Atividade

132681 - O cinema de Dziga Viértov

Período da turma: 18/03/2025 a 27/03/2025

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Descrição: Aula 1 (18/03/25): Os primeiros anos de Dziga Viértov no cinema: 1918-1922

Apresentação biográfica de Dziga Viértov, passando por seus anos de formação (1896-1918) e seu ingresso na
atividade cinematográfica. O cinejornal Kino-Nediêlia (Cine-Semana) e os filmes O aniversário da Revolução
(1918) e História da Guerra Civil (1921). O início do cinejornal Kino-Pravda (1922).

Aula 2 (19/03/25): Teoria e prática do grupo Cine-Olho, 1922-1925: Kino-Pravda e Cine-Olho: A vida
apanhada de surpresa (1924)

Introdução a algumas das principais ideias propostas por Viértov em artigos como “Nós. Variação do manifesto”
(1922) e “Kinocs. Revolução” (1923). Projeção de edições do cinejornal Kino-Pravda e de excertos do longa-
metragem Cine-Olho: A vida apanhada de surpresa. Comentários a respeito da constituição do grupo Cine-
Olho e de suas atividades.

Aula 3 (20/03/25, 3h): Encomendas e expedições: Avante, soviete! e A sexta parte do mundo (1926)

Exposição sobre a dinâmica entre encomenda e experimentação nos filmes Avante, soviete! e A sexta parte do
mundo (1926). Projeção de A sexta parte do mundo e debate sobre o filme: entre a poesia, a propaganda e o
filme etnográfico.

Aula 4 (25/03/25): O Cine-Olho na Ucrânia: O décimo primeiro ano (1928) e O homem com a câmera
(1929). “Cine-escrita absoluta” e metalinguagem

Exposição sobre a transferência das atividades de Viértov e seu grupo para a Ucrânia entre 1927 e 1930.
Projeção de sequências O décimo primeiro ano e debate sobre o filme: a dimensão poética/simbólica de seus
filmes, os críticos ligados à Frente Esquerda das Artes (LEF) e a “literatura do fato”. A gênese de O homem
com a câmera e sua conexão com trabalhos anteriores de Viértov. Projeção de O homem com a câmera.
Debate sobre o filme e sua contínua influência na história do cinema.

Aula 5 (26/03/25): Viértov e a experimentação sonora: Entusiasmo (Sinfonia de Donbass) (1930) e
Três cantos sobre Lênin (1934). A “cine-verdade” na URSS dos anos 1930.

Exposição sobre o interesse de Viértov pela experimentação sonora desde antes de seu ingresso no mundo do
cinema. Projeção de sequências de Entusiasmo (Sinfonia de Donbass) e Três cantos sobre Lênin e discussão
sobre a montagem audiovisual do filme: estratégias de sincronia e assincronia, “música de ruídos”, captações
em som direto, etc. Debate sobre Três Cantos sobre Lênin e o realismo socialista.

Aula 6 (27/03/23): Canção de ninar (1937), É para você, front! (1942) e projetos tardios não-realizados
Exposição sobre a carreira tardia de Viértov, com projeção de fragmentos de Canção de ninar, É para você,
front!, e apresentação de alguns de seus principais projetos não-realizados.

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Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki


 
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