Atividade

133040 - RMAISRP - Atividades teóricas e teórico-práticas específicas da área profissional de Fonoaudiologia - II

Período da turma: 01/03/2026 a 28/02/2027

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Descrição: Objetivos: Aprofundar o conhecimento dos residentes sobre a Fonoaudiologia nas Redes de Atenção e sobre as práticas coletivas de educação em saúde e de favorecimento de habilidades comunicativas. Aprofundar o conhecimento sobre eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. Aprofundar o conhecimento para a atuação nos transtornos de aprendizagem e de comportamento (ex: transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de ansiedade, transtorno específico de aprendizagem, dentre outros). Aprofundar o conhecimento do residente sobre a atuação nas lesões malignas de laringe (laringectomias parciais e total). Aprofundar o conhecimento do residente para atuação em casos de traumas de face, deformidades craniofaciais e paralisia facial periférica. Conteúdo programático: Fonoaudiologia na Rede de Atenção. Educação em Saúde. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. Lesões malignas da laringe. Distúrbios de aprendizagem. Traumas de face, deformidades faciais e paralisia facial.

Referências:
BRASOLOTTO, A.G.; REHDER, M. I. Diagnóstico Vocal Fonoaudiológico. In: Rehder MI; Branco A. (Org.). Disfonia e Disfagia: interface, atualização e prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2010, v. , p. 1-37.
FREEMAN, M.; FAWCUS M. Distúrbios da voz e seu tratamento. 3aed. São Paulo: Santos, 2004.
PINHO, S.M.R., TSUJI, D.H.; BOHADANA, S.C. (org.) Fundamentos em laringologia e voz. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. PINHO, S. ;PONTES, P. Série Desvendando os segredos da voz. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Volume 1. Rio de Janeiro: Revintes, 2008.
FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p.
FELÍCIO C.M.; TRAWITZKI L.V.V. (orgs). Interfaces da Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia no Complexo Cérvico-Craniofacial. V.1. Barueri: Pró-Fono, 2009. 360p.
LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2018.
MARCHESAN, I. Q.; SILVA, H. J.; TOMÉ, M. C. (orgs.).Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1a ed. São Paulo: Roca, 2014. SILVA, H.J.; TESSITORE, A., MOTTA, A.R. et al. Tratado de Motricidade Orofacial. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial. 2019
VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.; PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000.
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia nas Redes de Atenção Edição Revisada e Ampliada, 2021 MUSIEK, F.E.; RINTELMANN, W.F. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. São Paulo: Manole, 2001.
RUSSO, I.C.P.; SANTOS, T.M.M. A prática de audiologia clínica.4a ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2011.
MUSIEK, F.E.; CHERMAK, G.D. Handbook of Central Auditory Processing Disorder Volume 1: Auditory Neuroscience and Diagnosis. San Diego:Plural; 2013.
CHERMAK GD, MUSIEK FE. Handbook of Central Auditory Processing Disorder Volume 2: Comprehensive Intervention. San Diego: Plural; 2013.
ALVARENGA, K. F., CÓSER, P.L. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008.
BOÉCHAT, E.M. et al. Tratado de Audiologia Clínica 2a Edição Ed Guanabara Koogan, 2015.
MENEZES, P.; ANDRADE, K.; FRIZZO, A.C.F.; CARNAÚBA, A.; LINS, O. (org.). Tratado de Eletrofisiologia para a Audiologia. Ribeirão Preto: BookToy; 2018.

Método de Ensino: Opta-se pela utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com aulas expositivo-dialogadas, trabalho em grupos, discussão de casos clínicos; discussão de artigos indexados nos últimos 5 anos; leitura de textos, vídeos e produção de sínteses. Sistema de Avaliação: A avaliação da aprendizagem será auferida por meio da entrega de resenhas e apresentações de artigos científicos de maneira crítica e fazendo relação com a prática clínica, ou por prova teórico-prática, escrita ou oral ou ainda casos clínicos. A avaliação será complementada pelo comportamento crítico do profissional que ocorrerá por meio da análise da participação nas aulas expositivas. Recuperação: O residente deverá realizar uma prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada.

Carga Horária:

288 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Humberto de Oliveira Simões
Letícia Marques Castro Tostes
Lilian Neto Aguiar Ricz
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
Patrícia Aparecida Zuanetti
Telma Kioko Takeshita Monaretti


 
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