132976 - A escola moderna em perspectiva histórica |
Data da turma: | 14/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 7. Dia 14/10/2025
A escola moderna em perspectiva histórica Professoras convidadas: profa. Dra. Carolina Mostaro e Profa. Dra. Maurilane Biccas (FEUSP) Mediadora: Profa. Dra. Carlota Boto (FEUSP) O moderno modelo escolar surgiu em duas etapas: primeiramente, entre os séculos XVI e XVII, este se configurou como um método, com a organização de procedimentos didáticos a serem utilizados nos modos de ensinar; e depois, desde o final do século XVIII, o mesmo modelo ganharia contornos políticos; e se passaria a projetar pela escola a formação para a cidadania. O método desenhado desde o princípio da Idade Moderna não foi imediatamente espraiado. Ele existiu primeiramente nos colégios religiosos; e teria sido irradiado para todas as escolas apenas no final do século XIX. A escolarização moderna, desde o seu princípio, seja como for, tinha por objetivo instruir e civilizar. Trata-se de uma escola que reparte os conhecimentos, de maneira sequencial e hierarquizada, dividindo em horários o tempo das aulas. Fixou-se com isso uma temporalidade outra. O espaço da escola é distribuído em classe; o tempo escolar é fixado em horários – e as salas de aula serão compostas por alunos que possuíam idades semelhantes e nível similar de conhecimento: a escolarização, mediante tais dispositivos, orquestra todo um ritual de existência, estabelecendo um modo de ser que é especificamente escolar – e que, por tal razão, se distancia da vida das comunidades e das famílias de seu alunado). Bibliografia: AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |