Atividade

133068 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível secundário - II

Período da turma: 01/03/2026 a 28/02/2027

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Descrição: Objetivos: Oportunizar ao residente do segundo ano outros serviços e demandas de média complexidade, em nível ambulatorial. As alterações/
situações que o profissional deverá prestar assistência são: deficiência auditiva e transtornos do processamento auditivo, transtornos de aprendizagem.
As ações de promoção de saúde e prevenção, bem como orientações a familiares e cuidados são presentes. A atuação será em equipe
multiprofissional. Conteúdo Programático: Audiologia clínica em crianças e adultos (mascaramento e medidas de imitância acústica). Processamento
auditivo. Transtornos do neurodesenvolvimento (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, deficiência intelectual, transtorno específico de
aprendizagem). Referências bibliográficas ALVARENGA, K.F.; CORTELETTI, L.C.B.J. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São
Paulo: Pulso, 2006. PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central (manual de avaliação). São Paulo: Lovise, 2011. SCHOCHAT, E.
(org.) Processamento auditivo, São Paulo: Lovise, 1996. MUSIEK, F.E.; CHERMAK, G.D. Handbook of Central Auditory Processing Disorder Volume 1:
Auditory Neuroscience and Diagnosis. San Diego: Plural; 2013. ALVARENGA, K. F., CÓSER, P.L. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas.
São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca,
2004. 1076p. LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2018. MARCHESAN, I. Q.; SILVA, H. J.; TOMÉ, M. C.
(orgs.).Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1a ed. São Paulo: Roca, 2014. SILVA, H.J.; TESSITORE, A., MOTTA, A.R. et al. Tratado de
Motricidade Orofacial. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial. 2019. ROTTA, N.T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R.S. Transtornos da Aprendizagem ¿
abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2a ed. Artmed. Porto Alegre, 2016. SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L. Transtornos de Linguagem Escrita
Teoria e Pratica. Ed. Manole, 2a edição. 2016.
Metodologia
Método de ensino: imersão em serviço, discussão de casos, planejamento e condução de intervenções terapêuticas e de promoção de saúde,
participação em reuniões de equipe, supervisão em serviço. Sistema de avaliação: portfólio individual semanal com feedback (formativa), formulário de
avaliação global do residente no ambiente de trabalho (formativa) e autoavaliação. Recuperação: identificação de estratégias para resolução de
dificuldades identificadas na avaliação.

Carga Horária:

300 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Andréia Romeu Faria
Fernanda Rocha Bó
Humberto de Oliveira Simões
Lilian Neto Aguiar Ricz
Patrícia Aparecida Zuanetti
Rachel de Aguiar Cassiani
Tatiane Cristina Gonçalves


 
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