Atividade

133273 - NETSS - Diagnóstico, reabilitação e aspectos sociais da deficiência auditiva

Período da turma: 01/03/2026 a 28/02/2027

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS
- Possibilitar a construção de conhecimentos sobre os aspectos sociais e familiares que envolvem a reabilitação de pessoas com perda e/ou deficiência auditiva.
- Contribuir para o avanço da reflexão sobre as questões sociais que envolvem a relação entre o Serviço Social, cidadania, família, escolarização e trabalho e sua articulação com a área da saúde e outras políticas sociais.
- Explorar o alcance dos aspectos legais no desenvolvimento das ciências sociais para a garantia de direitos.

METODOLOGIA
Aulas expositivas, dialogadas e dinâmicas com apoio de recursos audiovisuais e textos de apoio. Seminários. Estudo dirigido. Elaboração de resenhas. Visitas técnicas.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
Aspectos sociais da deficiência e da reabilitação. Família. O cotidiano profissional na saúde e reabilitação. Legislações vigentes e direitos das pessoas com deficiência. Capacitismo. Inclusão e acessibilidade. Língua Brasileira de Sinais. Relatos de experiência: vivências de pessoas com deficiência.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Somatória das notas atribuídas para as atividades, elaboração e apresentação de seminário, participação nos debates e frequência às aulas.

BIBLIOGRAFIA
Poderão ser utilizadas outras bibliografias e materiais de apoio, de acordo com a necessidade da disciplina.
FERNANDES, T. F. S.; MESQUITA, S. T. Aspectos sociais e econômicos das famílias "casos novos" de um programa de implanta coclear. Textos & Contextos. Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 143-158, jan/jun. 2014.
FERNANDES, T. F. S.; MESQUITA, S. T.; FENIMAN, M. R. As repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva. Audiol Comumn Res., v. 20, n.1, p. 40-7, 2015.
FREITAS; G. R. de; MARANHÃO, T. L. G.; FÉLIX, W. M. A deficiência auditiva e a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho. Rev. Psic., v.11, n. 34, fevereiro/2017 -ISSN 1981-117.
LIRA, A. D. de; SILVA, A. da; PINHEIRO, R. R. L. de M. P. A problemática do capacitismo no cotidiano profissional do serviço social: uma análise a partir da experiência de estágio no centro de educação e pesquisa em saúde Anita Garibaldi. In: 25º Seminário de Pesquisa do CCSA: as controvérsias da inovação e tecnologia no mundo do trabalho, 2023.
NASCIMENTO, G. B, et. al. Análise da qualidade de vida de famílias de crianças surdas atendidas em um centro de referência do Sistema Único de Saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 81 - 93, 2016.
NOGUEIRA, M. O impacto da surdez nas famílias - envolvimento parental. Dissertação. Universidade Fernando Pessoa Porto, 2019.
SOARES, P. P.; FIDÊNCIO, V. L. D. Percepção de familiares e autopercepção de idosos usuários de dispositivos de amplificação quanto à restrição de participação causada pela deficiência auditiva. Distúrb Comun, São Paulo, 2023, v. 35, n.1, e57951.
VALENTIM, A. B. de; SOUZA J. G. de M.; SILVA, B. O. da. Anticapacitismo, projeto ético-político profissional do/a assistente social e os desafios da práxis no centro especializado em reabilitação para pessoas com deficiência. Serviço Social em Perspectiva, Montes Claros (MG), v.7, n. 2, jul./dez. 2023. I ISSN 2527-1849.

Carga Horária:

116 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Caroline Sposito
Daniella Tech Doreto
Tricia Maria Feitosa Floripes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP