Atividade

133508 - Professores Surdos: formação continuada na prática de ensino de Libras, intersecção entre Educação, Linguística e Artes

Período da turma: 03/04/2025 a 03/07/2025

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Descrição: IDENTIFICAÇÃO


Título: “Professores Surdos: formação continuada na prática de ensino de Libras, intersecção entre Educação, Linguística e Artes”


Caracterização:
• ( ) Extensão ( ) Cultura (X) Extensão e Cultura


Duração das atividades:

• 1º semestre de 2025

Grande Área de Conhecimento:

• Didática no ensino de Libras

Unidade/Órgão responsável:
• Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo


Outras Unidades e professores participantes

• Faculdade de Educação USP
• Profa. Dra. Sylvia Lia Grespan Neves
• Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
• Profa. Fernanda de Araújo Machado
• Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
• Profº Dr. Felipe Venâncio barbosa
















2. RESUMO


A ação se propõe a oferecer um curso de formação continuada voltado para educadores bilíngues, com foco na intersecção entre Educação, Linguística e Artes. O objetivo é promover reflexões e atualizações sobre estratégias didáticas no ensino de Libras, ampliando as práticas pedagógicas e metodológicas desses profissionais. A formação busca integrar conhecimentos das áreas educacionais e linguísticas, aliando-os às expressões artísticas como forma de potencializar o ensino da Língua Brasileira de Sinais em diferentes contextos educacionais.

3. COORDENAÇÃO

Nome: Profª Dª Sylvia Lia grespan Neves
Unidade/Órgão: FE-USP
Categoria: DOCENTE
E-mail: sylvialia@usp.br
Carga horária semestral dedicada ao projeto: 40 horas (?)

Docentes parceiros e convidados:

Nome: Prof. Dr. Felipe Barbosa Venâncio
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Disciplina: Linguística
Carga horária semestral: 8 horas

Nome: Prof. Dr. Sylvia Lia Grespan Neves
Instituição: Faculdade de Educação USP
Disciplina: Metodologia do Ensino
Carga horária semestral: 8 horas

Nome: Prof. Dra. Fernanda
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Disciplina: Artes
Carga horária semestral: 8 horas


4. DESCRIÇÃO DO PROJETO

4.1. JUSTIFICATIVA


Considerando o atual cenário das políticas públicas para a educação bilíngue de surdos e a necessidade de oferecer formação continuada a professores que atuam nesse contexto, torna-se essencial investir no aprimoramento de educadores. As universidades desempenham um papel fundamental nesse processo, promovendo ações que favoreçam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e às políticas educacionais vigentes.
Um dos principais desafios enfrentados pelos educadores surdos em programas de formação continuada está relacionado à barreira comunicativa e ao foco linguístico dessas iniciativas. Historicamente, as instituições de ensino superior têm o português como língua de instrução e, muitas vezes, não garantem a presença de intérpretes de Libras para tornar seus conteúdos acessíveis. Esse cenário coloca educadores surdos — e, por consequência, estudantes surdos e ouvintes — em uma posição de desvantagem em relação aos seus pares ouvintes.
Diante dessa realidade, esta proposta busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a aprendizagem de educadores bilíngues, promovendo um espaço que valorize o ensino de Libras e incentive práticas pedagógicas inovadoras. A formação será voltada para educadores que atuam no ensino de Libras como primeira e/ou segunda língua, contemplando metodologias de ensino, abordagens linguísticas e conexões com as artes como ferramenta para a construção do conhecimento.
A formação continuada será organizada em colaboração com profissionais das áreas de Educação, Linguística e Artes, garantindo um programa interdisciplinar que respeite e potencialize as especificidades da educação bilíngue de surdos. Essa iniciativa visa, a médio e longo prazo, contribuir para a disseminação da Libras na sociedade e atuar como uma frente de reparação histórica, ampliando o acesso de educadores surdos a processos formativos de qualidade e fortalecendo a inclusão educacional.









4.2. OBJETIVOS

4.2.1. Objetivo Geral


Oferecer um curso de formação continuada para educadores surdos de Libras em todo o Brasil, promovendo a reflexão e a atualização das estratégias didático-pedagógicas desses profissionais, com enfoque na interseção entre Educação, Linguística e Artes.


