133066 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível primário - II |
Período da turma: | 01/03/2026 a 28/02/2027
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Descrição: | Objetivos: Atuar no matriciamento das equipes de saúde, fortalecendo os profissionais das equipes mínimas para lidar com as demandas de
comunicação e das funções orofaciais da população. Levar o residente a participar, colaborativamente, do desenvolvimento de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS). Oportunizar experiência de atendimento compartilhado com a equipe de saúde da família. Atuar em ações de educação permanente para os profissionais da saúde e da educação a respeito dos diversos distúrbios da comunicação. Levar o residente a planejar ações individuais e coletivas e definir condutas a partir dos achados de suas avaliações da comunicação e das funções orofaciais. Contribuir para a percepção da importância do trabalho multiprofissional e intersetorial na atenção à Saúde. Conteúdo Programático: Matriciamento. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Projeto Terapêutico Singular. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Educação interprofissional e Intersetorialidade. Referências bibliográficas: ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia Preventiva. Ed. Lovise, 1996. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116. SIMÃO, A. L. F.; CHUN, R. Y. S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I. Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I. C. D.; ZORZI, J. L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.; PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia nas Redes de Atenção Edição Revisada e Ampliada, 2021. Metodologia Método de ensino: imersão em serviço, discussão de casos, elaboração de Projeto Terapêutico Singular, planejamento e condução de ações de avaliação, tratamento, prevenção e promoção de saúde. Sistema de avaliação: portfólio individual semanal com feedback (formativa), formulário de avaliação global do residente no ambiente de trabalho (formativa) e autoavaliação. Recuperação: identificação de estratégias para resolução de dificuldades identificadas na avaliação. |
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Carga Horária: |
900 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Alina Sanches Gonçales Jany Mary Pila dos Santos Luciana Vitaliano Voi Trawitzki |
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