Atividade

132925 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona – nível 13

Período da turma: 13/03/2025 a 03/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades comunicativas avançadas (B2) em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de
estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas variadas, permitindo a comunicação oral e
escrita mais independente. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países francófonos.
NÍVEL EXIGIDO: 2º grau completo. N12 do curso Introdução à língua francesa e à cultura francófona ou conhecimentos em
francês equivalentes a esse nível (B1). Estudantes da graduação em Francês: comprovar Francês 8. Será realizado teste de nível
para alunos que não cumprirem os requisitos acima.

PROGRAMA:
Eixos temáticos:
1) Agindo no trabalho: culturas profissionais; saber-fazer, saber-ser; modos de comunicação; o futuro do trabalho;
2) Trocando experiências sobre modelos educativos: modelos educativos; a aprendizagem de línguas; um diploma para fazer o quê? ; iniciativas educativas
3) À decidir: escolha temática dos participantes do curso.

Comunicação: comparar práticas profissionais; apresentar percursos e explicar escolhas de vida; identificar e descrever competências profissionais; comunicar em contexto profissional; compreender uma profissão e um ambiente profissional; exprimir um ponto de vista argumentado sobre uma questão ligada ao trabalho; expor objetivos a atingir; apresentar experiência
inovadoras; dar explicações; falar do aprendizado de línguas; questionar a utilidade dos diplomas; compreender um fato social; apresentar uma iniciativa educativa; analisar diferenças.

Vocabulário: o registro formal; descrever competências profissionais; algumas figuras de estilo; o registro informal; algumas expressões para nuançar um ponto de vista; a nominalização para sintetizar e valorizar informações; falar de escolaridade e de pedagogia; falar do aprendizado de línguas; falar dos estudos e do sistema educativo.

Gramática: o discurso indireto para relatar falas no presente e no passado; a dupla nominalização para não repetir; as proposições relativas para exprimir um desejo ou um objetivo; o valaor do subjuntivo na expressão da opinião; o subjuntivo para exprimir a probabilidade; a negação ne ... ni ... ni ...

Elementos de fonética: os homonimos; adotar o tom justo.

Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso, além de um eixo temático a ser escolhido pelos participantes.

BIBLIOGRAFIA GERAL:
ABRY, Dominique ; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps B1-B2. Presses Universitaires de
Grenoble, 2015.
BRIET, Geneviève ; COLLIGE, Valérie ; RASSART, Emmanuelle. La prononciation en classe. Presses Universitaires de
Grenoble, 2014.
CALLET, Stéphanie. Entraînez-vous de A à Z : 200 exercices de grammaire, orthographe, lexique. Presses Universitaires
de Grenoble, 2016.
HEU-BOULHAT, Élodie ; MABILAT, Jean-Jacques. Édito Méthode de Français Niveau B2. Didier, 2015.
HIRSCHPRUNG, N. ; TRICOT, T. Cosmopolite 4. Niveau B2. Paris : Hachette, 2019.
PARIZET, Marie-Louise. ABC DELF B2 : 200 exercices. CLE International, 2013.
PETITMENGIN, Violette ; FAFA, Clémence. La grammaire en jeux. Presses Universitaires de Grenoble, 2017.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Mariane Damasceno


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP