Atividade

133030 - RMAISRP - Atividades práticas de habilidades profissionais comuns para residentes multiprofissionais - II

Período da turma: 01/03/2026 a 28/02/2027

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Descrição: Objetivos: No segundo ano da residência, os profissionais deverão: Aprofundar as experiências de planejamento das ações coletivas com a comunidade, com foco na Promoção da Saúde. Intensificar as ações de matriciamento das equipes, a partir de dispositivos como Projeto Terapêutico Singular (PTS), genograma, ecomapa, educação permanente em saúde, atendimento compartilhado, visita domiciliar, reforçando a importância do
trabalho interprofissional e das práticas colaborativas. Manter ações de avaliação psicossocial, cuidado domiciliar, orientação breve, atendimento
individual e grupal, com ênfase em doenças crônicas. Conteúdo Programático: Promoção de saúde; Integralidade, Avaliação Multidimensional, Atenção
domiciliar, orientação breve, atendimento individual e coletivo; Acolhimento e acolhimento com classificação de risco; Sistema de Regulação; Rede de
atenção à Saúde. Projeto Terapêutico Singular, Genograma, Ecomapa, atendimentos compartilhados, Educação Permanente em Saúde.
Referências
Bibliográficas: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento
de Atenção Básica. ¿ Brasília: Ministério da Saúde; 2017. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e saúde. 6a ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.
Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. ¿ Brasília : Ministério
da Saúde, 2011. 160 p. : il. ¿ (Série B. Textos Básicos de Saúde) CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de
Janeiro: Fiocruz, 2006. Sistema e-SUS APS: https://sisaps.saude.gov.br/esus/ KLEBA, M. E.; KRAUSER, I. M.; VENDRUSCOLO, C. O planejamento
estratégico situacional no ensino da gestão em saúde da família. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 20, n. 1, p. 184-193, Mar. 2011 FRACOLLI. L. A.; ZOBOLI, E. L. P.; GRANJA G. F.; ERMEL, R. C. Conceito e prática da integralidade na Atenção Básica: a percepção das enfermeiras. Rev Esc
Enferm USP 2011; 45(5):1135-41. PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade na atenção e cuidado à saúde. Rio de Janeiro:
ABRASCO; 2001. KUSUMOTA, L.; RODRIGUES, R. A. P.; MARQUES, S.; FABRÍCIO-WEHBE , S. C. C. Avaliação multidimensional do idoso. In:
FONSECA, L. M. M.; RODRIGUES, R. A. P.; MISHIMA, S. M. Aprender para cuidar em enfermagem: situações específicas de aprendizagem . Ribeirão
Preto: USP/EERP, 2015. Disponível em: www.eerp.usp.br/ebooks/aprenderparacuidar/ BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. ¿ Brasília: Ministério da Saúde; 2017.
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saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação
de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013.

Método de ensino: Imersão em serviços de saúde, discussão de casos; participação em reuniões de equipe; reflexões sobre a prática clínica. A
formação de profissionais e a capacitação de trabalhadores incluirão metodologias de ensino-aprendizagem que privilegiem a integração teórico-prática
e que possibilitem um papel reflexivo, dinâmico e o desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem na construção do conhecimento, enquanto
participam do processo assistencial em que estão inseridos. Sistema de avaliação: Os residentes serão avaliados pela equipe e preceptores por meio
do desempenho nas atividades práticas e com apoio de formulário para Avaliação global do residente no ambiente de trabalho e autoavaliação.

Carga Horária:

576 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 21
 
Ministrantes: Aline Cristiane Cavicchioli Okido
Aline Inocenti
Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
Átila Alexandre Trapé
Camila de Moraes
Carlos Raphael de Moura Oliveira
Cinira Magali Fortuna
Cláudia Maria Gaspardo
Eduardo Fernando Gonçalves
Gláucia Tamburú Braghetto
Igor Henrique Teixeira Fumagalli
Janice Fernanda de Souza Vitor
Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero
Juliana Stefanello-Marinho
Leandro Dorigan de Macedo
Lilian Neto Aguiar Ricz
Lívia Modolo Martins
Luana Pinho de Mesquita Lago
Luciano de Paula Loyola Netto
Marcela Stabile da Silva Fukui
Nadia Adolfo Pinto Peixoto
Raquel de Traqui
Renata Tamiê Nakao
Silvia Matumoto
Soraya Fernandes Mestriner
Tauani Zampieri Fermino
Tiago Batistella
Vânia dos Santos
Wilson Mestriner Junior


 
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