133065 - RMAISRP - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível primário - I |
Período da turma: | 06/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | Objetivos: Oferecer subsídios para a prática fonoaudiológica na atenção primária em saúde. Integrar o residente a uma equipe de saúde da família,
após reconhecimento do território e dos seus determinantes sociais de saúde. Levar o residente a identificar fatores de risco para os distúrbios da comunicação e funções orofaciais no território. Oportunizar experiências de planejamento de ações coletivas com a comunidade , como grupos de gestantes e idosos. Oportunizar experiências de visitas domiciliares para elencar fatores ambientais e familiares que possam gerar alterações na comunicação humana. Instrumentalizar o residente para atuar no rastreamento de problemas no âmbito da comunicação durante ações do Programa Saúde na Escola. Contribuir para a percepção da importância do trabalho multiprofissional intersetorial na atenção à Saúde. Levar o residente a compreender a oferta de serviços fonoaudiológicos no município de Ribeirão Preto Conteúdo Programático: Política Nacional de Atenção Básica. Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Educação em saúde e Educação na Saúde. Ferramentas para rastreamento dos problemas de comunicação. Programa Saúde na Escola. Referências bibliográficas: ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia Preventiva. Ed. Lovise, 1996. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116. SIMÃO, A. L. F.; CHUN, R. Y. S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I. Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I. C. D.; ZORZI, J. L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.; PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia nas Redes de Atenção Edição Revisada e Ampliada, 2021 Metodologia Método de Ensino : imersão em serviço, discussão de casos; planejamento e condução de ações educativas coletivas; participação em reuniões de equipe. Sistema de avaliação: portfólio individual semanal com feedback (formativa); formulário para Avaliação global do residente no ambiente de trabalho (formativa); autoavaliação. Recuperação: identificação de estratégias para resolução de dificuldades identificadas na avaliação. |
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Carga Horária: |
1036 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Alina Sanches Gonçales Jany Mary Pila dos Santos Luciana Vitaliano Voi Trawitzki |
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