132935 - Maravilhas da Matemática - Uma perspectiva para ensinar belas ideias 2025 |
Período da turma: | 22/03/2025 a 28/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | - Belas ideias matemáticas: panorama histórico.
- Belas ideias matemáticas aritméticas: números figurados, número de ouro, pi, números primos e suas conjecturas, números de Fibonacci, quadrados mágicos entre outros. - Belas ideias matemáticas geométricas: teorema de Pitágoras, teorema de Tales, polígonos regulares, padrões geométricos, quebra cabeças geométricos. - Belas ideais matemáticas algébricas: resoluções históricas da equação do segundo grau, equações diofantinas, funções (gráficos e suas transformações) - As ideias fundamentais da Matemática: proporcionalidade, ordem, equivalência, invariância, variação, medida, demonstração. - Resolução de “bons” problemas matemáticos podendo ser eles históricos, desafiantes e divertidos, além de resolver vários tipos de puzzles. - Argumentação, provas e demonstrações: o prazer de pensar matematicamente. Ementa: Diversos autores, como Claudi Alsina, Lancelot Hogben, Alfred Posamentier, Malba Tahan, Martin Gardner, entre outros, destacam em suas obras a beleza da mate-mática. Compartilhar com os professores os problemas e as atividades presentes nesses trabalhos é um dos principais objetivos do curso. Historicamente, podemos mencionar o Teorema de Pitágoras, os números de Fibonacci, a razão áurea e os três problemas clássi-cos da geometria como exemplos de ideias que, culturalmente, devemos conhecer e ex-plorar nas aulas de matemática. Refletir e discutir sobre a contribuição da matemática para o desenvolvimento das diversas sociedades é outra tarefa essencial deste curso. Propõe-se uma viagem guiada pelos principais marcos da matemática, com ênfase nos conceitos fundamentais como número, álgebra, entes geométricos e função, entre outros, que ampliam nossa compreensão sobre a construção dos pilares dessa ciência. Bibliografia WARSI, K. O livro da matemática. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020. TAHAN, M. As maravilhas da matemática. Rio de Janeiro: Editora Bloch, 1983. Alsina,C. Las Mil Caras de La Belleza Geométrica: los Poliedros. Barcelona: Editora RBA Coleccionables, 2010. DEVLIN, K. Os problemas do milênio. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008. ALSINA, C; NELSEN, R.N. Icons of Mathematics: An Exploration of Twenty Images. Whashignton D.C.: Mathematical Association of Ame-rica, 2011. STEFFENON, R.R., GUARNIERI, F. M. Belos Problemas de Matemática Discreta. Rio de Janeiro: IMPA, 2024. GARDNER, M. The Colossal Book of Short Puzzles and Problems. New York: W.W. Northon & Company, 2006. STEWART, I., Schlesinger, G. Desbravadores da matemática: Da alavanca de Arquimedes aos fractais de Mandelbrot. Rio de Janeiro: Zahar, 2019. STEWART, I., O fantástico mundo dos números: A matemática do zero ao infinito. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. PERELMAN, Y. I., Math e Matics can be fun.Moscou: Mir, 2013. PICKOVER, C. A. A Passion for Mathematics - Numbers, Puzzles, Madness, Religion, and the Quest for Reality. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2005. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Ana Paula Jahn |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |