132783 - Antropologia do consumo |
Período da turma: | 04/08/2025 a 01/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | A disciplina abordará as reflexões antropológicas no encontro com o consumo, privilegiando a dimensão ritualística e as conexões com a cultura material e o universo dos bens e serviços. Também será explorado o método etnográfico, sua variação no ambiente digital, a netnografia, como caminho privilegiado para o entendimento das relações de consumo.
Referências CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. São Paulo: Perspectiva, 2018 DOUGLAS, Mary & ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004 KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014 PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020 |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |