133029 - RMAISRP - Atividades práticas de habilidades profissionais comuns para residentes multiprofissionais - I |
Período da turma: | 06/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | Objetivos: No primeiro ano da residência, os profissionais deverão ser capazes de: Realizar o diagnóstico de saúde de um território, bem como reconhecer a organização dos serviços de saúde no território, município e região. Realizar o diagnóstico de saúde de um território destacando as principais condições contagiosas e crônicas que acometem a população alvo do município utilizando-se dos sistemas de informação em saúde. Realizar o planejamento das ações em saúde a partir do perfil epidemiológico da população do território e dos recursos humanos e estruturais existentes nos serviços de saúde. Realizar ações de avaliação psicossocial, cuidado domiciliar, orientação breve, atendimento individual e grupal, com ênfase em doenças crônicas, e campanhas de saúde com foco na Promoção da Saúde. Realizar acolhimento e compreender o sistema de regulação na rede de atenção à saúde (referência e contrarreferência). Participar de ações em equipe, com foco no trabalho interprofissional e práticas colaborativas.
Conteúdos: Territorialização e Diagnóstico de saúde em um território; Hierarquização dos serviços no município/região. Epidemiologia das principais doenças crônicas e seus agravos; Diagnóstico de Saúde; Sistemas de Informação. Planejamento em saúde; Perfil epidemiológico da população; Recursos humanos em saúde. Serviços de saúde. Integralidade, Avaliação Multidimensional, Atenção domiciliar, orientação breve, atendimento individual e coletivo; Promoção da Saúde. Acolhimento e acolhimento com classificação de risco; Sistema de Regulação; Rede de atenção à Saúde. Projeto Terapêutico Singular, Genograma, Ecomapa, reuniões de equipe, visita domiciliar, atendimentos compartilhados. Bibliografia: BRASIL.Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2017. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e saúde. 6a ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. ¿ Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 160 p. : il. (Série B. Textos Básicos de Saúde) CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. Sistema e-SUS APS: https://sisaps.saude.gov.br/esus/ GIOVANELLA, L. Planejamento estratégico em saúde: uma discussão da abordagem de Mário Testa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 6, n. 2, p. 129-153, June 1990. KLEBA, M. E.; KRAUSER, I. M.; VENDRUSCOLO, C. O planejamento estratégico situacional no ensino da gestão em saúde da família. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 20, n. 1, p. 184-193, Mar. 2011. FRACOLLI, L. A., ZOBOLI, E. L. P.; GRANJA, G. F.; ERMEL, R. C. Conceito e prática da integralidade na Atenção Básica: a percepção das enfermeiras. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(5):1135-41. PINHEIRO R.; MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade na atenção e cuidado à saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2001. KUSUMOTA, L.; RODRIGUES, R. A. P.; MARQUES, S.; FABRÍCIO-WEHBE, S. C. C. Avaliação multidimensional do idoso. In: FONSECA, L. M. M.; RODRIGUES, R. A. P.; MISHIMA, S. M. Aprender para cuidar em enfermagem: situações específicas de aprendizagem. Ribeirão Preto: USP/EERP, 2015. Disponível em: www.eerp.usp.br/ebooks/aprenderparacuidar/ PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013. Método de ensino: Imersão em serviços de saúde, discussão de casos; participação em reuniões de equipe; reflexões sobre a prática clínica. A formação de profissionais e a capacitação de trabalhadores incluirão metodologias de ensino-aprendizagem que privilegiem a integração teórico-prática e que possibilitem um papel reflexivo, dinâmico e o desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem na construção do conhecimento, enquanto participam do processo assistencial em que estão inseridos. Sistema de avaliação: Os residentes serão avaliados pela equipe e preceptores por meio do desempenho nas atividades práticas e com apoio de formulário para Avaliação global do residente no ambiente de trabalho e autoavaliação. |
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Carga Horária: |
576 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 21 | ||||
Ministrantes: |
Aline Cristiane Cavicchioli Okido Aline Inocenti Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro Átila Alexandre Trapé Camila de Moraes Carlos Raphael de Moura Oliveira Cinira Magali Fortuna Cláudia Maria Gaspardo Eduardo Fernando Gonçalves Gláucia Tamburú Braghetto Igor Henrique Teixeira Fumagalli Janice Fernanda de Souza Vitor Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero Juliana Stefanello-Marinho Leandro Dorigan de Macedo Lilian Neto Aguiar Ricz Lívia Modolo Martins Luana Pinho de Mesquita Lago Luciano de Paula Loyola Netto Marcela Stabile da Silva Fukui Nadia Adolfo Pinto Peixoto Raquel de Traqui Renata Tamiê Nakao Silvia Matumoto Soraya Fernandes Mestriner Tauani Zampieri Fermino Tiago Batistella Vânia dos Santos Wilson Mestriner Junior |
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