132975 - A escola justa |
Data da turma: | 09/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 6. Dia 09/09/2025
A escola justa Professores convidados: Profa. Dra. Flávia Schilling (FEUSP) e Prof. Dr. Leandro de Lajonquière (FEUSP) Mediadora: Profa. Dra. Carlota Boto (FEUSP) Ementa: Pensar a escolarização, nos tempos que correm, requer meditar sobre a interação entre a necessidade de igualdade e as demandas da diversidade. Nessa direção, uma escola justa será aquela que conseguir conciliar o tratamento igualitário para todas as pessoas com o reconhecimento da pluralidade e das identidades constitutivas de cada um e de cada uma. Pensar uma escola de qualidade é meditar também sobre a maneira pela qual a democracia se inscreve na instituição escolar. A escola democrática é ainda uma utopia socialmente necessária. Mas a educação democrática precisa também ser matizada a partir de determinados critérios. O que representa a ideia de democracia quando aplicada à educação? É preciso nessa direção meditar sobre a gestão democrática na escola em suas práticas cotidianas, seus entendimentos e seus significados. A ideia de formação, bem como a acepção de estudo, são conceitos férteis para se refletir sobre os modos e as maneiras de ensinar em um tempo inscrito na cultura digital. Bibliografia: AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |