Atividade

132975 - A escola justa

Data da turma: 09/09/2025

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Descrição: 6. Dia 09/09/2025

A escola justa

Professores convidados: Profa. Dra. Flávia Schilling (FEUSP) e Prof. Dr. Leandro de Lajonquière (FEUSP)
Mediadora: Profa. Dra. Carlota Boto (FEUSP)

Ementa:
Pensar a escolarização, nos tempos que correm, requer meditar sobre a interação entre a necessidade de igualdade e as demandas da diversidade. Nessa direção, uma escola justa será aquela que conseguir conciliar o tratamento igualitário para todas as pessoas com o reconhecimento da pluralidade e das identidades constitutivas de cada um e de cada uma. Pensar uma escola de qualidade é meditar também sobre a maneira pela qual a democracia se inscreve na instituição escolar. A escola democrática é ainda uma utopia socialmente necessária. Mas a educação democrática precisa também ser matizada a partir de determinados critérios. O que representa a ideia de democracia quando aplicada à educação? É preciso nessa direção meditar sobre a gestão democrática na escola em suas práticas cotidianas, seus entendimentos e seus significados. A ideia de formação, bem como a acepção de estudo, são conceitos férteis para se refletir sobre os modos e as maneiras de ensinar em um tempo inscrito na cultura digital.



Bibliografia:
AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma
plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar,
1981.
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional,
1987.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP,
1992.
BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando;
LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio.
Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68.
BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el
estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline
Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75.
BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto
a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017.
BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções
da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera
pública. Porto Alegre: Penso, 2013.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública.
Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ,
Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y
Dávila, 2020. p.9-24.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto


 
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