
PEREIRA, M.G. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 26(3):661-664, jul-set 2017
PITHAN, L.H.; VIDAL, T.R.A. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça, v. 39, n. 1, p. 77-82, jan./jun. 2013.
PORTO, F.; GURGEL, J.L. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico.
RevBrasCiêncEsporte,40(2):111-116, 2018.
TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública 39(3):507-14.
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n3/24808.pdf UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) / Sistema Integrado de Bibliotecas
da USP; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, coordenadora; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro... [et al.]. 3.ed. rev. ampl. mod. São Paulo: SIBiUSP, 2016. 100p.
VOLPATO, G.L. O método lógico para redação científica. RECIIS RevEletron de ComunInfInov Saúde.; 9(1):1-14, jan-mar, 2015.

Carga Horária:

65 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Ana Carolina Fragoso Motta
Miriane Lucindo Zucoloto


 
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