133499 - Visita técnica ao Centro de Simulação de Práticas de Enfermagem de uma instituição de ensino superior |
Data da turma: | 25/04/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
O curso introduz aspectos teóricos e práticos acerca do funcionamento do CSPE da EERP/USP, em específico da gestão local, fornecendo informações, por meio da visita técnica supervisionada, sobre as rotinas existentes e atividades teórico-práticas realizadas. São disponibilizados materiais para leitura prévia (textos/artigos) que abordam aspectos sobre as operações necessárias para a implementação da estratégia de simulação clínica, bem como abrangem a infraestrutura com a qual terão contato durante a atividade (recursos físicos, materiais e humanos). Referências Bibliográficas: - CAMPBELL, S.H.; et al. High-Risk Infant of a Diabetic Mother: Hypoglycemia.. In: S.H. Campbell; K. Daley (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: Making it REAL. 3ed. New York, N.Y.: Springer Publishing Company, Inc., 2017, v.1, p.217-232. - CASSIANI, S. H. B. et al. The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2017; 25: e2913. - COSTA, R. R. O. et al. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos humanos. Acta Bioethica 2018; 24 (1): 31-38. - CUNHA, L. C. V. et al. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. 2014[citado em 2017 maio 15];14(4):1- 14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wpcontent/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf. - FOCO, M. L. R. Degradação de formaldeído tratado em conjunto com esgoto sanitário em sistema combinado anaeróbio-aeróbio.Eng Sanit Ambient 2015; 20(1):103-10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/VDXVQRbt6rqb9vtHDq5S7fs/abstract/?lang=pt - GODOY, S.; MARCHI-ALVES, L. M. Preparação e desenvolvimento de prática em Centro de Simulação: aspectos básicos. In: MARTINS, J. C. A. et al. A simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto: SOBRACEN, 2014. cap. 13, p. 183-188. - GONÇALVES, E. R. et al. Programa Universitário Por Um Dia: conhecendo a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. REME - Rev Min Enferm. 2018[citado em 2019 out. 30];22:e-1133. Disponível em: DOI: 10.5935/1415-2762.20180062. - INACSL - International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Health Simulation Standard of Best Practice – With the support and input of the global community, 78 p, 2023. - JEFFRIES, P. R. Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation. 2ª ed. New York: National League of Nursing, 2012. - JERÔNIMO I. R. L. et al. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2018; 22(3):e20170442. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170442.pdf. - KUTZIN, J. M. Simulation design considerations 2.0: optimizing space and operations. Clinical Simulation in Nursing, v. 12, n. 6, p. 187-196, 2016. - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR). Programa Universidade para Todos: democratizando a universidade. Assessoria de Comunicação Social. Brasília: Ministério da Educação; 2004. - NEGRI, E. C. et al. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 25, e2916, 2017 . Disponível em: - OLIVEIRA, S. V. W. B, ZAIAT, M. Gerenciamento de solução de formol em laboratórios de anatomia. Revista Brasileira de Ciências Ambientais 2005. 1:18-25. Disponível em: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/492/419 - ROTHGEB, M. K. Creating a nursing simulation laboratory: a literature review. Journal of Nursing Education, v. 47, n. 11, p. 489-494, 2008. - SANTOS, G. S. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/ trabalhos/ trabalho/GT09-2565. - SOUZA, C. F. et al. O papel da visita técnica na educação profissional: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3806/2732. - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Interprofessional collaborative practice in primary health care: nursing and midwifery perspectives: six case studies. [Internet]. Human Resources for Health Observer, 13. Geneva; 2013. Dia da semana: Sexta-feira Datas: durante o primeiro semestre de 2025 serão oferecidas quatro edições do curso, nas seguintes datas: • 28/03/2025 (sexta-feira) • 25/04/2025 (sexta-feira) • 23/05/2025 (sexta-feira) |
||||
Carga Horária: |
5 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Livia Maria Garbin Pedro Fredemir Palha Susana Segura Muñoz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |