Atividade

132973 - Currículo e formação de professores

Data da turma: 10/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 4. Dia 10/06/2025
Currículo e formação de professores

Professores convidados: Prof. Dr. Marcos Neira (FEUSP) e Profa. Dra. e Maria Lúcia Vasconcelos (U. Mackenzie)
Mediador: Prof. Dr. Luís Rogério da Silva (UNIVESP)


A live "Currículo e Formação de Professores " tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas do currículo escolar e da formação docente no contexto educacional contemporâneo no Brasil. A partir das contribuições teóricas e práticas dos palestrantes convidados, o evento abordará as políticas curriculares recentes, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as reformas do Ensino Médio, assim como o impacto dessas mudanças na formação inicial e continuada de professores. Também serão explorados aspectos relacionados os impactos da integração de tecnologias digitais e inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem.


AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma
plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar,
1981.
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional,
1987.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP,
1992.
BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando;
LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio.
Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68.
BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el
estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline
Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75.
BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto
a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017.
BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções
da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera
pública. Porto Alegre: Penso, 2013.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública.
Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ,
Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y
Dávila, 2020. p.9-24.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Luís Rogério da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP