133530 - Clínica Psicológica com Crianças e Adolescentes: prática profissional e articulação em rede |
Período da turma: | 01/08/2025 a 19/12/2025
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Descrição: | EMENTA
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a atuação clínica promovendo uma abordagem integrada que articule teoria e prática nas linhas comportamental, cognitivo comportamental, histórico-cultural e bioecológica com crianças e adolescentes nos contextos das redes pública e privada. A formação será estruturada em torno de aulas teórico-dialogadas, simulações práticas, atendimentos e supervisões clínicas, visando a articulação interprofissional e intersetorial no cuidado à infância e adolescência. Eixos Temáticos: Fundamentos da Clínica Psicológica no Serviço Público e Privado; Avaliação e Processo Terapêutico; Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental; Vida Escolar e Articulação com a Rede; Ferramentas e Estratégias na Prática Clínica. PROGRAMA DETALHADO Eixos Temáticos e Conteúdos Eixo 1: Fundamentos da Clínica Psicológica no Serviço Público e Privado • Atenção Primária e Clínica Ampliada: SUS, SUAS, RAPS e a articulação entre serviços. • Determinantes sociais da saúde e o desenvolvimento da visão sistêmica. • Atendimento breve e práticas baseadas em evidência. • Ética na comunicação intersetorial e no registro documental (prontuários, sigilo e normativas legais). Eixo 2: Avaliação e Processo Terapêutico (abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural ou bioecológica) • Primeiro contato e entrevista inicial: estabelecimento de vínculo, coleta de dados, definição da demanda e encaminhamentos. • Processo avaliativo e diagnóstico diferencial na interface entre saúde e educação. • Contato com outros profissionais: escola, médicos, terapeutas, família e observação extra consultório. • Devolutiva inicial e planejamento de intervenção. • Registro documental: Tipos de documento, prontuário, arquivo. Eixo 3: Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental (abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural ou bioecológica) • O desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente. • Impactos da tecnologia: uso de telas, redes sociais, efeitos da pandemia. • Saúde mental na infância e adolescência: ansiedade (TAG, fobia social), ideação suicida (avaliação de risco e encaminhamentos). • Não medicalização da infância e alternativas terapêuticas. Eixo 4: Vida Escolar e Articulação com a Rede • Tutoria e orientação à queixa escolar: colaboração entre psicólogos e professores para práticas baseadas em evidência. • Bullying e violência escolar: prevenção e intervenção. • Comunicação com profissionais da comunidade escolar. • Estratégias de encaminhamento e articulação de rede. Eixo 5: Ferramentas e Estratégias na Prática Clínica • Construção de genogramas e ecogramas como ferramenta de avaliação e intervenção. • Projeto Terapêutico Singular (PTS) e sua aplicabilidade na clínica e na escola. • Práticas em grupo e intervenções coletivas em diferentes contextos (clínica, escola e comunidade). • Acompanhamento terapêutico na atenção primária e secundária. • Elaboração de documentos e registros na perspectiva multi e interdisciplinar. METODOLOGIA - Aulas teóricas e dialogadas (Eixo 1, 2, 3 e 4) que proporcionarão a base necessária para a compreensão dos processos clínicos e institucionais; - Simulações práticas que permitirão o aprimoramento de habilidades essenciais para a condução dos atendimentos; - Atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e seus pais, mães ou responsáveis, conduzidos pelos cursistas, em articulação com profissionais e serviços de cuidado aos quais os clientes estejam vinculados. - Supervisões clínicas nas abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural e bioecológica. AVALIAÇÃO A(o) cursista deverá apresentar relatos semanais de cada atendimento realizado. Ao final do curso, deverá apresentar um relatório acadêmico, articulando teoria e a prática desenvolvida ao longo do curso, e um relatório para compor o prontuário do(a) cliente na Clínica Durval Marcondes (100% do conceito). Critérios de avaliação e atribuição de conceitos: A (cumpriu a tarefa, mostrando domínio do conteúdo apresentado no trabalho) B (cumpriu a tarefa, mas deixou de apresentar completamente os conteúdos) C (cumpriu parcialmente a tarefa) D (não cumpriu a tarefa) FREQUÊNCIA Igual ou superior a 85% em cada uma das atividades. OBSERVAÇÃO. A aprovação do(a) cursista dependerá da avaliação (com conceitos A, B ou C) e da frequência mínima de 85% em cada uma das atividades. BIBLIOGRAFIA BÁSICA Brasil. Ministério da Saúde. (2011). Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). Ministério da Saúde. Moreno, D. H., & Moreno, R. A. (2019). Prontuário do paciente e sigilo profissional em saúde mental. Artmed. Murta, S. G., França, C. L., Santos, K. B., & Polejack, L. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Sinopsys. O’Cathain, A., Croot, L., Sworn, K., Duncan, E., Rousseau, N., Turner, K., ... & Hoddinott, P. (2019). Taxonomy of approaches to developing interventions to improve health: A systematic methods overview. Pilot and Feasibility Studies, 5(1), 41. https://doi.org/10.1186/s40814-019-0425-6 Raspanti, A. (2019). Psicologia e políticas públicas: práticas e reflexões. Casa do Psicólogo. *Indicações de bibliografia serão adicionadas ao longo do curso. OBS:[1] Sextas-feiras são fixas para aulas e supervisão. [2] Os atendimentos clínicos ocorrerão em dias e horários a combinar entre terapeuta e cliente, dentro do período de 2a. a 5a. feira, das 8:00 às 17:00. |
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Carga Horária: |
180 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
Márcia Helena da Silva Mélo |
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