4.2.2. Objetivos Específicos




Objetivos Específicos

I - Mapear a situação atual dos professores surdos de Libras que atuam no ensino da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, identificando suas práticas, desafios e condições de trabalho.
II - Identificar as demandas e necessidades de formação continuada manifestadas por esses professores, considerando suas experiências e desafios em diferentes contextos educacionais.
III - Analisar os recursos didáticos, currículos e metodologias utilizados no ensino de Libras, visando propor estratégias para aprimoramento da prática docente e alinhamento às diretrizes educacionais.
IV - Desenvolver e implementar um programa de formação continuada direcionado a professores surdos de Libras, integrando conhecimentos das áreas de Educação, Linguística e Artes para fortalecer suas práticas pedagógicas.
V - Avaliar os impactos do programa de formação continuada na prática docente dos participantes e na qualidade do ensino de Libras, identificando avanços e desafios.
VI - Disseminar os conhecimentos produzidos a partir da experiência realizada, promovendo a socialização das reflexões e estratégias desenvolvidas, por meio de publicações científicas, eventos acadêmicos e materiais formativos acessíveis.



5. METODOLOGIA

Possui financiamento: ( ) Sim (X) Não


O Projeto será́ desenvolvido através de grupos de estudo sob orientação da equipe gestora que fará as intervenções necessárias e contando com o apoio das professoras da USP.

A formação continuada tem, entre outros objetivos, propor novas metodologias e colocar os profissionais a par das discussões teóricas atuais, com a intenção de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e consequentemente da educação (NÓVOA, 1991, s/p.).

Será realizado o uso de dinâmicas, técnicas e materiais pedagógicos que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais e de diálogo, propiciando a comunicação dos participantes, fazendo com que eles busquem melhorar suas práticas pedagógicas para desempenhar suas funções, e oferecer uma educação pública de qualidade, dentro e fora da sala de aula. Em um segundo momento acontecerá; encontros onde serão abordados assuntos importantes para todo o grupo.


5.1. Especificação do Público-Alvo:

O curso de formação continuada será destinado a educadores bilíngues que atuam no ensino de Libras como primeira ou segunda língua em diferentes contextos educacionais no Brasil. O público-alvo inclui:
• Professores surdos de Libras que lecionam em escolas bilíngues, escolas regulares ou instituições de ensino especializadas.
• Educadores bilíngues surdos envolvidos no ensino de Libras em diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
• Pesquisadores surdos e formadores de professores surdos das áreas de Educação, Linguística e Artes, interessados no aprimoramento das práticas pedagógicas para o ensino de Libras.
• Profissionais da educação (instrutor) surdos que trabalham diretamente com estudantes surdos e que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação bilíngue e suas metodologias.
A proposta busca atender profissionais de diversas regiões do país, promovendo um espaço de troca e desenvolvimento profissional, com enfoque nas especificidades linguísticas, culturais e pedagógicas do ensino de Libras.

5.2. Etapas do desenvolvimento

A metodologia prevista para o desenvolvimento do presente projeto implicará em oito etapas, a saber:



Etapas do Programa
1. Identificação e convite aos educadores bilíngues que atuam no ensino de Libras em diferentes contextos educacionais no Brasil, ampliando a participação para além da rede municipal.
2. Aplicação de questionário diagnóstico para mapeamento do perfil dos participantes, suas experiências, demandas e necessidades formativas específicas.
3. Realização de encontros formativos (presenciais e virtuais), totalizando 40 horas, abordando estratégias didático-pedagógicas inovadoras, metodologias bilíngues e interseções entre Educação, Linguística e Artes.
4. Desenvolvimento de dinâmicas interativas, técnicas e materiais pedagógicos que favoreçam a troca de experiências e o compartilhamento de práticas entre os participantes.
5. Acompanhamento e avaliação contínuos, utilizando questionários, grupos focais e registros reflexivos para monitorar o impacto da formação e ajustar os conteúdos conforme necessário.
6. Sistematização dos resultados e realização de um seminário de socialização, permitindo a disseminação dos conhecimentos produzidos ao longo do programa.
7. Produção e publicação de artigos científicos e materiais pedagógicos, contribuindo para a valorização da Libras na pesquisa acadêmica e na formação docente.


