Atividade

133066 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível primário - II

Período da turma: 01/03/2026 a 28/02/2027

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Descrição: Objetivos: Atuar no matriciamento das equipes de saúde, fortalecendo os profissionais das equipes mínimas para lidar com as demandas de
comunicação e das funções orofaciais da população. Levar o residente a participar, colaborativamente, do desenvolvimento de Projetos Terapêuticos
Singulares (PTS). Oportunizar experiência de atendimento compartilhado com a equipe de saúde da família. Atuar em ações de educação permanente
para os profissionais da saúde e da educação a respeito dos diversos distúrbios da comunicação. Levar o residente a planejar ações individuais e
coletivas e definir condutas a partir dos achados de suas avaliações da comunicação e das funções orofaciais. Contribuir para a percepção da
importância do trabalho multiprofissional e intersetorial na atenção à Saúde. Conteúdo Programático: Matriciamento. Núcleo Ampliado de Saúde da
Família e Atenção Básica. Projeto Terapêutico Singular. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Educação interprofissional e
Intersetorialidade. Referências bibliográficas: ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia Preventiva. Ed. Lovise, 1996. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.;
LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em
Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116.
SIMÃO, A. L. F.; CHUN, R. Y. S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I. Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I. C. D.;
ZORZI, J. L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.;
PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. CONSELHO FEDERAL DE
FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia nas Redes de Atenção Edição Revisada e Ampliada, 2021.
Metodologia
Método de ensino: imersão em serviço, discussão de casos, elaboração de Projeto Terapêutico Singular, planejamento e condução de ações de
avaliação, tratamento, prevenção e promoção de saúde. Sistema de avaliação: portfólio individual semanal com feedback (formativa), formulário de
avaliação global do residente no ambiente de trabalho (formativa) e autoavaliação. Recuperação: identificação de estratégias para resolução de
dificuldades identificadas na avaliação.

Carga Horária:

900 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Alina Sanches Gonçales
Jany Mary Pila dos Santos
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki


 
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