132938 - Módulo III - Ambiente de Negócios e Vendas |
Período da turma: | 21/09/2026 a 01/02/2027
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Descrição: | Gestão de Processos em Vendas com Foco no Cliente
DOCENTE Silvia Inês Dallavalle de Pádua OBJETIVOS Fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente e prática de como gerenciar os processos de vendas de uma empresa. Essa disciplina aborda desde a introdução à gestão por processos até a organização por processos, incluindo temas como experiência do cliente, contexto e modelo de negócio, jornada do cliente, diagnóstico, desempenho de processo, caracterização de processos, modelagem e desenho/projeto de processos de negócio e priorização de projetos de melhorias. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Introdução a gestão por processos - Experiência do cliente, contexto e modelo de negócio - Jornada do cliente - Diagnóstico - Desempenho de processo - Caracterização de Processos - Modelagem de processos de negócio - Desenho/Projeto de processos de negócio - Priorização de Projetos de melhorias - Organização por processos BIBLIOGRAFIA VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de negócio: foco na notação BPMN. Editora Atlas. 2009. PAIM, R et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Ed. Bookman. 2009. DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. Ed. Saraiva, 2ª. Ed. 2008. ABPMP BPM CBOK TM Guia para gerenciamento de processos de negócio: corpo comum do conhecimento. Ética e Sustentabilidade DOCENTE Sonia Valle Walter Borges de Oliveira OBJETIVOS Pretende-se, com esta disciplina, que o corpo discente venha a possuir maiores conhecimentos teóricos sobre o complexo mundo social, com destaque para os aspectos da política e de ética. O tema da ética será desenvolvido de forma transversal com o campo da política (como sendo o da vida pública) e o campo da organização empresarial (como sendo o da vida privada). As atividades do profissional em Administração nas organizações estarão inseridas nos estudos do programa desta disciplina. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Por que ética? 2. Ética e política 1. Por que ética? 1.1. Ética, Moral e Virtude 1.2. Princípios e normas éticas 1.3. Critério ético e posturas morais 2. Ética e política 2.1. Noções básicas de ciência política 2.2. Os fins justificam os meios? 2.3. Vida pública X vida privada: possibilidades e limites éticos 3. Ética e economia 3.1. Ética e capitalismo 3.2. Sociedade de consumo e ética 3.3. Desenvolvimento econômico e meio ambiente 4. Ética e organizações 4.1. Responsabilidade social empresarial e princípios éticos O código de ética do administrador BIBLIOGRAFIA ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006. CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003. MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006. GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008. PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988. PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007. Gestão de Tributos em Vendas DOCENTE: Sílvio Hiroshi Nakao OBJETIVOS O objetivo deste módulo é apresentar os conceitos e aplicações da gestão tributária ao ambiente de negócios, e discutir na área de vendas como tornar o processo de vendas mais eficiente e rentável para as organizações. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria Geral do Direito Tributário: Tributo e suas espécies, Fato gerador e obrigação tributária (principal e acessória), Crédito tributário e lançamento, Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário; Carga tributária e regimes de tributação: Carga tributária e custos da atividade empresarial, Regimes de tributação do lucro: real, presumido e arbitrado, Regime favorecido das micro e pequenas empresas: Simples Nacional, Regimes de tributação e planejamento tributário; Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços – ICMS: Incidência do ICMS, Não-cumulatividade e crédito do imposto, Alíquota, base de cálculo e benefícios fiscais, Substituição tributária do ICMS. BIBLIOGRAFIA MARTINS, Alan; SCARDOELLI, Dimas Yamada. Resumo de direito tributário. Leme: JH Mizuno, 2008. AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 12a ed. São Paulo: Saraiva, 2006. ANDRADE FILHO, Edmar Oliveira. Imposto de renda das empresas. São Paulo: Atlas, 2010. CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito de tributário. 20a.ed. São Paulo:Saraiva, 2008. CHAVES, Francisco Coutinho. Planejamento tributário na prática: gestão tributária aplicada. São Paulo: Atlas, 2009. MACHADO, Antônio Cláudio da Costa (org.); QUEIROZ, Mary Elbe (coord.). Código tributário nacional interpretado: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. Barueri/SP: Manole, 2009. SHINGAKI, Mario. Gestão de impostos para pessoas físicas e jurídicas. 