Atividade

133530 - Clínica Psicológica com Crianças e Adolescentes: prática profissional e articulação em rede

Período da turma: 01/08/2025 a 19/12/2025

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Descrição: EMENTA
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a atuação clínica promovendo uma abordagem integrada que articule teoria e prática nas linhas comportamental, cognitivo comportamental, histórico-cultural e bioecológica com crianças e adolescentes nos contextos das redes pública e privada. A formação será estruturada em torno de aulas teórico-dialogadas, simulações práticas, atendimentos e supervisões clínicas, visando a articulação interprofissional e intersetorial no cuidado à infância e adolescência. Eixos Temáticos: Fundamentos da Clínica Psicológica no Serviço Público e Privado; Avaliação e Processo Terapêutico; Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental; Vida Escolar e Articulação com a Rede; Ferramentas e Estratégias na Prática Clínica.

PROGRAMA DETALHADO
Eixos Temáticos e Conteúdos

Eixo 1: Fundamentos da Clínica Psicológica no Serviço Público e Privado
• Atenção Primária e Clínica Ampliada: SUS, SUAS, RAPS e a articulação entre serviços.
• Determinantes sociais da saúde e o desenvolvimento da visão sistêmica.
• Atendimento breve e práticas baseadas em evidência.
• Ética na comunicação intersetorial e no registro documental (prontuários, sigilo e normativas legais).

Eixo 2: Avaliação e Processo Terapêutico (abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural ou bioecológica)
• Primeiro contato e entrevista inicial: estabelecimento de vínculo, coleta de dados, definição da demanda e encaminhamentos.
• Processo avaliativo e diagnóstico diferencial na interface entre saúde e educação.
• Contato com outros profissionais: escola, médicos, terapeutas, família e observação extra consultório.
• Devolutiva inicial e planejamento de intervenção.
• Registro documental: Tipos de documento, prontuário, arquivo.

Eixo 3: Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental (abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural ou bioecológica)
• O desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.
• Impactos da tecnologia: uso de telas, redes sociais, efeitos da pandemia.
• Saúde mental na infância e adolescência: ansiedade (TAG, fobia social), ideação suicida (avaliação de risco e encaminhamentos).
• Não medicalização da infância e alternativas terapêuticas.

Eixo 4: Vida Escolar e Articulação com a Rede
• Tutoria e orientação à queixa escolar: colaboração entre psicólogos e professores para práticas baseadas em evidência.
• Bullying e violência escolar: prevenção e intervenção.
• Comunicação com profissionais da comunidade escolar.
• Estratégias de encaminhamento e articulação de rede.

Eixo 5: Ferramentas e Estratégias na Prática Clínica
• Construção de genogramas e ecogramas como ferramenta de avaliação e intervenção.
• Projeto Terapêutico Singular (PTS) e sua aplicabilidade na clínica e na escola.
• Práticas em grupo e intervenções coletivas em diferentes contextos (clínica, escola e comunidade).
• Acompanhamento terapêutico na atenção primária e secundária.
• Elaboração de documentos e registros na perspectiva multi e interdisciplinar.

METODOLOGIA
- Aulas teóricas e dialogadas (Eixo 1, 2, 3 e 4) que proporcionarão a base necessária para a compreensão dos processos clínicos e institucionais;
- Simulações práticas que permitirão o aprimoramento de habilidades essenciais para a condução dos atendimentos;
- Atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e seus pais, mães ou responsáveis, conduzidos pelos cursistas, em articulação com profissionais e serviços de cuidado aos quais os clientes estejam vinculados.
- Supervisões clínicas nas abordagens comportamental, cognitivo-comportamental, histórico-cultural e bioecológica.


AVALIAÇÃO
A(o) cursista deverá apresentar relatos semanais de cada atendimento realizado. Ao final do curso, deverá apresentar um relatório acadêmico, articulando teoria e a prática desenvolvida ao longo do curso, e um relatório para compor o prontuário do(a) cliente na Clínica Durval Marcondes (100% do conceito).
Critérios de avaliação e atribuição de conceitos:
A (cumpriu a tarefa, mostrando domínio do conteúdo apresentado no trabalho)
B (cumpriu a tarefa, mas deixou de apresentar completamente os conteúdos)
C (cumpriu parcialmente a tarefa)
D (não cumpriu a tarefa)

FREQUÊNCIA
Igual ou superior a 85% em cada uma das atividades.

OBSERVAÇÃO. A aprovação do(a) cursista dependerá da avaliação (com conceitos A, B ou C) e da frequência mínima de 85% em cada uma das atividades.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Brasil. Ministério da Saúde. (2011). Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). Ministério da Saúde.
Moreno, D. H., & Moreno, R. A. (2019). Prontuário do paciente e sigilo profissional em saúde mental. Artmed.
Murta, S. G., França, C. L., Santos, K. B., & Polejack, L. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Sinopsys.
O’Cathain, A., Croot, L., Sworn, K., Duncan, E., Rousseau, N., Turner, K., ... & Hoddinott, P. (2019). Taxonomy of approaches to developing interventions to improve health: A systematic methods overview. Pilot and Feasibility Studies, 5(1), 41. https://doi.org/10.1186/s40814-019-0425-6
Raspanti, A. (2019). Psicologia e políticas públicas: práticas e reflexões. Casa do Psicólogo.

*Indicações de bibliografia serão adicionadas ao longo do curso.

OBS:[1] Sextas-feiras são fixas para aulas e supervisão. [2] Os atendimentos clínicos ocorrerão em dias e horários a combinar entre terapeuta e cliente, dentro do período de 2a. a 5a. feira, das 8:00 às 17:00.

Carga Horária:

180 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Márcia Helena da Silva Mélo


 
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