132681 - O cinema de Dziga Viértov |
Período da turma: | 18/03/2025 a 27/03/2025
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Descrição: | Aula 1 (18/03/25): Os primeiros anos de Dziga Viértov no cinema: 1918-1922
Apresentação biográfica de Dziga Viértov, passando por seus anos de formação (1896-1918) e seu ingresso na atividade cinematográfica. O cinejornal Kino-Nediêlia (Cine-Semana) e os filmes O aniversário da Revolução (1918) e História da Guerra Civil (1921). O início do cinejornal Kino-Pravda (1922). Aula 2 (19/03/25): Teoria e prática do grupo Cine-Olho, 1922-1925: Kino-Pravda e Cine-Olho: A vida apanhada de surpresa (1924) Introdução a algumas das principais ideias propostas por Viértov em artigos como “Nós. Variação do manifesto” (1922) e “Kinocs. Revolução” (1923). Projeção de edições do cinejornal Kino-Pravda e de excertos do longa- metragem Cine-Olho: A vida apanhada de surpresa. Comentários a respeito da constituição do grupo Cine- Olho e de suas atividades. Aula 3 (20/03/25, 3h): Encomendas e expedições: Avante, soviete! e A sexta parte do mundo (1926) Exposição sobre a dinâmica entre encomenda e experimentação nos filmes Avante, soviete! e A sexta parte do mundo (1926). Projeção de A sexta parte do mundo e debate sobre o filme: entre a poesia, a propaganda e o filme etnográfico. Aula 4 (25/03/25): O Cine-Olho na Ucrânia: O décimo primeiro ano (1928) e O homem com a câmera (1929). “Cine-escrita absoluta” e metalinguagem Exposição sobre a transferência das atividades de Viértov e seu grupo para a Ucrânia entre 1927 e 1930. Projeção de sequências O décimo primeiro ano e debate sobre o filme: a dimensão poética/simbólica de seus filmes, os críticos ligados à Frente Esquerda das Artes (LEF) e a “literatura do fato”. A gênese de O homem com a câmera e sua conexão com trabalhos anteriores de Viértov. Projeção de O homem com a câmera. Debate sobre o filme e sua contínua influência na história do cinema. Aula 5 (26/03/25): Viértov e a experimentação sonora: Entusiasmo (Sinfonia de Donbass) (1930) e Três cantos sobre Lênin (1934). A “cine-verdade” na URSS dos anos 1930. Exposição sobre o interesse de Viértov pela experimentação sonora desde antes de seu ingresso no mundo do cinema. Projeção de sequências de Entusiasmo (Sinfonia de Donbass) e Três cantos sobre Lênin e discussão sobre a montagem audiovisual do filme: estratégias de sincronia e assincronia, “música de ruídos”, captações em som direto, etc. Debate sobre Três Cantos sobre Lênin e o realismo socialista. Aula 6 (27/03/23): Canção de ninar (1937), É para você, front! (1942) e projetos tardios não-realizados Exposição sobre a carreira tardia de Viértov, com projeção de fragmentos de Canção de ninar, É para você, front!, e apresentação de alguns de seus principais projetos não-realizados. Bibliografia ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo. São Paulo: Cosac Naify, 2002. ________________. Modernidade e vanguarda do cinema. Rio de janeiro: Azougue Editorial, 2012. BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard (org). The Film Factory: Russian and Soviet Cinema in Documents 1896- 1939. Londres e Nova York: Routledge, 1994. __________________________________. Inside the Film Factory: New Approaches to Russian and Soviet Cinema. Londres e Nova York: Routledge, 1994. CHUB, Esfir. Minha vida é o cinema. Em plano fechado. Tradução de Priscila Marques. São Paulo: Kinoruss, 2022 COOK, Simon. “‘Our Eyes, Spinning Life Propellers’: Wheel of Life, Curve of Velocities, and Dziga Vertov’s ‘Theory of the Interval’”, in: October n.121, Summer 2007, p. 79 – 91. GOMIDE, Bruno Barretto (org.). Escritos de Outubro: os intelectuais e a evolução Russa (1917-1924). São Paulo: Boitempo, 2017. HEFTBERGER, Adelheid. Digital Humanities and Film Studies: Visualising Dziga Vertov’s Work. Cham: Springer, 2018. HICKS, Jeremy. Dziga Vertov: Defining Documentary Film. Londres: IB Tauris, 2007. IZVOLOV, Nikolai. From Vertov to Medvekin: Unknown Pages of Russian Avant-Garde Film History. Israel: Grinberg Bros Inc, 2021. JAMES, David E. “Diário em filme/ Filme-diário: prática e produto em Walden, de Jonas Mekas”. In: MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP, 2013, p.165-206. LABAKI, Luis Felipe. “O homem com a câmera (1929) como um filme-diário”. Revista Galáxia (São Paulo, online), v.46, n.46, 2021. __________________. “Viértov no papel: um estudo sobre os escritos de Dziga Viértov”. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo). São Paulo, 2016. __________________. “Soviete, Moscou, São Paulo: Aproximações entre Avante, Soviete!, Moscou e São Paulo, a sinfonia da metrópole”. KINORUSS, ano VI, 2016, p.86-121. LEYDA, Jay. Kino. Terceira edição. New Jersey: Princeton University Press, 1983. MACKAY, John. The “Spinning Top” Takes Another Turn: Vertov Today. 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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki |
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