Atividade

132971 - O lugar do(a) professor(a) na cultura escolar

Data da turma: 13/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 3. Dia13/05/2025
O lugar do(a) professor(a) na cultura escolar

Professores convidados: Prof. José Sérgio F. de Carvalho (FEUSP) e Profa. Dra. Paula Vicentin (FEUSP)
Mediadora. Profa. Dra. Fabiana Andreia Dias Jacobik (EAUSP)


A escola como instituição possui uma cultura própria, que organiza relações, discursos, tempos, espaços e práticas em seu interior. Esta instituição estabelece também objetivos e regras constituídos ao longo da História, que lhe dão uma identidade peculiar em relação a outras instituições na sociedade, já que possui função social para além da prestação de um serviço. A cultura escolar é formada a partir de normativas determinadas por um sistema, e por modos de funcionamento interno, que diferenciam cada escola no interior de uma rede. Para acessar de fato a cultura de uma escola, há que se fazer parte dela.
Ao mesmo tempo, há um ideal de organização de relações, tempos, espaços e regras que, de certa forma, são consolidados ao se falar sobre o que é a escola, especialmente por ser a vivência escolar uma experiência comum em quase todas as sociedades, atualmente. Nesse sentido, o papel da(o) professor(a) é social e historicamente idealizado e, por este motivo, questionado à luz de diferentes valores. O que se espera do professor? Em que medida seu trabalho se destaca dentre outros profissionais?
A live promovida pelo Observatório da Educação da FEUSP convida a pensar sobre o papel e o lugar de professoras(es) na cultura escolar, sobretudo refletindo sobre qual cultura escolar valorizamos e queremos fortalecer, e com quais objetivos.

AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma
plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar,
1981.
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional,
1987.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP,
1992.
BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando;
LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio.
Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68.
BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el
estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline
Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75.
BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto
a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017.
BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções
da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera
pública. Porto Alegre: Penso, 2013.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública.
Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ,
Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y
Dávila, 2020. p.9-24.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Fabiana Andréa Dias Jacobik


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP