132558 - Educação e Cultura na América Latina: História, Movimentos, Resistências e Proposições |
Período da turma: | 13/03/2025 a 12/06/2025
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Descrição: | Março - 13/03/2025
ABERTURA Título: América Latina no Contexto Mundial. O segundo círculo – centro e periferia em tempos de guerra. Prof. convidado André Singer (USP) CV Resumido Professor Titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde 1990. Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986). É mestre (1993), doutor (1998) e livre-docente (2011) em Ciência Política pela USP. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo (1987-88), Porta-voz da Presidência da República (2003-2007) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2005-2007). Foi coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic-FFLCH/USP) de 2011 a 2015 e de 2017 a 2021, onde hoje é pesquisador. Lidera, juntamente com Bernardo Ricupero, o Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (CNPq). Foi colunista da Folha de S. Paulo (2012-2019). Tem experiência em Comportamento Eleitoral, Teoria Política Moderna e Classes Sociais na Política Brasileira Contemporânea, atuando nas áreas de comportamento político, problemas da democracia e análise de classe dos partidos no Brasil. Autor de Esquerda e direita no eleitorado brasileiro (Edusp, 2000), Os sentidos do lulismo (Companhia das Letras, 2012 -- Prêmio Anpocs de Melhor Obra Científica 2013) e O lulismo em crise (Companhia das Letras, 2018), entre outros livros. Publicou em 2021, junto com Cicero Araujo e Leonardo Belinelli, Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política (Zahar). (Fonte: Currículo Lattes) 20/03/2025 Entrosamento dos grupos e propostas de trabalho/avaliação Coordenação do Curso 27/03/2025 Título da Aula: América Latina no contexto Mundial. Políticas de drogas e mercados ilícitos: entre a violência estrutural e as violências institucionais Docente: Joana das Flores Duarte (UNIFESP) CV resumido: Professora da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS). Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2019) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área sociojurídica, com ênfase em estudos sobre: teoria crítica feminista; pensamento contra-hegemônico e emancipações; exploração, discriminação e violência nas formas de vida e produção capitalista; e violência jurídica e sistema internacional de direitos humanos. Pesquisa as redes, fluxos, rotas, condições de trabalho e conflitos geopolíticos desencadeados pelo mercado global de cocaína e a atuação estratégica, porém periférica e dependente da América do Sul no setor de produção e exportação para a Europa e África. Coordena o Grupo de Trabajo: Feminismos, Resistencias y Emancipacíon do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO -2023/2025). Vice coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero NETeG/UNIFESP. Editora da Revista Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo (UFRJ). Ementa: Análise sobre mercado global de drogas, trabalho, informalidade e a situação de homens e mulheres brasileiros e estrangeiros presos na tipificação penal da Lei 11.343, de 2006. Estruturado em três partes, na primeira objetiva-se situar o caráter qualitativo da pesquisa, o percurso investigativo e a análise dos dados. Em seguida, busca-se desvendar as relações entre fluxos, rotas e conflitos geopolíticos desencadeados pelo mercado global da cocaína e a atuação estratégica da América Latina no setor de produção e exportação para a Europa e África. Já na terceira parte, faz-se apontamentos sobre a tríade: regularização, descriminalização e legalização como responsabilidade do Estado e a garantia de Políticas Públicas. Por fim, apontamos alguns caminhos possíveis tomando como horizonte uma política econômica de integração latino-americana. Referências DUARTE, J.F. O novo açúcar: a rota da cocaína na perspectiva de gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 30(1): e75162 DOI: 10.1590/1806-9584-2022v30n175162 DUARTE, J. F. A Rota do Fim do Mundo: mercado global de drogas e organizações criminosas na Amazônia. Revista de Política Públicas. