132790 - Publicidade & discurso capitalista. |
Período da turma: | 03/08/2026 a 31/08/2026
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Descrição: | Síntese: Discurso - articulação do vínculo entre os seres falantes em torno de um laço social específico e suas finalidades implícitas e explícitas.
a. Discurso mestre b. Discurso histérico c. Discurso universitário d. Discurso psicanalítico e. Discurso competente f. Discurso publicitário & hiperpublicidade O laço social que a compra/venda estabelece, seja de coisas manufaturadas ou de força de trabalho, constitui o paradigma das relações humanas na contemporaneidade. A produção, circulação, uso, consumo e descarte das mercadorias tem o dinheiro como mediação e condição de viabilidade. Por sua vez, tudo aquilo que é colocado no mercado precisa de divulgação, como função inicial e essencial da publicidade; entretanto, o discurso publicitário não é somente informativo, pois, seduzindo & persuadindo com finalidade de lucro ou não, transmite também ideologias e concepções do mundo invariavelmente em sintonia com os interesses dominantes. A onipresença do ecossistema publicitário interfere no espaço público e no privado, nas paisagens urbanas e psíquicas, atingindo e afetando o conjunto da população. Ao mesmo tempo fascinante e potencialmente alienante, na sua ambiguidade constitutiva, a alma do negócio não para nunca, criando modas e obsolescências infinitas, mais do que necessidades. Referências bibliográficas ALEMÁN, Jorge. Cuestiones antifilosóficas en Jacques Lacan (El discurso capitalista & la ética del psicoanálisis). Buenos Aires: Atuel, 1993. BATEY, Michael. O significado da marca. Rio de Janeiro: BestSeller 2009 BAUDRILLARD, Jean. The System of Objects. London: Verso, 1986 CHAUÍ, Marilena. Cultura & democracia (O discurso competente). São Paulo: Moderna, 1980. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DI NALLO, Egéria. Meeting Points. Marketing para uma sociedade complexa. São Paulo: Cobra, 1999 DUFOUR, Dani-Robert. O divino consumo. Rio de Janeiro, 2007. DUNKER, Christian & AIDAR PRADO, José Luiz (orgs.). Zizek crítico. São Paulo: Hacker, 2005. FANTINI, João Angelo (org.). Raízes da intolerância. São Carlos: EduFSCar, 2015. GOLDENBERG, Ricardo. Política & psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. HOLT, Douglas. Como as marcas se tornam ícones. São Paulo: Cultrix, 2005 LACAN, Jacques. Seminário XVII: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992. LEOPOLDO & SILVA, Franklin. O outro. São Paulo: Martins Fontes, 2012. LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. L´Esthétisation du Monde. Paris: Gallimard, 2013 PENNA, Lúcia Mara Dias Moreira. Psicanálise & universidade. Belo Horizonte: Auténtica, 2003. PEREIRA, Clóvis. Historiografia & psicanálise. (Doutorado USP) PEREZ, Clotilde & BARBOSA, Ivan (orgs.). Hiperpublicidade I. São Paulo: ThomsonLearning, 2007 _________. Hiperpublicidade 2. São Paulo: ThomsonLearning, 2007 PINHEIRO GONÇALVES, Luiza Helena. O discurso do capitalista. São Paulo: Via Lettera, 2000. QUINET, Antonio. Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. TRINDADE, E. Propaganda Identidade e discurso. Brasilidades midiáticas. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. v. 1. TRINDADE, E. (Org.); PEREZ, Clotilde (Org.). Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza. III Pró-Pesq PP- Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade. 1. ed. São Paulo: Editora Schoba; CRP/ECA/USP e FAPESP, 2012. v. 1. VIANA, Silvia. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2014. ZIZEK, Slavoj. Para ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Pompeu Marques Filho Eneus Trindade Barreto Filho |
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