5.3. Observação:
Prevê Emissão de Certificados? (x) Sim ( ) Não


5.4. Acompanhamento e Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e essencial para acompanhar a execução e os impactos do programa de formação continuada para educadores bilíngues. Como destaca Luckesi (2002, p.118), a avaliação está presente em todas as etapas de planejamento e execução, sendo um recurso fundamental para ajustes e aprimoramentos.
No contexto deste projeto, a avaliação será conduzida de forma formativa e processual, garantindo que os participantes tenham espaço para reflexões e ajustes em suas práticas pedagógicas. Para isso, serão utilizados os seguintes instrumentos:
• Relatos reflexivos e registros dos participantes, permitindo que os educadores expressem suas percepções sobre os conteúdos trabalhados e sua aplicabilidade na prática.
• Registro de frequência e participação nas atividades, monitorando o engajamento ao longo do curso.
• Aplicação de questionários e grupos focais, possibilitando a coleta de feedbacks sobre os desafios e avanços da formação.
• Livro de atas e documentação sistemática das ações realizadas, para garantir um acompanhamento estruturado do progresso do projeto.
• Avaliação do impacto da formação nas práticas docentes, considerando a implementação das estratégias aprendidas.
Além disso, a equipe gestora da USP será responsável pelo monitoramento e análise dos resultados obtidos, garantindo que os objetivos do projeto sejam atingidos e que os conteúdos atendam às necessidades dos participantes.

Considerações Finais

A concepção deste projeto reflete tanto a trajetória acadêmica e profissional da proponente quanto sua atuação ativa na Comunidade Surda e na Educação Bilíngue. A proposta se fundamenta na necessidade de fortalecer a formação continuada de educadores surdos de Libras, promovendo um espaço de aprendizado e trocas sobre ensino, acessibilidade e metodologias inovadoras.
Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, a proponente acumulou experiências em diversas áreas, iniciando sua formação em nível de graduação em Biblioteconomia (FESPSP, 1992-1996), Pedagogia (Faculdade Integrada Rio Branco, 2001-2005) e SuLetras-Libras (UFSC, 2007-2010, Pólo USP). Posteriormente, aprofundou seus estudos na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas de Mestrado (UNIMEP, 2008-2010) e Doutorado (USP-FFLCH, 2018-2022), sempre com foco na educação de surdos e na linguística da Libras. Sua atuação docente na Faculdade de Educação da USP reafirma seu compromisso com a qualificação de profissionais da área e com a ampliação do acesso a formações inclusivas.
Este projeto representa um ponto de partida para um programa de formação continuada nacional, que poderá ser ajustado e aprimorado conforme as demandas dos educadores bilíngues e os desafios emergentes na área. A proposta está aberta a modificações e colaborações institucionais, garantindo sua relevância e impacto no cenário educacional brasileiro.



QUINTA FEIRA DAS 17H ATÉ 19 HORAS

AULA DATA Professor Plano de Aula
1 26/03 Sylvia Lia O que é didática?
2 19/03 Felipe Processamento de Linguagem em Primeira e Segunda Língua
3 26/03 Fernanda Literatura Surda em como L1
4 02/04 Sylvia Lia Formação e aprendizagem: a escola, os professores, os alunos e o conhecimento
5 09/04 Felipe Os níveis de análise linguística e o ensino de Libras como L2
6 16/04 Fernanda Literatura Surda como L2
7 23/04 Sylvia Lia Disciplina e relacão pedagógica: as significações das experiências de escolarização
8 30/04 Felipe Metalinguagem no ensino de Libras
9 07/05 Fernanda Antologias: Poética e Literatura
10 14/05 Sylvia Lia
11 21/05 Felipe Avaliação do domínio da Libras
12 28/05 Fernanda
Avaliação e representações sobre a excelência pedagógica: êxito e fracasso escolar

8 horas felipe + 2 horas atividade
8 horas Fernanda + 2 horas atividade
8 horas Sylvia + 2 horas atividade


REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA


ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de Libras: aspectos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

BARBOSA, F. V. Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas: a interferência do uso de Língua de Sinais e do português pelo examinador bilingue. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2007.

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V. 4. p. 187- 210. Edição IV. ISBN 9788552400837. Florianópolis. EDITORIA INSULAR.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Felipe Venâncio Barbosa
Fernanda de Araujo Machado
Sylvia Lia Grespan Neves


 
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