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v27n1.2023.3 DUARTE, J. F. GUERRA ÀS DROGAS, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E ENCARCERAMENTO: conexões de poder. NO PRELO, 2024. Abril 03/04/2025 Título: A Cultura como fator de integração e proximidade entre os países: casos do Paraguai e Venezuela Docente: Maria Margarida Cintra Nepomuceno ( PROLAM USP) CV Resumido Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação “Integração da América Latina". Professora orientadora credenciada pelo PROLAM, É pesquisadora colaboradora da EACH, USP e desenvolve uma pesquisa sobre a Diplomacia Cultural do Brasil na América Latina e a circulação de intelectuais brasileiros. Jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero e Historiadora da Arte. Autora de vários livros, dentre os quais Lívio Abramo no Paraguay: entretejiendo Culturas, A Guerra Civil Espanhola e a América Latina e o mais recente: As Missões Culturais do Brasil na América Latina. Ementa: Quarenta e cinco (45%) por cento do território brasileiro se encontram nas fronteiras, sobretudo em terras da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Peru, mas somente após a República criou-se uma política cultural de fluxo contínuo para aproximar os países da região, denominada de Diplomacia Cultural. Nesse encontro procuro mostrar os casos específicos de artistas e escritores, como Cecília Meireles, Livio Abramo, José Lins do Rego, Gilberto Freire e Darcy Ribeiro, entre outros e a convivência produtiva com os seus pares em países como Paraguai (Centro de Estudos Brasileiros) e Venezuela (Biblioteca Ayacucho) Bibliografia básica RIBEIRO, Edgar Teles. A Diplomacia Cultural na Política Externa Brasileira. file:///C:/Users/marga/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/ATIVIDAD ES%202024%202%C2%AA%20SEM/AULA%20SANTIAGO%20DANTAS/d iplomacia_cultural__seu_papel_na_politica_externa_brasileira.pdf NEPOMUCENO, M.M.C. Políticas Culturais Do Brsil na América Latina. Um pouco de História. file:///C:/Users/marga/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Textos%2 0Basicos%20Margarida/Anais_VIII_Funda%C3%A7%C3%A3o%20Casa%2 0Rui%20Barbosa.pdf PRADO, Maria Lígia Coelho. Histórias conectadas, histórias comparadas, História transacionais. file:///C:/Users/marga/OneDrive/BIBLIOTECA%20LATINO%20AMERICANA /LIVROS%20E%20TEXTOS%20DA%20%20AMERICA%20LATINA/LIGIA% 20PRADO%20Am%C3%A9rica%20Latina%20historia%20comparada,%20 historia%20conectadas,%20historia%20transnacional_Maria%20Ligia%20P rado.pdf 10/04/2025 Título da Aula : O sistema educacional no Paraguai: Memória e história Docente: Alayde Maria Pinto Digiovanni (PROLAM USP) Cv Resumido Psicóloga, licenciada em Psicologia, professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), docente orientadora e pesquisadora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Doutorado e pós-doutorado pelo Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Psicologia e Educação na perspectiva Histórico-Cultural/CNPq e o Laboratório Interinstitucional de Psicologia Escolar e Políticas Públicas. Participa da Red Baró América Latina y El Caribe e do Grupo de Trabalho Trabajo intelectual, pensamiento y modernidad en América Latina, siglos XIX-XX da Associação de Historiadores Latinoamericanistas e Europeus. Ementa: O Paraguai foi o país da América Latina que teve no decorrer do século XX a Ditadura Civil-Militar mais longa de todo subcontinente. Nesta aula focaremos nas relações econômicas e sociais instituídas antes durante e após a ditadura e os efeitos deste período na Educação e nas políticas sociais. Colocando em relevo as políticas implementadas pelo presidente Fernando Lugo eleito em 2008 até o golpe parlamentar em 2012. Bibliografia básica CODAS, Gustavo. Paraguai, 22 de junho de 2012: um golpe contra a integração sul-americana. Teoria e Debate. Edição 107, 2012. Disponível em: https://teoriaedebate.org.br/2012/12/05/paraguai-22-de-junho-de-2012-um-golpe-contr a-a-integracao-sul-americana/ ROESLER, P. S. A educação paraguaia: quatro marcos históricos decisivos. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 136–150, 2017. DOI: 10.9771/gmed.v9i3.23054. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/23054. SANTOS, Fabio Luis Barbosa dos. A DEPOSIÇÃO DE LUGO E OS LIMITES DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA. Brazilian Journal of Latin American Studies, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 22, p. 25–37, 2013. DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2013.82514. Disponível em: https://revistas.usp.br/prolam/article/view/82514. 24/04/2025 Título da Aula: Movimentos sociais em presença, MST, Movimento Negro, Movimento indígena. Docentes: Movimento Negro – Júlio de Xangô Movimento Indígena - Xeramõi Timóteo, Comissão Guarani Yvyrupa. Moviemento Sem Terra - Ementa Nesta aula teremos as apresentações de três convidados que representam movimentos sociais da questão agrária, racial e indígena. Considera-se importante que os estudantes conheçam as principais lutas que se fazem presentes no campo do movimento social, possibilitando assim uma visão desde aqueles que vivem diretamente os grandes desafios e necessidades em uma sociedade baseada na desigualdade e no preconceito. Maio Data: 08/05/2025 Título da aula: Expressões de luta no Uruguai recente: entre os partidos e os feminismos Ementa A aula tem o objetivo de abordar de forma panorâmica uma breve contextualização sociopolítica do país, fazendo énfasis em algumas expressões de luta sociais. Nos interesa pensar algumas tensões que convivem em torno as correntes políticos partidarias, especialmente vinculadas ao partido de esquerda Frente Amplio, con expressões de resistencia da luta feminista do ultimo periodo historico do século XX. Docente: Gabriela Veras Iglesias Mini cv: Mestre em Ciências Humanas (FCHE-UDELAR). Professora na Área Estudos Cooperativos e Economia Solidária da Pró Reitoria de Extensão da UDELAR. Atualmente atua nas seguintes linhas: Interseção entre Economia Solidária e Economia Feminista, Estudos feministas, economia solidária e produção do comúm, cuidados e maternidades na perspectiva feminista. Bibliografia básica FALERO A. (2016). La sociedad uruguaya en el siglo XXI: herencias problemáticas, apertura global y contención de alternativas. En Y. Acosta (Coord.), Uruguay a inicios del siglo XXI (pp. 51-70). Universidad Nacional Autónoma de México, Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe. https://rilzea.cialc.unam.mx/jspui/handle/CIALC-UNAM/CL364 FRY M.; CUCCHI B., & ROBELLO M. . (2024). Palabras rebeldes. Movimiento feminista y producción de ideas en el Uruguay de los ochenta. Encuentros Latinoamericanos (segunda época), 8(1), 146–173. https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/enclat/article/view/2370 Data: 15/05/2025 Título: Extensão universitária e economia solidária na Udelar/Uruguai: a busca da integração entre ensino, pesquisa e extensão Ementa A aula tem como objetivos 1) situar a experiência de ensino superior no Uruguai, em relação ao ensino superior na América Latina, analisando a especificidade das Universidades na região e caracterizando o modelo latino americano de Universidade, fundado a partir dos movimentos de contestação e reforma universitária, cuja expressão emblemática foi a Reforma de Cordova, em 1917 na Argentina, e que tem como uma das bases a extensão universitária; 2) Analisar a trajetória da extensão em economia solidária na UdelaR, em diálogo com as transformações institucionais realizadas a partir de sua Segunda Reforma Universitária, que se iniciou em 2006. Docente: Ana Luzia Alvares de Laporte MINI CV: Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Ciências Sociais (2007) e mestrado em Sociologia da Educação pela mesma universidade (2013). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Economia Solidária (NESOL-USP), articuladora no Projeto de Redes Intersetoriais de Politicas Públicas (USP, CEPEDOC, Instituto Lidas) e coordenadora da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã. Tem experiência nas áreas de extensão universitária, economia solidária, economia feminista, educação popular, autogestão e desenvolvimento territorial. Bibliografia básica CONTERA, Cristina. LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN URUGUAY. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. 533-554, 2008. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3121. LAPORTE, Ana Luzia Alvares de. Extensão universitária e economia solidária na América Latina: a universidade em disputa nas trajetórias da USP/Brasil e Udelar/Uruguai. 2024. Tese (Doutorado em Estado, Sociedade e Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. p.169-212 Bibliografia Complementar: BRALICH, Jorge. Una mirada histórica a la extensión universitaria. Extensión en Obra. Montevideo: Universidad de la República, 2007, p. 53-62. Disponível em: https://eva.fic.udelar.edu.uy/pluginfile.php/18274/mod_resource/content/1/Una%20mira da%20hist%C3%B3rica%20a%20la%20extensi%C3%B3n%20universitaria.%20En%2 0Extensi%C3%B3n%20en%20Obra.pdf 22/05/2025 Título: Panorama Atual da Educação na Bolívia: Desafios e Perspectivas Docente: Álvaro Torres (Pós- DOC) Mini CV Graduação em Ciências da Computação (2010), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Simulações Atomísticas, Simulações Multiescala, Computação Científica, Modelos Analíticos, Ciências da Computação e Apredizado de Máquina. Atua na área de Física da Matéria Condensada, especificamente na Simulação Computacional de Materiais Nanoestruturados. Atualmente é pós-doutorando no Departamento de Mecânica e Física de Materiais do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ementa: 1. Breve análise do contexto histórico e político do desenvolvimento educacional na Bolívia. 2. Organização da estrutura do sistema educacional. 3. Desafios atuais. 4. Iniciativas e políticas públicas. 5. Oportunidades e tendências para o fortalecimento da educação no país. Bibliografia básica BOLÍVIA. Ley de la Educación Nº 070 “Avelino Siñani - Elizardo Pérez”. La Paz: Assembleia Legislativa Plurinacional de Bolivia, 20 de dezembro de 2010. - UNICEF. Bolivia Education Sectoral (Thematic) Report: January - December 2018. Prepared by UNICEF Bolivia. La Paz: UNICEF, Mar. 2019. https://open.unicef.org/sites/transparency/files/2020-06/Bolivia-TP4-2018.pdf TORRES CARRASCO, Ludwing Ernesto. El sistema educativo boliviano desde la mirada de la complejidad y la prospectiva. Edu. Sup. Rev. Cient. Cepies, La Paz , v. 10, n. 1, p. 57-70, jun. 2023 . Disponible en https://doi.org/10.53287/vfxx5089sw98n 29/05/2025 Título da aula: Bolívia: conjuntura e estrutura histórica entre tradições indianista, nacionalalista e de esquerda. Docente: Salvador Andres Shavelzon Mini CV Antropólogo, professor e pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Osasco (Departamento Multidisciplinar). Credenciado como professor pleno no Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Museu Nacioanl- 2010). Possui graduação em Ciências Antropológicas pela Universidade de Buenos Aires (UBA-2003), mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ (2006), com atuação como professor visitante e pesquisador na Universidade de Califórnia (Davis-2012). Tese de doutorado: A Assembléia Constituinte da Bolívia: Etnografia de um Estado Plurinacional, publicada como livro na Bolívia em 2012 e 2014. Atualmente pesquisa sobre política Latino-americana, capitalismo digital e de plataforma, autonomia indígena e Teoria Antropológica. Tem publicações sobre Cosmopolítica Indígena, Antropologia do Estado, Processos Constituintes, Plurinacionalidade, Bem Viver. Realizou pesquisa e escreveu sobre processos políticos no Brasil, Espanha, Bolívia, Equador, Chile e Argentina Ementa: Nesta aula buscamos entender alguns elementos do presente boliviano a partir de uma leitura da composição política das forças políticas e sociais que configuram sua dinâmica histórica. Vamos entender o percurso e atualidade do indianismo katarista, do nacionalismo entre o MNR e o MAS e a esquerda, entre o estado e a comunidade. Bibliografia básica Schavelzon, S. El Nacimiento del Estado Plurinacional de Bolivia. La Paz: Plural, CLACSO, 2012. Disponível em: https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/pais_autor_libro_detalle.php?id_libro =754&campo=autor&texto=3395&pais=7 Schavelzon, S. A possibilidade de um golpe na Bolívia: o ex abrupto de Zúñiga. Publicado em Site Passapalavra, 29 de junho 2024. Disponível em: https://passapalavra.info/2024/06/153394/ Junho 05/06/2025 Título da Aula: A radicalidade do projeto educacional bolivariano: um balanço histórico do Programa Misión Robinson Ministrante: Profa. Dra. Gisele Cardoso Costa - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Mini CV Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre e doutora em Ciência pelo Programa de Integração da América Latina, na Universidade de São Paulo - USP. Atua na área de educação, com ênfase em educação e a formação econômica-social latino-americana, educação escolar e a influência do padrão de reprodução do capital nas políticas educacionais. