133034 - RMAISRP - Atividades teóricas e teórico-práticas específicas da área profissional de Educação Física - II |
Período da turma: | 01/03/2026 a 28/02/2027
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Descrição: | Objetivos: Apresentar e discutir aspectos relacionados à atividade física, Saúde Coletiva e condições especiais de saúde; Explorar possibilidades para a produção de conhecimento e intervenção profissional; Contribuir para que a Educação Física atue de forma adequada frente às mudanças e desafios da sociedade e suas repercussões no processo saúde-doença, tendo como prioridade o coletivo.
Conteúdo Programático: Políticas Públicas em Atividade Física e Saúde. Motivação e Barreiras para adesão à atividade física. Percepção do ambiente e atividade física. Impacto de programas de atividades físicas no SUS. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Atuação interprofissional na Promoção da Saúde. Práticas corporais e atividades físicas na prevenção e controle de condições especiais de saúde(Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Obesidade, Osteopenia e Osteoporose, Neoplasias,covid-19, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras). Fisiopatologia das condições especiais de saúde; Adaptação ao treinamento físico em condições especiais de saúde; Controle de carga e aplicação dos princípios do treinamento esportivo em pacientes com condições especiais de saúde. Cinesiologia aplicada ao treinamento físico em condições osteomusculares. Nutrição aplicada ao exercício físico no cuidado nos níveis primário, secundário e terciário. Pedagogia do Esporte e Didática em Educação Física. Atividades físicas nos ciclos da vida: infância, adolescência, adultos e pessoas idosas. Método de ensino: Opta-se pela utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nas aulas teóricas serão utilizadas estratégias como: situações simuladas que reproduzem ouse assemelham à situação real, estudos de caso, confronto com situações da prática, seminários, dinâmicas em grupo, painel integrado (leitura de textos) e resenha. Referências bibliográficas: BARBANTI, B.J. Teoria e prática do Treinamento Esportivo. 2a ed. Editora Edgard Blucher, 1997. BAECHLE, T. R.; EARLE, R. W. Fundamentos do treinamento de força e do condicionamento. 3a ed. Editora Manole, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, 2005. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. ¿ 2. ed. ¿ Brasília : ministério da saúde, 2014. CAMERON, L. C., MACHADO,M. Tópicos avançados em bioquímica do exercício. Shape, 2004. CARVALHO, F. F. B.;GUERRA, P. H.; LOCH, M. R. Potencialidades e desafios das práticas corporais e atividades físicas no cuidado e promoção da saúde. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-19, 2020.CROCHEMORE-SILVA, I., et al. Promoção de atividade física e as políticas públicas nocombate às desigualdades: reflexões a partir da Lei dos Cuidados Inversos e Hipótese da Equidade Inversa. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 6, p. 1 ¿ 10, 2020. DING, D., et al. Theeconomic burden of physical inactivity: a global analysis of major non-communicable diseases.The Lancet, v. 388, p. 1311-24, 2016. DOLINSKY, M. Recomendações nutricionais e prevençãode doenças. Ed. Roca, 2012. GAW, A.; MURPHY, M. J.; SRIVASTAVA, R.; COWAN, R. A.;O¿REILLY, D. St. Bioquímica Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 525p, 2013. HAMILL, J.;KNUTZEN, K.M. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. Manole, 2005. HOLLMAN, W., and HETTINGER, T. Medicina do esporte: fundamentos anatômico-fisiológicos para a prática esportiva. Ed.4, Manole, Barueri, 2005. JONES, R.L. (2006). The Sports Coach as Educator.London: Routledge. 185p. LEE, I, et al. Impact of Physical Inactivity on the World¿s Major Non-Communicable Diseases. The Lancet, v. 380, n. 9838, p. 219 ¿ 229, 2012. LIEBERMAN, M.;PEET, A. Marks¿ Basic Medical Biochemistry: A Clinical Approach. Philadelphia: Wolters Kluwer, 1830 p, 2023. LIMA, C. S.; Pinto, R. S. Cinesiologia e Musculação. Porto Alegre: Artmed, 2006. LIPPERT, L.S. Cinesiologia clínica e anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). Pedagogia dos Esportes. Papirus, 1999.NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1220p, 2014. PALMA, A; RODRIGUES, P.; REIS, E. C. Práticas Corporais e Atividades Físicas: saúde e sociedade. Curitiba: Editora CRV, 2021. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDASPARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional ¿ Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: Brasília: PNUD, 2017.RODRIGUES, P.; CARDOSO, E.; PALMA, A. Obesidade: saúde e sociedade. Curitiba: Editora CRV, 2019. SILVA, P. S. C. Profissional de Educação Física no SUS: atuação com ciência e evidência. Curitiba: Editora CRV, 2021. SOBRINHO, A C S ; RODRIGUES, G. S. ; ALMEIDA,M. L. ; LIMA, J. G. R. ; SILVA, S. ; Bueno Jr., C.R. . Obesidade e aspectos relacionados à saúde em idosos (acima de 65 anos). In: Barbara de Moura Antunes; Fabrício Eduardo Rossi; Fábio Santos de Lira. (Org.). Obesidade: guia prático do diagnóstico à prescrição do exercício físico. 1ed. São Paulo: Clube de Autores, 2020, v. , p. 174-192. |
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Carga Horária: |
288 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Ana Carolina Zanetti Átila Alexandre Trapé Camila de Moraes Carlos Roberto Bueno Júnior Cristiano Roque Antunes Barreira Ellen Cristini de Freitas Enrico Fuini Puggina Hugo Tourinho Filho Júlia Cunha Santos Oliveira Leonardo Coelho Rabello de Lima Marcelo Papoti Matheus Machado Gomes Renato Francisco Rodrigues Marques Tiago Rezende Figueira |
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