Atividade

133587 - Introdução à História da Arte Ocidental para o público 60+ Parte 2: Séculos XIX-XX Gênese e Consolidação do Moderno

Período da turma: 25/03/2025 a 20/05/2025

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Descrição: Início: 25/03/2025
Término: 20/05/2025
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 17h00 às 19h00
Local: Instituto de Arquitetura e Urbansimo - IAU-USP Campus São Carlos

1. OBJETIVOS
Curso livre e breve de aulas expositivas e discussões sobre evolução da Arte no Ocidente, com ênfase para as artes visuais e música erudita.
2. TEMAS DO PROGRAMA
• História da Arte no Ocidente.
• As relações entre Arte, História e evolução científico-tecnológica.
• Reflexos das manifestações artísticas nas transformações político-sociais.
3. ATIVIDADES
Aulas expositivas e seminários temáticos.
4. PROGRAMA
Aspectos principais:
O LONGO SÉCULO XIX (1792-1917)
A Revolução Industrial e as contradições do progresso – A Revolução Científica e os avanços na Medicina – Novas epidemias e pandemias – A era da abolição da escravatura e a questão do racismo – Neoclassicismo, Academismo, Rebelião Romântica, Simbolismo, Impressionismo e o advento das vanguardas nas artes visuais e na música erudita – Reflexos no Brasil.
O CURTO SÉCULO XX (1917-1992)
O cinema como a grande arte do século – O Movimento Moderno e desdobramentos – A cultura pop – Reflexos no Brasil – Música do século XX: tempo emaranhado.
20 ANOS DO SÉCULO-XXI
Globalização econômica e cultural – Cultura pop e a cultura do Espetáculo – Cultura digital e a ascensão dos novos radicalismos, preconceitos e xenofobia – Pandemia de SARS-COVID-19 – Arte multimídia, as convergências da cultura pop, consumo cultural e as redes sociais – A resistência da literatura nos livros e nas séries de streaming – Reflexos brasileiros.

5. CRONOGRAMA

25/03 – Apresentação do curso e Século XIX: esgotamento do Neoclássico e início do Movimento Romântico. A pintura acadêmica dos séculos XVIII e XIX: Neoclassicismo, Naturalismo / Realismo. A rebelião do Arts and Crafts e do Neogótico. John Ruskin e William Morris.

08/04 – A Era das Revoluções: o longo século XIX e a reação contra a Revolução Industrial e o capitalismo: Romantismo, Simbolismo, Impressionismo – A busca pela renovação da inspiração e as novas influências das Américas, África e Ásia – Repercussões na arte brasileira e nas Américas – Auge do Movimento Romântico na Música – Música impressionista e simbolista.

15/04 – A rebelião do Art-Nouveau, Escola de Glasgow, Sezession vienense – O Moderno nasce na música: 1910 Les Ballets Russes. O Armory Show de 1913 em Nova York. Modernismo como reação à I Guerra Mundial, ao fim da Belle Époque e dos impérios das águias de duas cabeças e à pandemia da Gripe Espanhola. Modernismo na música, artes visuais, arquitetura, fotografia e cinema nos Roaring Twenties, os Frementes Anos 1920: A Era do Jazz – A Semana de Arte Moderna de 1922 – Advento da cultura pop com a popularização do rádio e da indústria fonográfica – Nova música erudita: minimalismo, atonalismo, música dodecafônica – Principais nomes na vanguarda erudita – O advento do musical e a influência do jazz e do vaudeville – Reflexos brasileiros.

22/04 – Expressionismo Alemão, Construtivismo soviético, Bauhaus, Movimento De Stijl e Art Déco. Wassily KIandinsky, Paul Klee, Picasso, Miró e Magritte. Surrealismo, Tristan Tzara e Dali. Arte Moderna no Brasil – O auge do cinema clássico do pré-guerra – A reinvenção da música erudita nas trilhas sonoras dos filmes – Principais nomes nacionais e internacionais.

29/04 – II Guerra Mundial e a consolidação do Moderno no Pós-Guerra. Consolidação e massificação global da cultura pop, advento do rock’n’roll, blues e dos ritmos latino-americanos e caribenhos – O novo cinema do pós-guerra: Neorealismo Italiano, Nouvelle Vague, New Cinema inglês, cinema japonês, Cinema Novo do Brasil, a transformação do cinema americano pela influência franco-alemã – No Brasil: Grupo Santa Helena e desdobramentos. Consolidação da Arte Moderna no Brasil e as primeiras Bienais do Museu de Arte Moderna: educando o público para o Moderno. O pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza – Principais nomes nacionais e internacionais.

06/05 – Anos 1960-70: a década da Contracultura – Pop Art, Op Art, Arte Cinética, Concretismo, arte engajada de contestação, instalações – rebeliões na cultura pop – A primeira década da TV – No Brasil: a repressão à arte pelo Regime Militar. Censura às Bienais e outras exposições de arte – Principais nomes nacionais e internacionais – Esgotamento e vulgarização dos gêneros cinematográficos tradicionais – Ascensão do novo cinema alemão – Auge do ciclo revolucionário de Fellini, Antonioni, De Sica, Godard, Costa-Gavras, Truffaut, Kubrick, Siegel, Kurosawa e Coppola.

13/05 – Anos 80-90: a contestação pós-moderna, Neoexpressionismo – Arte para museus e grandes eventos tipo Bienal – Fim do Regime Militar, redemocratização e retomada do debate cultural no Brasil – A era das megaexposições e a marca dos curadores – O advento da Era Digital e as convergências da produção cultural – O cinema espetáculo 1975-2000 e as novas séries de TV anos 1990 – Cinema de retomada no Brasil – Principais nomes nacionais e internacionais.

20/05 – Debate de fim de curso e avaliação de alunos.

TOTAL: 08 aulas

Avaliação dos alunos: breve apresentação oral (com opção de powerpoint) de cada aluno sobre obra de arte vista no curso, com comentário a partir das aulas.

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BAZIN, André. O que é cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018 (1962).
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. in Obras Escolhidas: Magia e Tempo, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. – A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986 (ed. orig. 1982).
BRIGGS, Asa, editor. The Nineteenth Century: the Contradictions of Progress. Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1973.
CLARK, Kenneth. Civilização. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1995 (ed. orig. 1969).
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2016 (1950).
GIRIFFITHS, Paul. A Música Moderna – Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011 (1986).
GRIFFITHS, Paul. História Concisa da Música Ocidental. São Paulo: Quina Editora, 2024 (2006).

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Paulo Yassuhide Fujioka


 
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