133508 - Professores Surdos: formação continuada na prática de ensino de Libras, intersecção entre Educação, Linguística e Artes |
Período da turma: | 03/04/2025 a 03/07/2025
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Descrição: | IDENTIFICAÇÃO
Título: “Professores Surdos: formação continuada na prática de ensino de Libras, intersecção entre Educação, Linguística e Artes” Caracterização: • ( ) Extensão ( ) Cultura (X) Extensão e Cultura Duração das atividades: • 1º semestre de 2025 Grande Área de Conhecimento: • Didática no ensino de Libras Unidade/Órgão responsável: • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Outras Unidades e professores participantes • Faculdade de Educação USP • Profa. Dra. Sylvia Lia Grespan Neves • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP • Profa. Fernanda de Araújo Machado • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP • Profº Dr. Felipe Venâncio barbosa 2. RESUMO A ação se propõe a oferecer um curso de formação continuada voltado para educadores bilíngues, com foco na intersecção entre Educação, Linguística e Artes. O objetivo é promover reflexões e atualizações sobre estratégias didáticas no ensino de Libras, ampliando as práticas pedagógicas e metodológicas desses profissionais. A formação busca integrar conhecimentos das áreas educacionais e linguísticas, aliando-os às expressões artísticas como forma de potencializar o ensino da Língua Brasileira de Sinais em diferentes contextos educacionais. 3. COORDENAÇÃO Nome: Profª Dª Sylvia Lia grespan Neves Unidade/Órgão: FE-USP Categoria: DOCENTE E-mail: sylvialia@usp.br Carga horária semestral dedicada ao projeto: 40 horas (?) Docentes parceiros e convidados: Nome: Prof. Dr. Felipe Barbosa Venâncio Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Disciplina: Linguística Carga horária semestral: 8 horas Nome: Prof. Dr. Sylvia Lia Grespan Neves Instituição: Faculdade de Educação USP Disciplina: Metodologia do Ensino Carga horária semestral: 8 horas Nome: Prof. Dra. Fernanda Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Disciplina: Artes Carga horária semestral: 8 horas 4. DESCRIÇÃO DO PROJETO 4.1. JUSTIFICATIVA Considerando o atual cenário das políticas públicas para a educação bilíngue de surdos e a necessidade de oferecer formação continuada a professores que atuam nesse contexto, torna-se essencial investir no aprimoramento de educadores. As universidades desempenham um papel fundamental nesse processo, promovendo ações que favoreçam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e às políticas educacionais vigentes. Um dos principais desafios enfrentados pelos educadores surdos em programas de formação continuada está relacionado à barreira comunicativa e ao foco linguístico dessas iniciativas. Historicamente, as instituições de ensino superior têm o português como língua de instrução e, muitas vezes, não garantem a presença de intérpretes de Libras para tornar seus conteúdos acessíveis. Esse cenário coloca educadores surdos — e, por consequência, estudantes surdos e ouvintes — em uma posição de desvantagem em relação aos seus pares ouvintes. Diante dessa realidade, esta proposta busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a aprendizagem de educadores bilíngues, promovendo um espaço que valorize o ensino de Libras e incentive práticas pedagógicas inovadoras. A formação será voltada para educadores que atuam no ensino de Libras como primeira e/ou segunda língua, contemplando metodologias de ensino, abordagens linguísticas e conexões com as artes como ferramenta para a construção do conhecimento. A formação continuada será organizada em colaboração com profissionais das áreas de Educação, Linguística e Artes, garantindo um programa interdisciplinar que respeite e potencialize as especificidades da educação bilíngue de surdos. Essa iniciativa visa, a médio e longo prazo, contribuir para a disseminação da Libras na sociedade e atuar como uma frente de reparação histórica, ampliando o acesso de educadores surdos a processos formativos de qualidade e fortalecendo a inclusão educacional. 4.2. OBJETIVOS 4.2.1. Objetivo Geral Oferecer um curso de formação continuada para educadores surdos de Libras em todo o Brasil, promovendo a reflexão e a atualização das estratégias didático-pedagógicas desses profissionais, com enfoque na interseção entre Educação, Linguística e Artes. 4.2.2. Objetivos Específicos Objetivos Específicos I - Mapear a situação atual dos professores surdos de Libras que atuam no ensino da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, identificando suas práticas, desafios e condições de trabalho. II - Identificar as demandas e necessidades de formação continuada manifestadas por esses professores, considerando suas experiências e desafios em diferentes contextos educacionais. III - Analisar os recursos didáticos, currículos e metodologias utilizados no ensino de Libras, visando propor estratégias para aprimoramento da prática docente e alinhamento às diretrizes educacionais. IV - Desenvolver e implementar um programa de formação continuada direcionado a professores surdos de Libras, integrando conhecimentos das áreas de Educação, Linguística e Artes para fortalecer suas práticas pedagógicas. V - Avaliar os impactos do programa de formação continuada na prática docente dos participantes e na qualidade do ensino de Libras, identificando avanços e desafios. VI - Disseminar os conhecimentos produzidos a partir da experiência realizada, promovendo a socialização das reflexões e estratégias desenvolvidas, por meio de publicações científicas, eventos acadêmicos e materiais formativos acessíveis. 5. METODOLOGIA Possui financiamento: ( ) Sim (X) Não O Projeto será́ desenvolvido através de grupos de estudo sob orientação da equipe gestora que fará as intervenções necessárias e contando com o apoio das professoras da USP. A formação continuada tem, entre outros objetivos, propor novas metodologias e colocar os profissionais a par das discussões teóricas atuais, com a intenção de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e consequentemente da educação (NÓVOA, 1991, s/p.). Será realizado o uso de dinâmicas, técnicas e materiais pedagógicos que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais e de diálogo, propiciando a comunicação dos participantes, fazendo com que eles busquem melhorar suas práticas pedagógicas para desempenhar suas funções, e oferecer uma educação pública de qualidade, dentro e fora da sala de aula. Em um segundo momento acontecerá; encontros onde serão abordados assuntos importantes para todo o grupo. 5.1. Especificação do Público-Alvo: O curso de formação continuada será destinado a educadores bilíngues que atuam no ensino de Libras como primeira ou segunda língua em diferentes contextos educacionais no Brasil. O público-alvo inclui: • Professores surdos de Libras que lecionam em escolas bilíngues, escolas regulares ou instituições de ensino especializadas. • Educadores bilíngues surdos envolvidos no ensino de Libras em diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. • Pesquisadores surdos e formadores de professores surdos das áreas de Educação, Linguística e Artes, interessados no aprimoramento das práticas pedagógicas para o ensino de Libras. • Profissionais da educação (instrutor) surdos que trabalham diretamente com estudantes surdos e que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação bilíngue e suas metodologias. A proposta busca atender profissionais de diversas regiões do país, promovendo um espaço de troca e desenvolvimento profissional, com enfoque nas especificidades linguísticas, culturais e pedagógicas do ensino de Libras. 5.2. Etapas do desenvolvimento A metodologia prevista para o desenvolvimento do presente projeto implicará em oito etapas, a saber: Etapas do Programa 1. Identificação e convite aos educadores bilíngues que atuam no ensino de Libras em diferentes contextos educacionais no Brasil, ampliando a participação para além da rede municipal. 2. Aplicação de questionário diagnóstico para mapeamento do perfil dos participantes, suas experiências, demandas e necessidades formativas específicas. 3. Realização de encontros formativos (presenciais e virtuais), totalizando 40 horas, abordando estratégias didático-pedagógicas inovadoras, metodologias bilíngues e interseções entre Educação, Linguística e Artes. 4. Desenvolvimento de dinâmicas interativas, técnicas e materiais pedagógicos que favoreçam a troca de experiências e o compartilhamento de práticas entre os participantes. 5. Acompanhamento e avaliação contínuos, utilizando questionários, grupos focais e registros reflexivos para monitorar o impacto da formação e ajustar os conteúdos conforme necessário. 6. Sistematização dos resultados e realização de um seminário de socialização, permitindo a disseminação dos conhecimentos produzidos ao longo do programa. 7. Produção e publicação de artigos científicos e materiais pedagógicos, contribuindo para a valorização da Libras na pesquisa acadêmica e na formação docente. 5.3. Observação: Prevê Emissão de Certificados? (x) Sim ( ) Não 5.4. Acompanhamento e Avaliação A avaliação é um processo contínuo e essencial para acompanhar a execução e os impactos do programa de formação continuada para educadores bilíngues. Como destaca Luckesi (2002, p.118), a avaliação está presente em todas as etapas de planejamento e execução, sendo um recurso fundamental para ajustes e aprimoramentos. No contexto deste projeto, a avaliação será conduzida de forma formativa e processual, garantindo que os participantes tenham espaço para reflexões e ajustes em suas práticas pedagógicas. Para isso, serão utilizados os seguintes instrumentos: • Relatos reflexivos e registros dos participantes, permitindo que os educadores expressem suas percepções sobre os conteúdos trabalhados e sua aplicabilidade na prática. • Registro de frequência e participação nas atividades, monitorando o engajamento ao longo do curso. • Aplicação de questionários e grupos focais, possibilitando a coleta de feedbacks sobre os desafios e avanços da formação. • Livro de atas e documentação sistemática das ações realizadas, para garantir um acompanhamento estruturado do progresso do projeto. • Avaliação do impacto da formação nas práticas docentes, considerando a implementação das estratégias aprendidas. Além disso, a equipe gestora da USP será responsável pelo monitoramento e análise dos resultados obtidos, garantindo que os objetivos do projeto sejam atingidos e que os conteúdos atendam às necessidades dos participantes. Considerações Finais A concepção deste projeto reflete tanto a trajetória acadêmica e profissional da proponente quanto sua atuação ativa na Comunidade Surda e na Educação Bilíngue. A proposta se fundamenta na necessidade de fortalecer a formação continuada de educadores surdos de Libras, promovendo um espaço de aprendizado e trocas sobre ensino, acessibilidade e metodologias inovadoras. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, a proponente acumulou experiências em diversas áreas, iniciando sua formação em nível de graduação em Biblioteconomia (FESPSP, 1992-1996), Pedagogia (Faculdade Integrada Rio Branco, 2001-2005) e SuLetras-Libras (UFSC, 2007-2010, Pólo USP). Posteriormente, aprofundou seus estudos na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas de Mestrado (UNIMEP, 2008-2010) e Doutorado (USP-FFLCH, 2018-2022), sempre com foco na educação de surdos e na linguística da Libras. Sua atuação docente na Faculdade de Educação da USP reafirma seu compromisso com a qualificação de profissionais da área e com a ampliação do acesso a formações inclusivas. Este projeto representa um ponto de partida para um programa de formação continuada nacional, que poderá ser ajustado e aprimorado conforme as demandas dos educadores bilíngues e os desafios emergentes na área. A proposta está aberta a modificações e colaborações institucionais, garantindo sua relevância e impacto no cenário educacional brasileiro. QUINTA FEIRA DAS 17H ATÉ 19 HORAS AULA DATA Professor Plano de Aula 1 26/03 Sylvia Lia O que é didática? 2 19/03 Felipe Processamento de Linguagem em Primeira e Segunda Língua 3 26/03 Fernanda Literatura Surda em como L1 4 02/04 Sylvia Lia Formação e aprendizagem: a escola, os professores, os alunos e o conhecimento 5 09/04 Felipe Os níveis de análise linguística e o ensino de Libras como L2 6 16/04 Fernanda Literatura Surda como L2 7 23/04 Sylvia Lia Disciplina e relacão pedagógica: as significações das experiências de escolarização 8 30/04 Felipe Metalinguagem no ensino de Libras 9 07/05 Fernanda Antologias: Poética e Literatura 10 14/05 Sylvia Lia 11 21/05 Felipe Avaliação do domínio da Libras 12 28/05 Fernanda Avaliação e representações sobre a excelência pedagógica: êxito e fracasso escolar 8 horas felipe + 2 horas atividade 8 horas Fernanda + 2 horas atividade 8 horas Sylvia + 2 horas atividade REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA ALBRES, Neiva de Aquino. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Felipe Venâncio Barbosa Fernanda de Araujo Machado Sylvia Lia Grespan Neves |
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