3a. ed. São Paulo: Saint Paul, 2005. Direito Consumidor Final e Organizacional em Vendas DOCENTE Luciana Romano Morilas OBJETIVOS Capacitar os alunos a uma visão moderna do direito do consumidor enquanto instrumento de cidadania econômica e proteção do individuo na sociedade brasileira após os anos 90. Anteparo técnico aos alunos é a preparação para reconhecimento os principais instrumentos legais e mecanismos e limitação do CDC. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução: o sistema brasileiro de proteção do consumidor. A Política Nacional das Relações de Consumo. Os Direitos Básicos do Consumidor. Os possíveis tipos de ação judicial: características e pressupostos. As cláusulas abusivas normalmente utilizadas por empresas. As garantias legais contra estas negociações: inversão do ônus. Os cuidados especiais com contratos: adesão e arbitragem. Aspectos práticos da responsabilidade das empresas. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, J. Batista de. Manual De Direito Do Consumidor. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: meio ambiente, consumidor e outros interesses difusos e coletivos. 29ed., São Paulo: Saraiva, 2015. LUCCA, Newton de. Direito do consumidor: aspectos práticos- perguntas e respostas. São Paulo: Edipro, 2005. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. O código de defesa do consumidor e sua interpretação jurisprudencial. 3.ed., São Paulo:Saraiva, 2007. Comunicação Pessoal e Gerencial em Vendas DOCENTE Ricardo Rossetto Rodrigues OBJETIVOS Desenvolver no aluno a habilidade de comunicação, visando a efetiva informação, persuasão e fixação dos produtos e serviços a serem vendidos. Discutir as principais técnicas existentes de comunicação e suas principais vantagens e desvantagens para tipos específicos de produtos e serviços. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A função da comunicação em vendas. Comunicação e brand equity. Modelos de processo de comunicação. O desenvolvimento de uma comunicação eficaz. Seleção de canais de comunicação. Orçamento de comunicação. Mix de comunicação. Mensuração dos resultados da comunicação. Gerenciamento do processo de comunicação integrada. Propaganda. Promoção de vendas. Eventos. Relações públicas. BIBLIOGRAFIA RACKHAM, N. Spin Selling – alcançando excelência em vendas. SP: M. Books do Brasil, 2010. OGDEN, J. Comunicação integrada de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. RAUP, R.; CAMPANA FILHO, C.; PINTO, N.S. Estratégias de comunicação em marketing. São Paulo: editora da FGV, 2009. YANAZE, M.H. Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2007. Temas Emergentes em Vendas III DOCENTES Paulo Sergio Miranda Mendonça OBJETIVOS Disciplina com propósito de apresentar temas que sejam emergentes com foco em vendas, e não foram contemplados nas disciplinas curriculares. Complementarmente, pretende-se apresentar temas que despertam interesse dos alunos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Temas específicos do conteúdo de vendas. BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória. São Paulo: Manole, 2014. CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 3ªed. São Paulo: Saraiva, 2013. INGRAN, et al. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008 SPIRO, Rosann; RICH, Gregory; STANTON, William. Gestão da Força de Vendas. Porto Alegre, Mcgraw Hill, 2009 Pesquisa em Vendas e TCC III DOCENTES Paulo Sergio Miranda Mendonça OBJETIVOS Desenvolver o trabalho de conclusão de curso. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação resultados do campo. Análise dados. Elaboração do relatório final da pesquisa e preparação defesa TCC. BIBLIOGRAFIA COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 10 ed. Bookman, 2011. GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. HAIR, J. F. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Bookman. Porto alegre, 2005. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. Atlas. São Paulo. 2001 SAMPIERI, R. COLLADO, C.; LUCIO. P. Metodologia de Pesquisa. 3 edição, São Paulo:McGraw-Hill, 2006 YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2a. Ed. Bookman. Porto Alegre. 2001. |
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Carga Horária: |
72 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Luciana Romano Morilas Paulo Sergio Miranda Mendonça Ricardo Rossetto Rodrigues Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sílvio Hiroshi Nakao Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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