133039 - RMAISRP - Atividades teóricas e teórico-práticas específicas da área profissional de Fonoaudiologia - I |
Período da turma: | 06/03/2025 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Propiciar a reflexão da prática profissional na Atenção Primária em Saúde; Aprofundar o conhecimento sobre a Fonoaudiologia inseridas nas
Políticas Públicas, especificamente na Atenção Básica. Propiciar a reflexão da prática profissional e atualização em audiologia clínica e processamento auditivo. Propiciar a reflexão da prática profissional e atualização em linguagem infantil, tanto no que se refere à avaliação fonoaudiológica e diagnóstico diferencial, quanto à reabilitação. Aprofundar o conhecimento do residente sobre os distúrbios da Motricidade Orofacial, na avaliação e na reabilitação miofuncional orofacial, com ênfase no atendimento multiprofissional. Aprofundar o conhecimento do residente sobre e voz, particularmente no que se refere à anatomia e fisiologia da laringe, avaliação perceptiva-auditiva e acústica da voz, métodos e técnicas de reabilitação vocal. Aprofundar o conhecimento do residente sobre a avaliação funcional da deglutição e fonação alaríngea. Conteúdo Programático: Fonoaudiologia no SUS: sua evolução e campos de atuação. Fonoaudiologia inserida na rede de atenção à saúde no Brasil. Características da Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Audiologia clínica em crianças e adultos. Mascaramento na audiologia clínica. Medidas de imitância acústica na avaliação audiológica básica. Avaliação comportamental e reabilitação do processamento auditivo. Desenvolvimento normal da linguagem infantil. Diagnóstico diferencial dos distúrbios de linguagem. Avaliação e Intervenção terapêutica. Funções de sucção, deglutição e mastigação; distúrbios respiratórios do sono, distúrbio sensório motor oral. Anatomia e Fisiologia da produção vocal; Conceito de voz normal e classificação das disfonias; Avaliação perceptivo-auditiva da voz ; Análise acústica da voz; Disfonias funcionais, organofuncionais e orgânicas; Treinamento vocal: métodos, técnicas, sequência e exercícios fonoaudiológicos para a reabilitação da voz Saúde vocal. Referências: CAMPOS, C.A.H.; COSTO, H.O.O. et al. Tratado de Otorrinolaringologia. Roca, 2003. BEHALAU, M.(org.) Voz: O livro do especialista. Vol.2. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. DEVITIS, R.A.; BARROS, A.P.B. - Métodos de Avaliação e Diagnóstico de Laringe e Voz. SãoPaulo, Lovise, 2002. FERREIRA, L.P.; BEFI- LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. FELÍCIO C.M.; TRAWITZKI L.V.V. (orgs). Interfaces da Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia no Complexo Cérvico-Craniofacial. V.1. Barueri: Pró-Fono, 2009. 360p. LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2018. MARCHESAN, I. Q.; SILVA, H. J.; TOMÉ, M. C. (orgs.).Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1a ed. São Paulo: Roca, 2014. SILVA, H.J.; TESSITORE, A., MOTTA, A.R. et al. Tratado de Motricidade Orofacial. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial. 2019 PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia nas Redes de Atenção Edição Revisada e Ampliada, 2021 ALVARENGA, K.F.; CORTELETTI, L.C.B.J. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São Paulo: Pulso, 2006. BESS, F.H.; HUMES, L.E. Fundamentos de Audiologia. 2a ed. Artmed, 1998. RUSSO, I.C.P.; SANTOS, T.M.M. A prática de audiologia clínica.4a ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2011. Metodologia Método de Ensino: Opta-se pela utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com aulas expositivo-dialogadas, trabalho em grupos, discussão de casos clínicos; discussão de artigos indexados nos últimos 5 anos; leitura de textos, vídeos e produção de sínteses. Sistema de Avaliação: A avaliação da aprendizagem será auferida por meio da entrega de resenhas e apresentações de artigos científicos de maneira crítica e fazendo relação com a prática clínica, ou por prova teórico-prática, escrita ou oral ou ainda casos clínicos. A avaliação será complementada pelo comportamento crítico do profissional que ocorrerá por meio da análise da participação nas aulas expositivas. Recuperação: O residente deverá realizar uma prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada. |
||||
Carga Horária: |
288 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Humberto de Oliveira Simões Letícia Marques Castro Tostes Lilian Neto Aguiar Ricz Luciana Vitaliano Voi Trawitzki Patrícia Aparecida Zuanetti Telma Kioko Takeshita Monaretti |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |