133138 - Módulo I - Fundamentos Gerenciais |
Período da turma: | 06/10/2025 a 15/12/2025
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Descrição: | AMBIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
OBJETIVO: O primeiro contato do participante do programa com o Curso se dará por meio do ciclo de Ambientação em Educação à Distância. Este Ciclo será ofertado com a finalidade de familiarizar os alunos com o ambiente da educação à distância, além de explicitar aspectos da Plataforma de Educação a Distância, mídias envolvidas, tutores e monitores do programa, sequência de ciclos e atividades, e iniciar a aproximação dos participantes da turma. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); ● Aprendizado pela Educação à Distância; ● Estrutura de funcionamento do Curso; ● Netiqueta; ● Mundo digital; ● A partir do ciclo de Ambientação seguem-se as aulas de conteúdo aplicado e os encontros presenciais do curso. BIBLIOGRAFIA: Moodle: Manual do aluno. Desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do curso. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002. UNIDADE 1: GESTÃO EMPRESARIAL OBJETIVO: Visa proporcionar uma visão integrada do processo gerencial nas organizações. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● A Administração das organizações - definindo a administração; ● Eficiência, eficácia e efetividade; ● Papéis e habilidades do executivo; ● O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle; ● As áreas funcionais da organização; BIBLIOGRAFIA: BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979. CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração – Vol. I e II. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Cengage, 2009. DAFT, R.L. Organizações. São Paulo: Cengage, 2009. FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 2002. HAMPTON, D.R. Administração Contemporânea: teoria, prática e casos. São Paulo: McGraw-Hill, 1992. MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estrutura em cinco configurações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1985. UNIDADE 2: ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE OBJETIVO: Apresentar as principais teorias da área de Estratégia Competitiva, enfatizando os aspectos relativos à formulação e à implementação da estratégia. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Competitividade, Globalização e ambiente competitivo; ● O processo de tomada de decisão estratégica; ● Estratégia – a estratégia como processo de seleção entre alternativas de atuação da empresa visando ao aumento de sua competitividade; ● Análise Ambiental: análise do ambiente externo, modelo das forças competitivas; ● Análise dos objetivos e desenvolvimento ou manutenção dos valores e critérios de identificação da empresa no presente e no futuro; ● Análise de Competências Essenciais e Critérios Competitivos: discussão do conceito de competências e sua influência para as decisões estratégicas da empresa; ● Implementação de Estratégias BIBLIOGRAFIA: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. 3. ed. São Paulo: Pearson Prendice Hall, 2011. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: Liderança e colaboração no mundo competitivo. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. CARVALHO, M.M., LAURINDO, F. J. B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, p.227, 2007. CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. DRUCKER, P. F. Drucker - O homem que inventou a administração. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006. JOHNSON, G. SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estrategia Corporativa. Editora Bookman. 2007. KAPLAN, R.; NORTON, D.P.Organizaçao Orientada Para A Estratégia. Editora Campus. 2000. KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. LUECKE, R. Estratégia. HARVARD BUSINESS ESSENTIALS. Editora Record. 2008. MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Trad.: Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2010. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari De Estratégia. Editora Bookman, 2010. OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar E Avaliar. Atlas. 2010. PORTER, M. Estrategia Competitiva. Editora Campus. 2005. SANTOS, A. J. R. Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora, 2008. SICHE, R.; AGOSTINHO, F.; ORTEGA, E.; ROMEIRO, A. Índices versus indicadores: precisões conceituais na discussão da sustentabilidade de países. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. X, n. 2, p. 137-148, jul.-dez. 2007. SINEK, Simon. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. WERBACH, A. Estrategia Para Sustentabilidade. Editora Campus. 2010. UNIDADE 3: MUDANÇA ORGANIZACIONAL OBJETIVO: Apresentar ao aluno uma visão integrada e abrangente das estratégias planejadas de mudança organizacional, incluindo as mais recentes abordagens, conceitos e técnicas emergentes. Além de capacitar os alunos no planejamento e na avaliação de projetos de mudança organizacional. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Cultura Organizacional; ● Gestão da mudança; ● Resistências às mudanças; ● fatores de sucesso de programas de mudança; ● Gestão da mudança no contexto do gerenciamento de projetos; ● Aprendizagem Organizacional como instrumento para a mudança. BIBLIOGRAFIA: BENDIXEN, S. M.; CAMPBELL, M.; CRISWELL, C.; SMITH, R. Change-capable leadership: the real power propelling successful change. Seattle: Center for Creative Leadership, 2016. (White Paper). Disponível em: BENNET, N.; LEMOINE, G, J. What VUCA really means for you. Harvard Business Review, p.27, Jan./Feb. 2014. BUONO, A. F.; KERBER, K. Creating a sustainable approach to change: building organizational change capacity. S.A.M. Advanced Management Journal, v.75, n.2, p.4-21, Spring, 2010. CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. 3rded. San Francisco: Jossey-Bass, 2011. CAMERON, K. S.; QUINN, R. E.; DEGRAFF, J.; THAKOR, A. V. Competing values leadership: creating value in organizations. Cheltenham: Edward Elgar, 2006. COHEN, A. R. e FINK, S. L. (2003) Comportamento Organizacional: conceitos e estudos de casos. 7a. Edição. Rio de Janeiro: Campus. DAVENPORT, T. H. Reengenharia de Processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: campus. 1994. HAMMER, M. & Champy, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de janeiro: campus, 1994. HARMON, R. L. Reinventando o negócio. São Paulo: Futura, 1996. HOFSTEDE, G. (1997) Culture and Organization: software of the mind. New York: McGraw Hill. GOLEMAN, D. Leadership that gets results. Harvard Business Review, p.78-90, Mar./Apr. 2000. GROYSBERG, B.; LEE, J.; PRICE, J.; CHENG, Y-J. The Leaders guide to corporate culture. Harvard Business Review, p.44-52, Jan./Feb. 2018. KERBER, K.; BUONO, A. F. Rethinking organizational change: reframing the challenge of change management. Organizational Development Journal, v.23, n.3, p.23-38, 2005. KOTTER, J. P. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, p.59-67, Mar./Apr. 1995. KOTTER, J. P. Leading change. Boston: Harvard Business School Press, 1996. LESLIE, J. B. The Leadership gap – what you need, and still don’t have, when it comes to leadership talent. Seattle: Center for Creative Leadership, 2015. (White Paper). Disponível em: MCGUIRE, J. B.; PALUS, C. J.; PASMORE, W.; RHODES, G. B. transforming your organization. Seatle: Center for Creative Leadership, 2015. White Paper. Disponível em: PORTER M. E. What is strategy? Harvard Business Review, p.61-78, Nov./Dec. 1996. PROSCI. The History and future of change management. Fort Collins: PROSCI: people, change, results, 2016. Thought Leadership Article. Disponível em: QUINN, R. E. Moments of greatness: entering the fundamental state of leadership. Harvard Business Review, p.74-83, July-Aug. 2005. QUINN, R. E. The Positive organization: breaking free from conventional cultures, constraints, and beliefs. Oakland: Berrett-Koehler, 2015. ROBBINS, S. (2002) Comportamento Organizacional. 9a. Edição. São Paulo: Prentice Hall. SCHEIN, E. H. Models and tolls for stability and change in human systems. Reflections, v.4, n.2, p.34-46, 2002. SENGE, Peter M. A Quinta Aula – Arte, teoria e prática da organização de aprendizagem.4. ed. São Paulo: Best Seller, 1990. WOOD, T. Mudança Organizacional. Editora Atlas. São Paulo, 1996. UNIDADE 4: LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA OBJETIVO: A ênfase da disciplina será na compreensão dos instrumentos necessários para liderar indivíduos e times na gestão de projetos. As aulas abordarão também elementos de gestão participativa. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Definição operacional de liderança; ● Autoridade formal x informal; ● Teorias de liderança; ● Liderança e mudança; ● Liderança e inteligência emocional; ● Gestão Participativa; ● Características, vantagens e desvantagens da Gestão participativa. BIBLIOGRAFIA: BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1997. CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2005. DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Thomson, 2005. DUCKWORTH, ANGELA. GARRA: O Poder da Paixão e da Perseverança. Editora Intrinseca. 2016 DWECK, CAROL S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Editora Objetiva. 2017. GOLEMAN, DANIEL BOYAZTIS, RICHARD, and MCKEE, ANNIE. Primal Leadership: The Hidden Driver of Great Performance in Harvard Business Review. On Breakthrough Leadership. Harvard Business Review Paperback Series. Harvard Business School Press, 2001. HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: classe mundial. Rio de Janeiro: Campus, 2005. HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008. HILL, LINDA. Becoming a Manager: How New Managers Master the Challenges of Leadership. Harvard Business Review Press. 2019 ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SCHEIN, E. Organizational culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, 1985. UNIDADE 5: NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de um campo de conhecimento que faz parte do dia a dia dos administradores. Compreender como a negociação é capaz de auxiliar na gestão de conflitos e na gestão das pessoas nas organizações; bem como é ferramenta fundamental para os processos de vendas e compras. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Apresentar e analisar os princípios básicos e as variáveis fundamentais do processo de negociação; ● Apresentar e analisar o planejamento e os estilos de negociação; ● Mostrar a importância da comunicação no processo de negociação; ● Destacar as formas e níveis de conflito nas relações interpessoais; ● Analisar aspectos importantes da negociação, tais como as habilidades básicas dos negociadores e a ética nas negociações. BIBLIOGRAFIA: ALBRECHT, K.; ALBRECHT S., 1995, Agregando valor à negociação, Makron Books do Brasil Editora Ltda, São Paulo BAZERMAN, M. H. & NEALE, M. A. Negociando racionalmente, Editora Atlas, São Paulo,1995. CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr., R. Fundamentos em Gestão de Projetos - Construindo Competências para Gerenciar Projetos, Editora Atlas; 5a edição, 2018. CASPERSEN, Dana. Mudando o tom da conversa. Editora: Sextante, 2016. CAVALCANTI, M. F. & MARTINELLI, D. P. Negociando a partir de um conflito: uma proposta prática, Set/97, Ribeirão Preto (SP). FILARDI. Fernando. Negociação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2014. Roger Fisher, William Ury and Bruce Patton. Como Chegar ao Sim, Editora: Imago, 2005. ROSENBERG, Marshall. Amo você sendo quem eu sou. São Paulo: Palas Athena, 2020. ROSENBERG, Marshall. Vivendo a CNV. Como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. ROSENBERG, Marshall. Comunicação Não Violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora, 2006. ROSENBERG, Marshall. Juntos podemos resolver essa briga. São Paulo: Palas Athena, 2020. ROSENBERG, Marshall. O Surpreendente propósito da Raiva. São Paulo: Agora, 2019. Roy J. Lewicki, Bruce Barry, and David M. Saunders. Fundamentos da Negociação, 2.a. edição. Bookman (FN), 2002. SIEDEL, George. Negociação rumo ao sucesso. Estratégias e Habilidade Essenciais. Universidade de Michigan. 2014. STEINMAN, Dan et all. Customer Success. Como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes. São Paulo: Autêntica Business, 2018. URY, William. Como Chegar ao Sim: Como negociar acordos sem fazer concessões. Ed.Rev. e atual. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. URY, William. Como Chegar ao Sim com você mesmo: O primeiro passo em qualquer negociação difícil. Ed.Rev. e atual. Rio de Janeiro: Sextante, 2015. WEISS, Jeff. Negociações Eficazes. Harvard Business Review. Tome a iniciativa. Gerencie Conflitos. Chegue ao sim. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. WHEATHEY. Margareth. Liderança em Tempos de Incerteza. A Descoberta de um novo caminho. São Paulo: Cutrix, 2006. |
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Carga Horária: |
66 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Gilberto Tadeu Shinyashiki Ingrid Freire Haas Janaina de Moura Engracia Giraldi Mateus Cecilio Gerolamo Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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