132974 - Saberes decoloniais em um mundo diverso |
Data da turma: | 12/08/2025
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Descrição: | 5. Dia 12/08/2025
Saberes decoloniais em um mundo diverso Professores convidados doutores Eduardo Januário e Genaro Oliveira Mediadora: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva (FEUSP) Nos últimos anos, o decolonialismo tem suscitado crescente interesse entre os educadores. Sua problemática articula-se às relações entre a educação e as desigualdades sociais, históricas e culturais, tornando-se notável sobretudo em países e grupos marcados pelas heranças do colonialismo. Os saberes decoloniais passam por uma discussão teórica movimentada por diferentes disciplinas, entre as quais estão a filosofia, a história, a sociologia e a pedagogia; e também abrigam um projeto epistemológico e político, voltado para interferir de forma concreta em políticas e ações governamentais que superem as amarras coloniais e o racismo. No campo educacional, especificamente, o decolonialismo visa a construção de processos educativos que produzem o fracasso de parcela significativa da população, sobretudo de grupos que, como os indígenas e afro-descendentes, ainda carregam as amarras das histórias de colonização. A live promovida pelo Observatório da Educação da FEUSP parte de uma questão central: Como a escola precisa funcionar para ser justa e inclusiva? O intuito é instigar uma reflexão sobre interculturalidade, relações étnico-raciais e pedagogia, reunindo professores e intelectuais de diferente procedências e lugares, discutindo os desafios epistemológicos e práticos postos pelos saberes decoloniais. Bibliografia: AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
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Carga Horária: |
4 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Vivian Batista da Silva |
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