132907 - Rupturas Históricas na Joalheria |
Período da turma: | 08/04/2025 a 29/04/2025
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Descrição: | Aula 01 – A materialidade na essência do valor da joia - Pré-história, Primeiras Civilizações (2h)
Aula 02 – Uma Joalheria de Peso: Joalheria, poder e religiosidade - Idade Média e Idade Moderna (2h) Aula 03 – Joias de crioulas na construção história do Design de Joias brasileiro (2h) Aula 04 – Um novo lugar para a joia na contemporaneidade (2h) Referências bibliográficas: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius de Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. AGOSTINI, Camila. A vida social das coisas e o encantamento do mundo na África Central e Diáspora. In: Métis: história & cultura, v. 10, n.19, 2011. Disponível em: Acesso em 30 jul. 18. BAHIA, Governo do Estado. Secretaria de Cultura. IPAC. Festa da Boa Morte. Cadernos do IPAC. Salvador: Fundação Pedro Calmon; IPAC, 201. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991. BESTEN, Liesbeth Den. On Jewellery: A Compendium of International Contemporary Art Jewellery. Stuttgart; Woodbridge: Arnoldsche Verlagsanstalt, 2011. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. – (Coleção estudos; 20/ dirigida por J. Guinsburg). CAMPOS, Ana Paula de. Corpo e joia: Aproximações históricas. In: Curso online oferecido pela Escola OCCO – Ornamentação Corporal Contemporânea, 09, 16, 23 e 30 de abril de 2021, Brasil (Vídeo conferência). CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da Moda: Comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013. CIDREIRA, Renata Pitombo...[et al]. As vestes da Boa Morte. – Cruz das Almas/BA: UFRB, 2015. DELORME, Maureen. Mourning Art & Jewelry. Estados Unidos, Schiffer Pub., 2004. ECO, Umberto. História da beleza. Trad. Eliana Aguiar. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2014. FACTUM, Ana Beatriz Simon. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro. 2009. 309 páginas. Tese (Doutorado – Design e Arquitetura). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. FLOOD, Kathy. Warman's Jewelry: Identification and Price Guide. 4ª edição, Iola, Wisconsin, EUA: Krause Publications, 2010. GOLA, Eliana. A Joia: história e design. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008. HILTON, Lisa. Elizabeth I: uma biografia. 1ª ed. - São Paulo: Zahar, 2016. HUXLEY, Aldous. As portas da percepção; céu e inferno. Trad. Marcelo Brandão Cipolla; Thiago Blumenthal. 1ª ed. – São Paulo: Biblioteca Azul, 2015. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Trad. Marina Appenzeller. 3ª ed. - Campinas, SP: Editora Papirus, 2003. LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. Trad. Idalina Lopes. Barueri, SP: Manole, 2016. LODY, Raul. Joias de axé: fios-de-contas e outros adornos do corpo: a joalheria afro-brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MERCALDI, M. A.; MOURA, M. Definições da joia contemporânea. Moda Palavra E-periódico: Ano 10, n. 19, jan-jun 2017. P. 64-67. MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas, 1948. MÉNASÉ, Sthéphanie (Org.). Tradução: Fabio Landa, Eva Landa; revisão de tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: Estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. MUSEU IMPERIAL. O simbolismo no traje majestático usado pelo imperador D. Pedro II. Disponível em: . Acesso em 26 jan. 2022. PAIVA, Eduardo França. Amuletos, práticas culturais e comércio internacional. In: NODARI, Eunice; PEDRO, Joana Maria; IOKOI, Zilda M. Gricoli (Org.). Anais do XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 1999, V. II. Disponível em: < https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019- 01/1547483135_49412d57c3a9124d654feeeeccd445d6.pdf>. Acesso em: 11 abr. 19. PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. – Petrópolis: Vozes, 1993. PIRES, Beatriz Ferreira. Corpo como suporte da arte: piercing, implante, escarificação, tatuagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. PIRES, Beatriz Ferreira. Forget me Knot – dos anéis e de seus materiais. In: Revista Dobras, v. 9, nº 20, 2016. Disponível em: < https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/492 >. Acesso em: 31 jul. 18. PAULO REZZUTTI. Imperial Ordem do Cruzeiro. Salvador (BA). YouTube, 20 de julho de 2020. Disponível em: . Acesso em 7 de setembro de 2022. PIRES, Beatriz Ferreira. Forget me Knot – dos anéis e de seus materiais. In: Revista Dobras, v. 9, nº 20, 2016. Disponível em: < https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/492 >. Acesso em: 31 jul. 18. SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução, introdução e notas Artur Morão. Lisboa: Texto&Grafia, 2008. VIEIRA, Gina Rocha Reis. Do peso à leveza: Entrelaçamentos entre visualidade, forma e consumo nas joias inscritas no contemporâneo. 2023. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Beatriz Helena Fonseca Ferreira Pires Gina Rocha Reis Vieira |
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