133069 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível terciário - I |
Período da turma: | 06/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | Objetivos: Capacitar o profissional para atuar na alta complexidade, em ações diagnósticas e de reabilitação. Os ambientes de prática são
ambulatórios, enfermarias e maternidades. As alterações/ situações que o profissional deverá prestar assistência são: cirurgia bucomaxilofacial, alteração de deglutição e sucção em neonatos, triagem auditiva neonatal, alteração de audição (em crianças de até três anos de idade, em pacientes com afecções associadas e em casos de perdas unilaterais). As ações de promoção de saúde e prevenção, bem como orientações a familiares e cuidados são presentes. A atuação será em equipe multiprofissional. Conteúdo Programático: Disfagia em neonatos. Cirurgia bucomaxilofacial. Triagem auditiva neonatal. Referências bibliográficas ALVARENGA, K.F.; CORTELETTI, L.C.B.J. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São Paulo: Pulso, 2006. PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central (manual de avaliação). São Paulo: Lovise, 2011. SCHOCHAT, E. (org.) Processamento auditivo, São Paulo: Lovise, 1996. MUSIEK, F.E.; CHERMAK, G.D. Handbook of Central Auditory Processing Disorder Volume 1: Auditory Neuroscience and Diagnosis. San Diego: Plural; 2013. ALVARENGA, K. F., CÓSER, P.L. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2018. MARCHESAN, I. Q.; SILVA, H. J.; TOMÉ, M. C. (orgs.).Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1a ed. São Paulo: Roca, 2014. SILVA, H.J.; TESSITORE, A., MOTTA, A.R. et al. Tratado de Motricidade Orofacial. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial. 2019. ROTTA, N.T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R.S. Transtornos da Aprendizagem ¿ abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2a ed. Artmed. Porto Alegre, 2016. SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L. Transtornos de Linguagem Escrita Teoria e Pratica. Ed. Manole, 2a edição. 2016. Metodologia Método de ensino: imersão em serviço, discussão de casos, planejamento e condução de intervenções terapêuticas e de promoção de saúde, participação em reuniões de equipe, supervisão em serviço, leitura de textos, vídeos e produção de sínteses. Sistema de avaliação: Serão avaliadas áreas do conhecimento, organização de ideias, justificação de opiniões, capacidade de síntese e clareza de expressão nos domínios cognitivos (conhecimentos), atitudinais (participação ¿ relações interpessoais), psicomotor, assim como assiduidade e trabalho em equipe. Formulário de avaliação global do residente no ambiente de trabalho (formativa) e autoavaliação. Recuperação: identificação de estratégias para resolução de dificuldades identificadas na avaliação. |
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Carga Horária: |
346 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Humberto de Oliveira Simões Letícia Marques Castro Tostes Liciane Pinelli Valarelli Lilian Neto Aguiar Ricz Luciana Vitaliano Voi Trawitzki Patrícia Aparecida Zuanetti Rayanna Monise Barreto dos Santos Telma Kioko Takeshita Monaretti |
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