Atividade

132976 - A escola moderna em perspectiva histórica

Data da turma: 14/10/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 7. Dia 14/10/2025

A escola moderna em perspectiva histórica

Professoras convidadas: profa. Dra. Carolina Mostaro e Profa. Dra. Maurilane Biccas (FEUSP)
Mediadora: Profa. Dra. Carlota Boto (FEUSP)


O moderno modelo escolar surgiu em duas etapas: primeiramente, entre os séculos XVI e XVII, este se configurou como um método, com a organização de procedimentos didáticos a serem utilizados nos modos de ensinar; e depois, desde o final do século XVIII, o mesmo modelo ganharia contornos políticos; e se passaria a projetar pela escola a formação para a cidadania. O método desenhado desde o princípio da Idade Moderna não foi imediatamente espraiado. Ele existiu primeiramente nos colégios religiosos; e teria sido irradiado para todas as escolas apenas no final do século XIX. A escolarização moderna, desde o seu princípio, seja como for, tinha por objetivo instruir e civilizar. Trata-se de uma escola que reparte os conhecimentos, de maneira sequencial e hierarquizada, dividindo em horários o tempo das aulas. Fixou-se com isso uma temporalidade outra. O espaço da escola é distribuído em classe; o tempo escolar é fixado em horários – e as salas de aula serão compostas por alunos que possuíam idades semelhantes e nível similar de conhecimento: a escolarização, mediante tais dispositivos, orquestra todo um ritual de existência, estabelecendo um modo de ser que é especificamente escolar – e que, por tal razão, se distancia da vida das comunidades e das famílias de seu alunado).

Bibliografia:
AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma
plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar,
1981.
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional,
1987.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP,
1992.
BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando;
LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio.
Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68.
BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el
estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline
Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75.
BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto
a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017.
BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções
da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera
pública. Porto Alegre: Penso, 2013.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública.
Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ,
Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y
Dávila, 2020. p.9-24.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP