Atividade

133031 - RMAISRP - Atividades teóricas e teórico-práticas comuns para residentes multiprofissionais - I

Período da turma: 06/03/2025 a 28/02/2026

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Descrição: Objetivos: Abordar as políticas de saúde no Brasil e no mundo com apoio em seus modelos assistenciais. Discutir a Política Nacional de Humanização, suas diretrizes e dispositivos e relacioná-los aos princípios éticos no cuidado em saúde. Discutir a Organização dos serviços de saúde no SUS, com foco nas Redes de atenção à Saúde e intersetorialidade. Abordar os aspectos relacionados à atuação de equipes na Atenção Primária, especialmente o trabalho interprofissional na ESF. Discutir o tema da atenção em saúde a populações em situação de vulnerabilidade social e psicológica. Discutir e analisar instrumentos que permitam incorporar o planejamento e avaliação em saúde com foco no tratamento de dados em saúde para a tomada de decisão no cotidiano das ações de saúde. Discutir a atenção à Saúde nos diferentes ciclos da vida e nos diferentes níveis de atenção à saúde, relacionando-os com as relações sociais e com a comunidade. Introduzir o tema da Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis na realidade brasileira e no mundo. Desenvolver competências que permitam uma prática assistencial pautada nos princípios da cidadania, no reconhecimento da autonomia dos usuários, na interação com a população e com a equipe de saúde, na busca de soluções para os problemas identificados e no envolvimento com os resultados da assistência. Dar subsídios aos residentes para a elaboração de projeto de pesquisa em saúde. Ampliar estratégias de acesso e cuidado em saúde no SUS por meio das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação e estratégia telessaúde de acordo com as especificidades de cada área profissional.

Conteúdo programático: Políticas de Saúde no Brasil e no mundo; Humanização e princípios éticos em saúde; Organização dos serviços de saúde e intersetorialidade; Fundamentos e práticas do trabalho multiprofissional; Ciclo vital e as relações sociais; Epidemiologia das doenças crônicas e seus agravos; Vulnerabilidade social e psicológica; Prevenção Primária, Secundária e Terciária de doenças e promoção de saúde; Tratamento de informação em saúde; Delineamento, normas e Ética em pesquisa em saúde; Telessaúde; Saúde Digital.

Metodologia: Opta-se pela utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com aulas expositivo-dialogadas, trabalho em grupos, situações simuladas que reproduzem ou se assemelham à situação real, debates, estudos de caso, confronto com situações da prática, seminários, dinâmicas em grupo, leitura de textos, vídeos e produção de sínteses. Avaliação: Os residentes serão avaliados por meio da compreensão do conteúdo teórico com avaliações periódicas discursivas e/ou objetivas. Em que serão avaliadas áreas do conhecimento, organização de ideias, justificação de opiniões, capacidade de síntese e clareza de expressão nos domínios cognitivos (conhecimentos), atitudinais (participação - relações interpessoais), psicomotor (qualidade dos trabalhos realizados) assim como assiduidade e trabalho em equipe. Recuperação: O residente deverá elaborar trabalho escrito sobre a temática em que obtiver desempenho insatisfatório.

Referências:
BUSS, PM e PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007.
PAULON, Simone Mainieri; ROMAGNOLI, Roberta. Quando a vulnerabilidade se faz potência. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 22, n. 3, dec. 2018. ISSN 1981-8076.
CASTRO, A.; MIGUEL, M. SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo: Hucitec/OPAS, 2006.
MERHY, E. E. et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec, 2003.
PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.) Os sentidos da integralidade e o cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IMS: ABRASCO, 2001.
TEIXEIRA, C. F.; SOLLA, J. P. Modelo de atenção à saúde: promoção, vigilância e saúde da família. Salvador: Edufba, 2006.
VASCONCELOS, E. M. et.al. Educação popular e a atenção à saúde da família. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 2001. COSTA, M. V. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface: Comunicação Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 197-198, 2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 256 p.: il. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos HumanizaSUS ; v. 2) MENDES, E.V. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549p.

Carga Horária:

288 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 21
 
Ministrantes: Aline Cristiane Cavicchioli Okido
Amaury Lelis Dal Fabbro
Ana Carolina Fragoso Motta
Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
Átila Alexandre Trapé
Camila de Moraes
Cinira Magali Fortuna
Cláudia Maria Gaspardo
Elaine Cristina Minto
Eliana Redigolo
Igor Henrique Teixeira Fumagalli
Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero
Juliana Stefanello-Marinho
Lilian Neto Aguiar Ricz
Luana Pinho de Mesquita Lago
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
Luciano de Paula Loyola Netto
Renata Tamiê Nakao
Rute Aparecida Casas Garcia
Silvia Matumoto
Soraya Fernandes Mestriner
Tauani Zampieri Fermino
Vânia dos Santos
Wilson Mestriner Junior


 
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