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4824-865X Ementa A considerar que a socialização do conhecimento por meio da educação escolar permanece como uma das tarefas democráticas não realizadas, em sua plenitude, na maioria dos países latino-americanos, a aula pretende apresentar e debater, mediantes os instrumentos de análise do materialismo histórico-dialético, os avanços e os limites do programa educacional venezuelano Misión Robinson, um programa metodologicamente inspirado na pedagogia cubana, e politicamente conectado com a luta de Libertação Nacional, na Venezuela. Referências COSTA, Gisele Cardoso; SOUZA, Marilene Proença Rebelo. A educação e os programas de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: o fracasso escolar em debate. In: GONÇALVES, Lisbeth Ruth Rebollo; SOUZA, Marilene Proença Rebelo (Orgs). Miradas sobre América Latina: Primeiro ciclo sobre Educação e Cultura. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2020. NOGUEIRA; Francis Mary Guimarães; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon. Democratização da educação escolar: as Missões Robinson, Ribas e Sucre e o Estado Venezuelano inscrito na Constituição de 1999. In: BORGES, Liliam Faria Porto; MAZZUCO, Neiva Galina (Orgs). Democracia e políticas sociais na América Latina. 12/06/2025 Título: A Revolução bolivariana e os caminhos do chavismo na Venezuela Docente: Prof. Dr. Gustavo Menon (PROLAM USP) Mini cv Pósdoutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (USAL-Espanha). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo - PROLAM/USP. Graduado e Mestre em Ciências Sociais (Política) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e no Grupo de Trabalho "China e o Mapa do Poder Mundial", do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, Argentina. Docente no PROLAM-USP e na Universidade Católica de Brasília (UCB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9027785526016734 Ementa: Refletir sobre os principais elementos da Rev. Bolivariana na Venezuela e, ao mesmo tempo, problematizar os caminhos da integração latino-americana a partir da eleição de Hugo Chávez em 1998. Conteúdos a serem desenvolvidos: Contexto da Rev. Bolivariana na Venezuela;Nova Constituição e modelos de integração (ALBA, Petrocaribe); Crise e atual conjuntura (Essequibo e os governos de Nicolas Maduro). Apresentação dialogada-expositiva utilizando de slides no CANVA. Após a apresentação tempo direcionado às críticas, perguntas e apontamentos. Bibliografia básica ● Menon, Gustavo. A INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA DO PETRÓLEO NA AMÉRICA LATINA: BREVES NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DA PETROCARIBE. Revista Tempo Do Mundo, (30), 2023, 344-363.DOI: https://doi.org/10.38116/rtm30art12 ● RODRIGUES, M. R.; GOUVEIA FERREIRA LAZARINI, R.; LACERDA MADEIRA, L.; MENON, G. A criação da ALBA-TCP como alternativa na integração latino-americana. Lutas Sociais, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 85–106, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/ls.v26i48.62226 ● BUZETTO, Marcelo. "Guerra de todo o povo": a influência das lutas políticas e sociais na nova doutrina de defesa nacional venezuelana. Tese de Doutorado: PUC-SP, 2011 https://tede.pucsp.br/handle/handle/3317 ● CARDIM, Carlos Henrique; GUIMARAES, Samuel Pinheiro. (orgs) Venezuela: visões brasileiras. Brasília: IPRI, 2003. https://fpabramo.org.br/cooperacao-internacional/download/venezuela-visoes-b rasileiras-2001-org-samuel-pinheiro-guimaraes-carlos-henrique-cardim/?wpdmd l=2173&refresh=6758c623031fc1733871139 |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Fábio Sampaio Mascarenhas João Francisco Migliari Branco Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves Marilene Proença Rebello de Souza Sonia Maria Portella Kruppa |
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