Atividade

132592 - O LABIRINTO MELANCÓLICO DA PARTIDA DA MONÇÃO (1897) DE ALMEIDA JÚNIOR.

Data da turma: 22/02/2025

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Descrição: Ementa:

O ciclo “Encontros com a Pesquisa” tem como principal objetivo difundir os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores ligados ao Museu Paulista da USP e, também, investigações realizadas a partir dos acervos da instituição por pesquisadores externos, nos diversos níveis da trajetória acadêmica - da iniciação científica ao pós-doutorado. Ao longo de 2025 serão realizados 12 encontros, programados para ocorrer no último sábado de cada mês, das 14h às 18h.

A palestra “O labirinto melancólico da Partida da monção (1897) de Almeida Júnior”, ministrada pelo Prof. Marco Antonio Silveira, é a segunda do ciclo e ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2025, com o objetivo de analisar a obra do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), concebendo-a como composta por séries de estudos e pinturas conectados em torno de uma problemática comum, relativa às tópicas da melancolia, do onirismo e da alienação.

Bibliográfia:

Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007.
ALONSO, Angela. Idéias em movimento. A geração 1870 na Crise do Brasil Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
ALPERS, Svetlana. El arte de describir. El arte holandés en el siglo XVII. Trad. Madri :Hermann Blume, 1987, p. 27-28.
ARAÚJO, Raquel Aguilar de. As linguagens de Almeida Júnior: o diálogo com a modernidade. Belo Horizonte: Departamento de História, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2012.
AZEVEDO, Vicente de. Almeida Júnior. O romance do pintor. São Paulo: Editora Própria, 1985, p. 22.
CAVALCANTI, Ana M. T.; DAZZI, Camila; VALLE, Arthur. Oitocentos. Arte brasileira do Império à Primeira República. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, UFRJ, 2008.
CHEREM, Rosângela Miranda. “Aparência e aparição: o jogo de transtornos num retrato de Almeida Júnior”. 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, 2009, p. 2862-90.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: SENAC, 2005.
CORDEIRO, Waldemar. “Almeida Júnior”. In: fantasia exata. Sâo Paulo: Itaú Cultural, 2014, p. 83-4.
CRIVILIN, Tânia Maria. Almeida Júnior: a afirmação de uma subjetividade moderna. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FRIED, Michael. Absorption and theatricality: painting and beholder in the age of Diderot. Chicago: Chicago University Press, 1988.
FRIED, Michael.Courbet’s realism. Chicago: Chicago University Press, 1992.
GOMES, Íris Carvalho. Carlo Parlagreco. A trajetória intelectual de um mediador cultural no Brasil (1892-1912) – uma reconstrução biobibliográfica.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, UFRJ, 2020.
JOUSSELANDIÈRE, J. S. Vigneron. Manual prático da agricultura intertropical. Rio de Janeiro: E. & H. Laemmert, 1860.
LIMA JÚNIOR, Carlos e NERY, Pedro. Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, v. 27, 2019, p. 1-47.
LIMA JUNIOR, Carlos. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva. Anais do Museu Paulista, n. 26, 2018.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Revendo Almeida Júnior. São Paulo: USP, 1980, 2 v (dissertação de mestrado).
LUCIE-SMITH, Edward. El arte simbolista. Trad. 2ª ed. Barcelona: Ediciones Destino, 1997.
MICELI, Sérgio. “Adolfo Augusto Pinto: colecionador católico”. In: Nacional estrangeiro. História social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Cia. das Letras, 2003, p. 43-51.
NERY, Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo: 2015.
PALHARES, Taisa (org.). A arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.
PERUTTI, Daniela Carolina. Almeida Júnior, gestos feitos de tinta. São Paulo: Alameda, 2011.
PITTA, Fernanda Mendonça. “Um povo pacato e bucólico”: costume e história na pintura de Almeida Júnior. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
RIBOT, Théodule. La psichologie allemande anglaise (école expérimentale). 3eme ed., 1896 (primeira edição de 1870).
RIBOT, Théodule. La psichologie allemande contemporaine (école expérimentale). 4eme ed. 1892 (primeira edição de 1879).
SILVA, Domício Pacheco e. A morte no fim do mundo. A história do pintor Almeida Júnior. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.
SINGH JR. Oséas. Partida da monção: tema histórico em Almeida Júnior. Campinas/SP: Departamento de História da Arte e da Cultura, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2004.
SOUZA, Gilda de Mello e. “Pintura brasileira contemporânea: os precursores”. In: Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades, 1980, p. 223-47.
STAROBINSKI, Jean. A melancolia diante do espelho. Três leituras de Baudelaire. Trad. São Paulo: Editora 34, 2014.
VÉRON, Eugène. L’estétique. 2eme ed. Paris: C. Reinwald, 1883 (primeira edição de 1878).

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Marco Antonio Silveira


 
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