133447 - Ética e Legislação em Marketing e Comunicação |
Período da turma: | 29/09/2026 a 08/10/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Esta disciplina tem seu foco no processo que envolve a conduta ética na área de comunicação e marketing, estimulando a
percepção para diferenciação de atitudes éticas e antiéticas, tanto de organizações quanto de profissionais em suas respectivas áreas de atuação; expõe aos alunos, pela parte introdutória, a base histórica e sua evolução ao longo do tempo, ampliando a visão no aspecto organizacional; destaca a importância dos procedimentos éticos para o fluxo sistêmico da teoria dos 3 Puts; aborda as origens dos sistemas administrativos que geraram o sistema de governança corporativa; explica a cronologia de fatos que levaram à adoção do sistema de compliance, os pilares fundamentais que o compõem, avaliando a gestão de riscos para mitigar eventuais desvios de conduta; estuda ainda a legislação, com um breve contexto e os diversos órgãos fiscalizadores incumbidos de fazer cumprir essas leis. Objetivo Geral: Desenvolver raciocínio sistêmico, estimulando a visão de amplitude das formas e ferramentas de ações éticas inseridas no contexto das organizações. Demonstrar o processo de conduta dentro da estrutura corporativa, visando a percepção das fases desse processo. Estimular a necessidade da gestão de planejamento e controle das ações de conformidade, realçando sua importância em relação aos objetivos e estratégias traçados pela organização. Distinguir quais os meios regulatórios para execução das ações planejadas visando à obtenção de resultados de integridade, contribuindo para fortalecimento de imagem e identidade corporativa. Esclarecer preceitos ético-legais e formas de fiscalização e controle. Objetivos Específicos: Espera-se que após cursarem esta disciplina, os alunos sejam capazes de: Identificar os diferentes tipos de ações e desempenho no campo da ética, das organizações que fazem parte do sistema social global. Reconhecer e identificar as características dessas ações nos processos administrativos organizacionais. Detectar eventuais falhas de conduta em todas as instancias desses processos de comunicação e marketing. Elaborar planejamento, observando todos os elementos envolvidos que possam ser positivos ou negativos para o resultado da ação, identificando as ferramentas disponíveis para execução do processo de forma correta. Identificar, através da avaliação dos objetivos e estratégias das corporações, o tipo de imagem corporativa que determinadas ações podem exteriorizar. Fazer distinção clara entre atitudes e ações éticas e antiéticas, seus reflexos sobre imagem da corporação, refletindo sobre cada uma delas a fim de atuar com foco direcionado para reforço da identidade institucional. Agir de forma correta, entendendo o contexto legal e sua aplicação. Identificar eventuais riscos e planejar ações que visem mitigá-los, minimizá-los e/ou administrá-los. Conteúdo Programático: Aula 1: Introdução à disciplina Períodos filosóficos: Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo, abordando as fases e alguns conceitos dos principais pensadores. Página inicial Especialização presencial MBA Extensão Internacionais Con p p p Evolução do pensamento ético pela ótica do método “Socrático”. Conceituação de ética e moral embasada na Teoria Freudiana. Cronologia de fatos para o despertamento e desenvolvimento dos padrões éticos no marketing. A ética como posicionamento estratégico e diferencial competitivo. Padrões éticos no mix de marketing pela teoria dos 3 puts. Ética profissional e ética corporativa. Sistema de governança corporativa; contexto histórico, definições e princípios, conflito de agência e agentes de governança. Linha do tempo do Compliance, definições e conceito. Pilares do Compliance. Código de conduta ética: formulação e conceitos. Canais de denúncias: operação e vantagens. Due Dilligence e sua importância no contexto de conformidade. Implantação e benefícios do sistema de compliance. Aula 2: Gestão de risco: fundamentos e operação. Análise sobre a maturidade do compliance no Brasil. Leis internacionais: FCPA, SOX ACT, Bribery Act. Leis brasileiras: Lei 9.613/98 “prevenção à lavagem de dinheiro”, Lei 12.846/13 “anticorrupção”, Lei 14.457/22 “emprega mulheres” sobre assédio, Lei 13.709/18 “lei geral de proteção de dados”. CONAR, princípios, atuação e casos interessantes. Sistemas de proteção aos direitos do consumidor: Código de defesa do consumidor. Ethicwashing Perfil do fraudador brasileiro e casos de fraudes com repercussão mundial. Dilemas éticos: assédio, corrupção, apropriação indevida Dinâmica sobre temas éticos corporativos Metodologia / Estratégias de ensino-aprendizagem Aula expositiva Discussões em classe Trabalhos em grupo Estudo dirigido Exercícios Avaliação Aulas expositivo-dialogadas; leituras; discussões; utilização de recursos audiovisuais; cases, exercícios em grupo e/ou individuais, trabalho final em grupo. Bibliografia 1 YANAZE Mitsuru Higuchi Gestão de marketing e comunicação avanços e aplicações São Paulo: Ed Saraiva 2021 |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Waldemar Costa Junior |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |