132685 - Arte contemporânea e restauro: pensar matéria, tempo e espaço |
Período da turma: | 07/05/2025 a 28/05/2025
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Descrição: | EMENTA:
O curso busca oferecer bases para a discussão de problemas teóricos da conservação da arte contemporânea e que possuem seus desdobramentos: na prática dos laboratórios de conservação e restauro; na montagem de exposições; na documentação e criação de produções artísticas. Parte do próprio acervo e do espaço expositivo do MAC USP, mas também de um recorte da ampla bibliografia sobre o tema construída nas últimas décadas. As questões, que podem ser sintetizadas nos temas da matéria, tempo e espaço, serão repassadas em diferentes escalas: do arquivo, passando pelas obras em espaços museais até obras no espaço público. O objetivo também é demonstrar como as práticas artísticas contemporâneas se valem também de métodos próprios da disciplina do restauro, mas que tais ações não se confundem. Trata-se, portanto, de pensar em como as reflexões da preservação não se limitam ao trabalho prático e envolvem também outras disciplinas e áreas de atuação. O curso, assim, é voltado para profissionais da área, mas também para interessados no tema que não tenham formação prévia (principalmente arquitetos, artistas e designers). PROGRAMA: • Introdução ao programa. MAC, Museu de Arte Contemporânea – experimentação e pesquisa. Problemas do museu e da cidade: os casos de Mary Vieira. Conservação e restauro em perspectiva institucional e de formação: o ICR e outros. • Contribuições pioneiras para o restauro da arte contemporânea. Atualização do debate, ou um outro ABC: ler Althöfer, Brandi e Cometti. Não se restaura o que não pode ser restaurado. • Os espaços para a arte: arquitetura de exposições e restauro arquitetônico em museus. Obras em espaços públicos: dos jardins ao metrô. Visita aos espaços expositivos do MAC USP. • O que podemos aprender com a arte: dos arquivos à cidade. Laboratórios/Documentação no MAC USP. Encerramento do curso. REFERÊNCIAS: *ALTHÖFER, Heinz. Il restauro delle Opere d’Arte Moderne e Contemporanee. Firenze: Nardini, 1991. **ALTHÖFER, Heinz & BERHMAN-FRIGERI, Mario. “La teoria di Cesare Brandi e l’Arte Moderna”. In: BASILE, Giuseppe (a cura di). Cesare Brandi oggi: prima ricognizioni. Firenze: Il Prato, 2008. BASILE, Giuseppe (a cura di). La Collezione Burri a Città di Castello: Dalla Conoscenza alla Prevenzione. Pistoia: Gli Ori, 2009. *BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. COMETTI, Jean-Pierre. Conserver/Restaurer. L’ouvre d’art à l’époque de sa préservation technique. Paris, Gallimard, 2015. FIORANI, Donatella. Arte contemporanea e restauro a confronto: alcune riflessioni [editoriale]. Materiali e strutture. Problemi di conservazione. Roma: DSDRA/ Quasar, 2018. *HUMMELEN, Ijsbrand & SILLÉ, Dionne (ed.). Modern Art: Who Cares? [1999]. London, Archetype Publications, 2005. IAZURLO, Paola & VALENTINI, Francesca (org.). Conservazione dell’Arte Contemporanea: Temi e Problemi – Un’Esperienza Didattica. Veneto, Il Prato, 2010. IAZURLO, Paola & VALENTINI, Francesca. “Il Restauro del Contemporaeo”. In: CETTINA, Mangana & SARA, Paca (ed.) Una Vita per il Restauro: L’Impegno di Giuseppe Basile. Annali dell’Associazione Ranuccio Bianchi Bandinelli, n. 25/2016. Guidonia, Iacobelli Editore, 2017. MARTORE, Paolo. Tra Memoria e Oblio. Percorsi nella Conservazione dell’Arte Contemporanea. Roma, Castelvecchi, 2014. */***MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Preservação de Acervos Contemporâneos – Problemas Conceituais”. In: AJZENBERG, Elza (org.). Arteconhecimento. São Paulo, MAC/USP, 2004. MUNDICI, Maria Cristina & RAVA, Antonio (a cura di). Cosa Cambia: Teorie e Pratiche del Restauro nell’Arte Contemporanea. Atti dei convegni Il restauro del contemporaneo, Rivoli, 1987; “Cosa Cambia. Teorie e Pratiche del Restauro nell’Arte Contemporanea”, Rivoli, 2012. Milano, Skira, 2013. ***SANTOS, Pedro Augusto Vieira. Restauro, arte contemporânea, espaço público etc. (Tese de doutorado). São Paulo: FAU USP, 2020. SETTIS, Salvatore. Resurrezioni. In: CICCOPIEDI, Caterina (ed.). Anche le statue muoiono: conflitto e patrimonio tra antico e contemporaneo [catalogo della mostra]. Modena: Franco Panini Editore, 2018. *biblioteca MAC **biblioteca FAU ***online Obs.: • Os volumes que não se encontram em bibliotecas da USP poderão ser consultados durante a realização do curso. • O programa completo, inclusive com outras referências, será disponibilizado em momento oportuno. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Pedro Augusto Vieira Santos |
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