133030 - RMAISRP - Atividades práticas de habilidades profissionais comuns para residentes multiprofissionais - II |
Período da turma: | 01/03/2026 a 28/02/2027
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Descrição: | Objetivos: No segundo ano da residência, os profissionais deverão: Aprofundar as experiências de planejamento das ações coletivas com a comunidade, com foco na Promoção da Saúde. Intensificar as ações de matriciamento das equipes, a partir de dispositivos como Projeto Terapêutico Singular (PTS), genograma, ecomapa, educação permanente em saúde, atendimento compartilhado, visita domiciliar, reforçando a importância do
trabalho interprofissional e das práticas colaborativas. Manter ações de avaliação psicossocial, cuidado domiciliar, orientação breve, atendimento individual e grupal, com ênfase em doenças crônicas. Conteúdo Programático: Promoção de saúde; Integralidade, Avaliação Multidimensional, Atenção domiciliar, orientação breve, atendimento individual e coletivo; Acolhimento e acolhimento com classificação de risco; Sistema de Regulação; Rede de atenção à Saúde. Projeto Terapêutico Singular, Genograma, Ecomapa, atendimentos compartilhados, Educação Permanente em Saúde. Referências Bibliográficas: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. ¿ Brasília: Ministério da Saúde; 2017. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e saúde. 6a ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. ¿ Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 160 p. : il. ¿ (Série B. Textos Básicos de Saúde) CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. Sistema e-SUS APS: https://sisaps.saude.gov.br/esus/ KLEBA, M. E.; KRAUSER, I. M.; VENDRUSCOLO, C. O planejamento estratégico situacional no ensino da gestão em saúde da família. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 20, n. 1, p. 184-193, Mar. 2011 FRACOLLI. L. A.; ZOBOLI, E. L. P.; GRANJA G. F.; ERMEL, R. C. Conceito e prática da integralidade na Atenção Básica: a percepção das enfermeiras. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(5):1135-41. PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade na atenção e cuidado à saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2001. KUSUMOTA, L.; RODRIGUES, R. A. P.; MARQUES, S.; FABRÍCIO-WEHBE , S. C. C. Avaliação multidimensional do idoso. In: FONSECA, L. M. M.; RODRIGUES, R. A. P.; MISHIMA, S. M. Aprender para cuidar em enfermagem: situações específicas de aprendizagem . Ribeirão Preto: USP/EERP, 2015. Disponível em: www.eerp.usp.br/ebooks/aprenderparacuidar/ BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. ¿ Brasília: Ministério da Saúde; 2017. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 256 p.: il. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos HumanizaSUS ; v. 2) MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013. Método de ensino: Imersão em serviços de saúde, discussão de casos; participação em reuniões de equipe; reflexões sobre a prática clínica. A formação de profissionais e a capacitação de trabalhadores incluirão metodologias de ensino-aprendizagem que privilegiem a integração teórico-prática e que possibilitem um papel reflexivo, dinâmico e o desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem na construção do conhecimento, enquanto participam do processo assistencial em que estão inseridos. Sistema de avaliação: Os residentes serão avaliados pela equipe e preceptores por meio do desempenho nas atividades práticas e com apoio de formulário para Avaliação global do residente no ambiente de trabalho e autoavaliação. |
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Carga Horária: |
576 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 21 | ||||
Ministrantes: |
Aline Cristiane Cavicchioli Okido Aline Inocenti Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro Átila Alexandre Trapé Camila de Moraes Carlos Raphael de Moura Oliveira Cinira Magali Fortuna Cláudia Maria Gaspardo Eduardo Fernando Gonçalves Gláucia Tamburú Braghetto Igor Henrique Teixeira Fumagalli Janice Fernanda de Souza Vitor Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero Juliana Stefanello-Marinho Leandro Dorigan de Macedo Lilian Neto Aguiar Ricz Lívia Modolo Martins Luana Pinho de Mesquita Lago Luciano de Paula Loyola Netto Marcela Stabile da Silva Fukui Nadia Adolfo Pinto Peixoto Raquel de Traqui Renata Tamiê Nakao Silvia Matumoto Soraya Fernandes Mestriner Tauani Zampieri Fermino Tiago Batistella Vânia dos Santos Wilson Mestriner Junior |
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