132925 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona – nível 13 |
Período da turma: | 13/03/2025 a 03/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades comunicativas avançadas (B2) em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas variadas, permitindo a comunicação oral e escrita mais independente. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países francófonos. NÍVEL EXIGIDO: 2º grau completo. N12 do curso Introdução à língua francesa e à cultura francófona ou conhecimentos em francês equivalentes a esse nível (B1). Estudantes da graduação em Francês: comprovar Francês 8. Será realizado teste de nível para alunos que não cumprirem os requisitos acima. PROGRAMA: Eixos temáticos: 1) Agindo no trabalho: culturas profissionais; saber-fazer, saber-ser; modos de comunicação; o futuro do trabalho; 2) Trocando experiências sobre modelos educativos: modelos educativos; a aprendizagem de línguas; um diploma para fazer o quê? ; iniciativas educativas 3) À decidir: escolha temática dos participantes do curso. Comunicação: comparar práticas profissionais; apresentar percursos e explicar escolhas de vida; identificar e descrever competências profissionais; comunicar em contexto profissional; compreender uma profissão e um ambiente profissional; exprimir um ponto de vista argumentado sobre uma questão ligada ao trabalho; expor objetivos a atingir; apresentar experiência inovadoras; dar explicações; falar do aprendizado de línguas; questionar a utilidade dos diplomas; compreender um fato social; apresentar uma iniciativa educativa; analisar diferenças. Vocabulário: o registro formal; descrever competências profissionais; algumas figuras de estilo; o registro informal; algumas expressões para nuançar um ponto de vista; a nominalização para sintetizar e valorizar informações; falar de escolaridade e de pedagogia; falar do aprendizado de línguas; falar dos estudos e do sistema educativo. Gramática: o discurso indireto para relatar falas no presente e no passado; a dupla nominalização para não repetir; as proposições relativas para exprimir um desejo ou um objetivo; o valaor do subjuntivo na expressão da opinião; o subjuntivo para exprimir a probabilidade; a negação ne ... ni ... ni ... Elementos de fonética: os homonimos; adotar o tom justo. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso, além de um eixo temático a ser escolhido pelos participantes. BIBLIOGRAFIA GERAL: ABRY, Dominique ; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps B1-B2. Presses Universitaires de Grenoble, 2015. BRIET, Geneviève ; COLLIGE, Valérie ; RASSART, Emmanuelle. La prononciation en classe. Presses Universitaires de Grenoble, 2014. CALLET, Stéphanie. Entraînez-vous de A à Z : 200 exercices de grammaire, orthographe, lexique. Presses Universitaires de Grenoble, 2016. HEU-BOULHAT, Élodie ; MABILAT, Jean-Jacques. Édito Méthode de Français Niveau B2. Didier, 2015. HIRSCHPRUNG, N. ; TRICOT, T. Cosmopolite 4. Niveau B2. Paris : Hachette, 2019. PARIZET, Marie-Louise. ABC DELF B2 : 200 exercices. CLE International, 2013. PETITMENGIN, Violette ; FAFA, Clémence. La grammaire en jeux. Presses Universitaires de Grenoble, 2017. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Mariane Damasceno |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |