133077 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Psicologia no nível primário - I |
Período da turma: | 06/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | Objetivo: favorecer a integração do residente ao serviço de atenção primária; capacitar para ações interprofissionais em saúde; capacitar o residente
para ações de educação em saúde; oferecer subsídios para a prática psicológica na atenção primária em saúde. Conteúdo Programático: Educação para a saúde na comunidade, orientação, apoio e suporte psicológico breve; Visita domiciliar; Grupos de prevenção primária. Referências bibliográficas: BUSS, P. M. Uma introdução ao Conceito de Promoção de Saúde In.: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. Capítulo 1, p. 15-38. CABALLO, V. E. O Treinamento em Habilidades Sociais. In.: ______Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 1999. Capítulo 18, p. 361-398. CABALLO, V. E. Manual para o tratamento cognitivo-comportamental dos transtornos psicológicos. São Paulo: Santos, 2003. CZERESNIA, D. O Conceito de Saúde e a Diferença entre Prevenção e Promoção. In.: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.Capítulo 2, p. 39-53. DUNCAN, B. B. et al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2004. GORAYEB, R.; BORGES, C. D.; MORAIS, O. C. Psicologia na Atenção Primária: Ações e Reflexões em Programa de Aprimoramento Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n.3, p. 674-685, 2012. MINTO, E. C.; PEDRO, C. P.; NETTO, J. R. C.; BUGLIANI, M. A. P.; GORAYEB, R. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo, v.11, n.3, p.561-568, 2006. SANTOS, L. M. et al Grupos de Promoção à Saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Revista de Saúde Pública, v. 40, n.2, p. 346-52, 2006. SILVA JUNIOR, J. B. et al. Doenças e Agravos Não-transmissíveis: Bases Epidemiológicas. In.: ROUQUAYROL, N. A. F. Epidemiologia e saúde. 6a edição. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. Capítulo 10, p.289-311. SILVA, R. C. Por que trabalhar com grupos para a promoção de saúde e cidadania. In.: ______ Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. Capítulo 3, p. 41-63. ______. Organização de grupos. In.: ______ Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. Capítulo 5, p. 83-99. SPINK, M. J. Psicologia em diálogo com o SUS. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. Metodologia Método de ensino: imersão em serviço, discussão de casos; planejamento e condução de ações educativas coletivas; participação em reuniões de equipe. |
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Carga Horária: |
1036 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Cláudia Maria Gaspardo Renata Tamiê Nakao |
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