132785 - Cultura, material e consumo |
Período da turma: | 13/10/2025 a 08/12/2025
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Descrição: | Síntese: Evolução do entendimento sobre consumo em múltiplas perspectivas e suas interfaces com a comunicação e a cultura. Recenseamento dos conflitos & soluções de compromisso que a condição social impõe aos seus integrantes, dependentes da distribuição das mercadorias.
a. Civilização – Cultura – Sociedade b. Necessidade, demanda, desejo c. A parte maldita d. Fetichismos, exibicionismos, voyeurismos e. Ecossistema publicitário f. Rituais de Consumo A civilização, constituída pela experiência da vida nas cidades, afasta para sempre da natureza, fonte de recursos essenciais. Desde então, as necessidades são providenciadas por mecanismos sociais de elaboração e distribuição de produtos manufaturados e serviços para consumo massivo. Correlativamente, o anúncio das mercadorias postas à venda exige a comunicação das suas excelências para informar e despertar o interesse e, evidentemente, a ação, do potencial comprador. Cada novo lançamento, qualquer um, põe em funcionamento um repertório de relações significantes entre os polos extremos do circuito mercadológico, mediado pelas novidades apregoadas; estas, por sua vez, determinam o escopo das ofertas e das demandas. O amplo espectro comunicacional faz parte do universo do consumo, que seja de imagens, palavras ou símbolos, junto com e para além das características de uso ou de troca de cada elemento em jogo. Entender a relação entre desejo e consumo e o papel do ecossistema publicitário na difusão dos valores sociais estarão em foco nesta disciplina, bem como compreender a evolução do consumo na sociedade, passando de rejeição à centralidade da vida cotidiana. Consumo e cidadania, consumo e identidade e consumo e brasilidade, serem temas debatidos. Referências bibliográficas APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Teorema, 2004. Revista USP, v. 86, p. 16-27, 2010. BARBOSA, Lívia & CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006 BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro:Zahar, 2008. BATAILLE, Georges. A parte maldita. Rio de Janeiro: IMAGO, 1975. BENJAMIN, Walter. 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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Pompeu Marques Filho Maria Clotilde Perez Rodrigues |
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