132977 - Escola e desigualdade social |
Data da turma: | 11/11/2025
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Descrição: | 8. Dia 11/11/2025
Escola e desigualdade social Professores convidados: Prof. Dr. Felipe Tarábola (FEUSP) e Profa. Dra. Vera Placco (PUCSP) Mediadora: Profa. Dra. Idméa Semeghini-Siqueira (FEUSP) Ementa A fragmentação disciplinar e as desigualdades de renda são temas recorrentes no terreno da Educação. Para enfrentar tais problemas, a Educação Integral assenhorou-se do discurso, mas não das ações. Ao tratar de uma escola em tempo integral, é fundamental redimensionar os espaços e os tempos da escola. A aula é um espaço nobre, deve ser valorizado, mas a escola não pode ser apenas um espaço de aulas. Espaços maiores, como os dos projetos ou os dedicados a atividades culturais, são fundamentais, sendo fruídos frequentemente com a participação da família. Também são importantes espaços menores, como os associados a atividades de mediação de conflitos de interesse, como são os de tutoria / orientação. Tais espaços precisam ser especialmente valorizados, particularmente na definição de temas constitutivos dos projetos de vida dos alunos. A vivência e a convivência nesses espaços ampliados de integração disciplinar e social conduzem naturalmente ao aumento do espectro de perfis dos alunos em formação, o que torna necessária uma elaboração mais profunda e fecunda entre os pares Igualdade/Diferença e Igualdade/Desigualdade. Afinal, nem toda desigualdade deve ser socialmente combatida, mas sim as que conduzem à iniquidade econômica, que é cruel. Dentre elas a constatação de que 50% dos atuais jovens brasileiros de 15 anos não são leitores proficientes, têm dificuldades para compreender um texto simples, de acordo com dados do último PISA, requer providências urgentes. Esses jovens serão abandonados? Repensar o papel da família e o envolvimento da escola, das bibliotecas, desde a Educação Infantil, será fundamental para evitar esse problema. Refletir sobre as tensões sugeridas ou propostas nas linhas precedentes é o objetivo principal da presente atividade. Bibliografia: AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
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Carga Horária: |
4 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira |
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