132971 - O lugar do(a) professor(a) na cultura escolar |
Data da turma: | 13/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 3. Dia13/05/2025
O lugar do(a) professor(a) na cultura escolar Professores convidados: Prof. José Sérgio F. de Carvalho (FEUSP) e Profa. Dra. Paula Vicentin (FEUSP) Mediadora. Profa. Dra. Fabiana Andreia Dias Jacobik (EAUSP) A escola como instituição possui uma cultura própria, que organiza relações, discursos, tempos, espaços e práticas em seu interior. Esta instituição estabelece também objetivos e regras constituídos ao longo da História, que lhe dão uma identidade peculiar em relação a outras instituições na sociedade, já que possui função social para além da prestação de um serviço. A cultura escolar é formada a partir de normativas determinadas por um sistema, e por modos de funcionamento interno, que diferenciam cada escola no interior de uma rede. Para acessar de fato a cultura de uma escola, há que se fazer parte dela. Ao mesmo tempo, há um ideal de organização de relações, tempos, espaços e regras que, de certa forma, são consolidados ao se falar sobre o que é a escola, especialmente por ser a vivência escolar uma experiência comum em quase todas as sociedades, atualmente. Nesse sentido, o papel da(o) professor(a) é social e historicamente idealizado e, por este motivo, questionado à luz de diferentes valores. O que se espera do professor? Em que medida seu trabalho se destaca dentre outros profissionais? A live promovida pelo Observatório da Educação da FEUSP convida a pensar sobre o papel e o lugar de professoras(es) na cultura escolar, sobretudo refletindo sobre qual cultura escolar valorizamos e queremos fortalecer, e com quais objetivos. AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014. ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992. BÁRCENA, Fernando. Meditación sobre la vida estudiosa. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.25-68. BÁRCENA, Fernando. Noticias del interior de un aula, desde um cierto amor por el estudio. In: BONDIA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques (orgs.). Elogio del professor. Madrid: Mino y Dávila, 2020b. p.42-75. BIESTA, Gert J. J. El bello riesgo de educar: cada acto educativo es singular y abierto a lo imprevisto. Madrid: Ediciones S.M., 2017. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP [Portal de Livros Abertos da USP], 2025. CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Lisboa: Moraes, 1970. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SKLIAR, Carlos. Prólogo: del Elogio del estudio. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valério; LARROSA, Jorge (orgs.). Elogio del estudio. Madrid: Mino y Dávila, 2020. p.9-24. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Fabiana Andréa Dias Jacobik |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |