132973 - Currículo e formação de professores |
Data da turma: | 10/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 4. Dia 10/06/2025
Currículo e formação de professores Professores convidados: Prof. Dr. Marcos Neira (FEUSP) e Profa. Dra. e Maria Lúcia Vasconcelos (U. Mackenzie) Mediador: Prof. Dr. Luís Rogério da Silva (UNIVESP) A live "Currículo e Formação de Professores " tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas do currículo escolar e da formação docente no contexto educacional contemporâneo no Brasil. A partir das contribuições teóricas e práticas dos palestrantes convidados, o evento abordará as políticas curriculares recentes, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as reformas do Ensino Médio, assim como o impacto dessas mudanças na formação inicial e continuada de professores. Também serão explorados aspectos relacionados os impactos da integração de tecnologias digitais e inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem. AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Luís Rogério da Silva |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |