133626 - Metodologia científica |
Período da turma: | 07/10/2025 a 01/10/2027
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo Programático:
- Ciência, conhecimento científico e pesquisa científica - Os pressupostos teóricos da abordagem quantitativa e as etapas da elaboração de projeto de pesquisa - Os pressupostos teóricos da abordagem qualitativa e as etapas da elaboração de projeto de pesquisa - A utilização dos métodos mistos na pesquisa em saúde - Análise crítica de artigos científicos e a aplicabilidade dos resultados na prática profissional Método: Será utilizada exposição dialogada, com períodos específicos de estudo da bibliografia indicada, além da elaboração e desenvolvimento do resumo e projeto de pesquisa do TCC. Referências Bibliográficas: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2a Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CRESWELL, J.W.; CLARK, V.L.P. Pesquisa de métodos mistos. 2a Ed. Porto Alegre: Penso, 2013. FERRAZ, E. C. Publicação de artigos científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores/ Érica de Cássia Ferraz, Ana Luiza G. P. Navas. São Paulo, 2016. 76 p. FERRAZ, É.C. Publicação de artigos científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores/ Érica de Cássia Ferraz, Ana Luiza G. P. Navas. São Paulo, 2016. FRIEDLANDER, M.R.; ARBUÉS-MOREIRA, M.T. Análise de um trabalho científico: um exercício. BrasEnferm., 60(5): 573-8 set-out., 2007. HAYNES, R.B. et al. Epidemiologia clínica: como realizar pesquisa clínica na prática. Artmed, 2008. HULLEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. 3aed. Porto Alegre: Artmed, 2015. PEREIRA, M.G. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 26(3):661-664, jul-set 2017 PITHAN, L.H.; VIDAL, T.R.A. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça, v. 39, n. 1, p. 77-82, jan./jun. 2013. PORTO, F.; GURGEL, J.L. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico. RevBrasCiêncEsporte,40(2):111-116, 2018. TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública 39(3):507-14. http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n3/24808.pdf UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) / Sistema Integrado de Bibliotecas da USP; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, coordenadora; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro... [et al.]. 3.ed. rev. ampl. mod. São Paulo: SIBiUSP, 2016. 100p. VOLPATO, G.L. O método lógico para redação científica. RECIIS RevEletron de ComunInfInov Saúde.; 9(1):1-14, jan-mar, 2015. |
||||
Carga Horária: |
65 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 12 | ||||
Ministrantes: |
Ana Carolina Fragoso Motta Miriane Lucindo Zucoloto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |