Atividade

132558 - Educação e Cultura na América Latina: História, Movimentos, Resistências e Proposições

Período da turma: 13/03/2025 a 12/06/2025

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Descrição: Março - 13/03/2025
ABERTURA
Título: América Latina no Contexto Mundial. O segundo círculo – centro e
periferia em tempos de guerra.
Prof. convidado André Singer (USP)
CV Resumido
Professor Titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP),
onde leciona desde 1990. Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em
Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986). É mestre (1993), doutor (1998) e
livre-docente (2011) em Ciência Política pela USP. Foi secretário de Redação da Folha
de S. Paulo (1987-88), Porta-voz da Presidência da República (2003-2007) e
secretário de Imprensa da Presidência da República (2005-2007). Foi coordenador do
Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic-FFLCH/USP) de 2011 a 2015 e
de 2017 a 2021, onde hoje é pesquisador. Lidera, juntamente com Bernardo Ricupero,
o Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (CNPq). Foi colunista da Folha
de S. Paulo (2012-2019). Tem experiência em Comportamento Eleitoral, Teoria Política
Moderna e Classes Sociais na Política Brasileira Contemporânea, atuando nas áreas
de comportamento político, problemas da democracia e análise de classe dos partidos
no Brasil. Autor de Esquerda e direita no eleitorado brasileiro (Edusp, 2000), Os
sentidos do lulismo (Companhia das Letras, 2012 -- Prêmio Anpocs de Melhor Obra
Científica 2013) e O lulismo em crise (Companhia das Letras, 2018), entre outros
livros. Publicou em 2021, junto com Cicero Araujo e Leonardo Belinelli, Estado e
democracia: uma introdução ao estudo da política (Zahar). (Fonte: Currículo Lattes)

20/03/2025
Entrosamento dos grupos e propostas de trabalho/avaliação
Coordenação do Curso

27/03/2025
Título da Aula: América Latina no contexto Mundial. Políticas de drogas e
mercados ilícitos: entre a violência estrutural e as violências institucionais
Docente: Joana das Flores Duarte (UNIFESP)
CV resumido: Professora da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS).
Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2019) em Serviço Social pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área
sociojurídica, com ênfase em estudos sobre: teoria crítica feminista; pensamento
contra-hegemônico e emancipações; exploração, discriminação e violência nas formas
de vida e produção capitalista; e violência jurídica e sistema internacional de direitos
humanos. Pesquisa as redes, fluxos, rotas, condições de trabalho e conflitos
geopolíticos desencadeados pelo mercado global de cocaína e a atuação estratégica,
porém periférica e dependente da América do Sul no setor de produção e exportação
para a Europa e África. Coordena o Grupo de Trabajo: Feminismos, Resistencias y
Emancipacíon do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO
-2023/2025). Vice coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero
NETeG/UNIFESP. Editora da Revista Reoriente: estudos sobre marxismo,
dependência e sistemas-mundo (UFRJ).
Ementa:
Análise sobre mercado global de drogas, trabalho, informalidade e a situação de
homens e mulheres brasileiros e estrangeiros presos na tipificação penal da Lei
11.343, de 2006. Estruturado em três partes, na primeira objetiva-se situar o caráter
qualitativo da pesquisa, o percurso investigativo e a análise dos dados. Em seguida,
busca-se desvendar as relações entre fluxos, rotas e conflitos geopolíticos
desencadeados pelo mercado global da cocaína e a atuação estratégica da América
Latina no setor de produção e exportação para a Europa e África. Já na terceira
parte, faz-se apontamentos sobre a tríade: regularização, descriminalização e
legalização como responsabilidade do Estado e a garantia de Políticas Públicas. Por
fim, apontamos alguns caminhos possíveis tomando como horizonte uma política
econômica de integração latino-americana.
Referências
DUARTE, J.F. O novo açúcar: a rota da cocaína na perspectiva de gênero. Revista
Estudos Feministas, Florianópolis, 30(1): e75162 DOI:
10.1590/1806-9584-2022v30n175162
DUARTE, J. F. A Rota do Fim do Mundo: mercado global de drogas e organizações
criminosas na Amazônia. Revista de Política Públicas. DOI:
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v27n1.2023.3
DUARTE, J. F. GUERRA ÀS DROGAS, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E
ENCARCERAMENTO: conexões de poder. NO PRELO, 2024.

Abril
03/04/2025
Título: A Cultura como fator de integração e proximidade entre os países: casos
do Paraguai e Venezuela
Docente: Maria Margarida Cintra Nepomuceno ( PROLAM USP)
CV Resumido
Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação “Integração da
América Latina". Professora orientadora credenciada pelo PROLAM, É pesquisadora
colaboradora da EACH, USP e desenvolve uma pesquisa sobre a Diplomacia Cultural
do Brasil na América Latina e a circulação de intelectuais brasileiros. Jornalista
formada pela Fundação Cásper Líbero e Historiadora da Arte. Autora de vários livros,
dentre os quais Lívio Abramo no Paraguay: entretejiendo Culturas, A Guerra Civil
Espanhola e a América Latina e o mais recente: As Missões Culturais do Brasil na
América Latina.
Ementa:
Quarenta e cinco (45%) por cento do território brasileiro se encontram nas fronteiras,
sobretudo em terras da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela,
Guiana, Suriname e Peru, mas somente após a República criou-se uma política
cultural de fluxo contínuo para aproximar os países da região, denominada de
Diplomacia Cultural.
Nesse encontro procuro mostrar os casos específicos de artistas e escritores, como
Cecília Meireles, Livio Abramo, José Lins do Rego, Gilberto Freire e Darcy Ribeiro,
entre outros e a convivência produtiva com os seus pares em países como Paraguai
(Centro de Estudos Brasileiros) e Venezuela (Biblioteca Ayacucho)
Bibliografia básica
RIBEIRO, Edgar Teles. A Diplomacia Cultural na Política Externa Brasileira.
file:///C:/Users/marga/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/ATIVIDAD
ES%202024%202%C2%AA%20SEM/AULA%20SANTIAGO%20DANTAS/d
iplomacia_cultural__seu_papel_na_politica_externa_brasileira.pdf
NEPOMUCENO, M.M.C. Políticas Culturais Do Brsil na América Latina. Um pouco
de História.
file:///C:/Users/marga/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Textos%2
0Basicos%20Margarida/Anais_VIII_Funda%C3%A7%C3%A3o%20Casa%2
0Rui%20Barbosa.pdf
PRADO, Maria Lígia Coelho. Histórias conectadas, histórias comparadas,
História transacionais.
file:///C:/Users/marga/OneDrive/BIBLIOTECA%20LATINO%20AMERICANA
/LIVROS%20E%20TEXTOS%20DA%20%20AMERICA%20LATINA/LIGIA%
20PRADO%20Am%C3%A9rica%20Latina%20historia%20comparada,%20
historia%20conectadas,%20historia%20transnacional_Maria%20Ligia%20P
rado.pdf

10/04/2025
Título da Aula : O sistema educacional no Paraguai: Memória e história
Docente: Alayde Maria Pinto Digiovanni (PROLAM USP)
Cv Resumido
Psicóloga, licenciada em Psicologia, professora Adjunta da Universidade Estadual do
Centro-Oeste (UNICENTRO), docente orientadora e pesquisadora do Departamento
de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina
da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Doutorado e pós-doutorado pelo
Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.
Coordena o grupo de pesquisa Psicologia e Educação na perspectiva
Histórico-Cultural/CNPq e o Laboratório Interinstitucional de Psicologia Escolar e
Políticas Públicas. Participa da Red Baró América Latina y El Caribe e do Grupo de
Trabalho Trabajo intelectual, pensamiento y modernidad en América Latina, siglos
XIX-XX da Associação de Historiadores Latinoamericanistas e Europeus.
Ementa: O Paraguai foi o país da América Latina que teve no decorrer do século XX a
Ditadura Civil-Militar mais longa de todo subcontinente. Nesta aula focaremos nas
relações econômicas e sociais instituídas antes durante e após a ditadura e os efeitos
deste período na Educação e nas políticas sociais. Colocando em relevo as políticas
implementadas pelo presidente Fernando Lugo eleito em 2008 até o golpe parlamentar
em 2012.
Bibliografia básica
CODAS, Gustavo. Paraguai, 22 de junho de 2012: um golpe contra a integração
sul-americana. Teoria e Debate. Edição 107, 2012. Disponível em:
https://teoriaedebate.org.br/2012/12/05/paraguai-22-de-junho-de-2012-um-golpe-contr
a-a-integracao-sul-americana/
ROESLER, P. S. A educação paraguaia: quatro marcos históricos decisivos. Germinal:
marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 136–150, 2017. DOI:
10.9771/gmed.v9i3.23054. Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/23054.
SANTOS, Fabio Luis Barbosa dos. A DEPOSIÇÃO DE LUGO E OS LIMITES DA
DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA. Brazilian Journal of Latin American Studies,
São Paulo, Brasil, v. 12, n. 22, p. 25–37, 2013. DOI:
10.11606/issn.1676-6288.prolam.2013.82514. Disponível em:
https://revistas.usp.br/prolam/article/view/82514.

24/04/2025
Título da Aula: Movimentos sociais em presença, MST, Movimento Negro,
Movimento indígena.
Docentes:
Movimento Negro – Júlio de Xangô
Movimento Indígena - Xeramõi Timóteo, Comissão Guarani Yvyrupa.
Moviemento Sem Terra -
Ementa
Nesta aula teremos as apresentações de três convidados que representam
movimentos sociais da questão agrária, racial e indígena. Considera-se importante
que os estudantes conheçam as principais lutas que se fazem presentes no campo do
movimento social, possibilitando assim uma visão desde aqueles que vivem
diretamente os grandes desafios e necessidades em uma sociedade baseada na
desigualdade e no preconceito.

Maio
Data: 08/05/2025
Título da aula: Expressões de luta no Uruguai recente: entre os partidos e os
feminismos
Ementa
A aula tem o objetivo de abordar de forma panorâmica uma breve contextualização
sociopolítica do país, fazendo énfasis em algumas expressões de luta sociais. Nos
interesa pensar algumas tensões que convivem em torno as correntes políticos
partidarias, especialmente vinculadas ao partido de esquerda Frente Amplio, con
expressões de resistencia da luta feminista do ultimo periodo historico do século XX.
Docente: Gabriela Veras Iglesias
Mini cv:
Mestre em Ciências Humanas (FCHE-UDELAR). Professora na Área Estudos
Cooperativos e Economia Solidária da Pró Reitoria de Extensão da UDELAR.
Atualmente atua nas seguintes linhas: Interseção entre Economia Solidária e
Economia Feminista, Estudos feministas, economia solidária e produção do comúm,
cuidados e maternidades na perspectiva feminista.
Bibliografia básica
FALERO A. (2016). La sociedad uruguaya en el siglo XXI: herencias problemáticas,
apertura global y contención de alternativas. En Y. Acosta (Coord.), Uruguay a inicios
del siglo XXI (pp. 51-70). Universidad Nacional Autónoma de México, Centro de
Investigaciones sobre América Latina y el Caribe.
https://rilzea.cialc.unam.mx/jspui/handle/CIALC-UNAM/CL364
FRY M.; CUCCHI B., & ROBELLO M. . (2024). Palabras rebeldes. Movimiento
feminista y producción de ideas en el Uruguay de los ochenta. Encuentros
Latinoamericanos (segunda época), 8(1), 146–173.
https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/enclat/article/view/2370

Data: 15/05/2025
Título: Extensão universitária e economia solidária na Udelar/Uruguai: a busca
da integração entre ensino, pesquisa e extensão
Ementa
A aula tem como objetivos 1) situar a experiência de ensino superior no Uruguai, em
relação ao ensino superior na América Latina, analisando a especificidade das
Universidades na região e caracterizando o modelo latino americano de Universidade,
fundado a partir dos movimentos de contestação e reforma universitária, cuja
expressão emblemática foi a Reforma de Cordova, em 1917 na Argentina, e que tem
como uma das bases a extensão universitária; 2) Analisar a trajetória da extensão em
economia solidária na UdelaR, em diálogo com as transformações institucionais
realizadas a partir de sua Segunda Reforma Universitária, que se iniciou em 2006.
Docente: Ana Luzia Alvares de Laporte
MINI CV:
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, possui graduação em
Ciências Sociais (2007) e mestrado em Sociologia da Educação pela mesma
universidade (2013). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Economia Solidária
(NESOL-USP), articuladora no Projeto de Redes Intersetoriais de Politicas Públicas
(USP, CEPEDOC, Instituto Lidas) e coordenadora da Feira Agroecológica e Cultural de
Mulheres no Butantã. Tem experiência nas áreas de extensão universitária, economia
solidária, economia feminista, educação popular, autogestão e desenvolvimento
territorial.
Bibliografia básica
CONTERA, Cristina. LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN URUGUAY. Avaliação: Revista
da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. 533-554,
2008. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3121.
LAPORTE, Ana Luzia Alvares de. Extensão universitária e economia solidária na
América Latina: a universidade em disputa nas trajetórias da USP/Brasil e
Udelar/Uruguai. 2024. Tese (Doutorado em Estado, Sociedade e Educação) -
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. p.169-212
Bibliografia Complementar:
BRALICH, Jorge. Una mirada histórica a la extensión universitaria. Extensión en Obra.
Montevideo: Universidad de la República, 2007, p. 53-62. Disponível em:
https://eva.fic.udelar.edu.uy/pluginfile.php/18274/mod_resource/content/1/Una%20mira
da%20hist%C3%B3rica%20a%20la%20extensi%C3%B3n%20universitaria.%20En%2
0Extensi%C3%B3n%20en%20Obra.pdf

22/05/2025
Título: Panorama Atual da Educação na Bolívia: Desafios e Perspectivas
Docente: Álvaro Torres (Pós- DOC)
Mini CV
Graduação em Ciências da Computação (2010), mestrado (2014) e doutorado (2018)
em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC. Tem
experiência na área de Simulações Atomísticas, Simulações Multiescala, Computação
Científica, Modelos Analíticos, Ciências da Computação e Apredizado de Máquina.
Atua na área de Física da Matéria Condensada, especificamente na Simulação
Computacional de Materiais Nanoestruturados. Atualmente é pós-doutorando no
Departamento de Mecânica e Física de Materiais do Instituto de Física da
Universidade de São Paulo.
Ementa:
1. Breve análise do contexto histórico e político do desenvolvimento educacional
na Bolívia.
2. Organização da estrutura do sistema educacional.
3. Desafios atuais.
4. Iniciativas e políticas públicas.
5. Oportunidades e tendências para o fortalecimento da educação no país.
Bibliografia básica
BOLÍVIA. Ley de la Educación Nº 070 “Avelino Siñani - Elizardo Pérez”. La Paz:
Assembleia Legislativa Plurinacional de Bolivia, 20 de dezembro de 2010. - UNICEF.
Bolivia Education Sectoral (Thematic) Report: January - December 2018. Prepared by
UNICEF Bolivia. La Paz: UNICEF, Mar. 2019.
https://open.unicef.org/sites/transparency/files/2020-06/Bolivia-TP4-2018.pdf
TORRES CARRASCO, Ludwing Ernesto. El sistema educativo boliviano desde la
mirada de la complejidad y la prospectiva. Edu. Sup. Rev. Cient. Cepies, La Paz , v.
10, n. 1, p. 57-70, jun. 2023 . Disponible en
57&lng=es&nrm=iso>. accedido en 10 dic. 2024.
https://doi.org/10.53287/vfxx5089sw98n

29/05/2025
Título da aula: Bolívia: conjuntura e estrutura histórica entre tradições indianista,
nacionalalista e de esquerda.
Docente: Salvador Andres Shavelzon
Mini CV
Antropólogo, professor e pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),
Campus de Osasco (Departamento Multidisciplinar). Credenciado como professor pleno no
Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de
São Paulo (USP). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ-Museu Nacioanl- 2010). Possui graduação em Ciências
Antropológicas pela Universidade de Buenos Aires (UBA-2003), mestrado em Sociologia e
Antropologia pela UFRJ (2006), com atuação como professor visitante e pesquisador na
Universidade de Califórnia (Davis-2012). Tese de doutorado: A Assembléia Constituinte da
Bolívia: Etnografia de um Estado Plurinacional, publicada como livro na Bolívia em 2012 e
2014. Atualmente pesquisa sobre política Latino-americana, capitalismo digital e de plataforma,
autonomia indígena e Teoria Antropológica. Tem publicações sobre Cosmopolítica Indígena,
Antropologia do Estado, Processos Constituintes, Plurinacionalidade, Bem Viver. Realizou
pesquisa e escreveu sobre processos políticos no Brasil, Espanha, Bolívia, Equador, Chile e
Argentina
Ementa:
Nesta aula buscamos entender alguns elementos do presente boliviano a partir de
uma leitura da composição política das forças políticas e sociais que configuram sua
dinâmica histórica. Vamos entender o percurso e atualidade do indianismo katarista,
do nacionalismo entre o MNR e o MAS e a esquerda, entre o estado e a comunidade.
Bibliografia básica
Schavelzon, S. El Nacimiento del Estado Plurinacional de Bolivia. La Paz: Plural,
CLACSO, 2012. Disponível em:
https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/pais_autor_libro_detalle.php?id_libro
=754&campo=autor&texto=3395&pais=7
Schavelzon, S. A possibilidade de um golpe na Bolívia: o ex abrupto de Zúñiga.
Publicado em Site Passapalavra, 29 de junho 2024. Disponível em:
https://passapalavra.info/2024/06/153394/

Junho
05/06/2025
Título da Aula: A radicalidade do projeto educacional bolivariano: um balanço
histórico do Programa Misión Robinson
Ministrante:
Profa. Dra. Gisele Cardoso Costa - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Mini CV
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
(UFAM). Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho - UNESP. É mestre e doutora em Ciência pelo Programa de
Integração da América Latina, na Universidade de São Paulo - USP. Atua na área de
educação, com ênfase em educação e a formação econômica-social latino-americana,
educação escolar e a influência do padrão de reprodução do capital nas políticas
educacionais. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4824-865X
Ementa
A considerar que a socialização do conhecimento por meio da educação escolar
permanece como uma das tarefas democráticas não realizadas, em sua plenitude, na
maioria dos países latino-americanos, a aula pretende apresentar e debater, mediantes os
instrumentos de análise do materialismo histórico-dialético, os avanços e os limites do
programa educacional venezuelano Misión Robinson, um programa metodologicamente
inspirado na pedagogia cubana, e politicamente conectado com a luta de Libertação
Nacional, na Venezuela.
Referências
COSTA, Gisele Cardoso; SOUZA, Marilene Proença Rebelo. A educação e os
programas de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: o fracasso escolar em
debate. In: GONÇALVES, Lisbeth Ruth Rebollo; SOUZA, Marilene Proença Rebelo
(Orgs). Miradas sobre América Latina: Primeiro ciclo sobre Educação e Cultura. São
Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2020.
NOGUEIRA; Francis Mary Guimarães; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon.
Democratização da educação escolar: as Missões Robinson, Ribas e Sucre e o
Estado Venezuelano inscrito na Constituição de 1999. In: BORGES, Liliam Faria
Porto; MAZZUCO, Neiva Galina (Orgs). Democracia e políticas sociais na América
Latina.

12/06/2025
Título: A Revolução bolivariana e os caminhos do chavismo na Venezuela
Docente: Prof. Dr. Gustavo Menon (PROLAM USP)
Mini cv
Pósdoutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca
(USAL-Espanha). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América
Latina na Universidade de São Paulo - PROLAM/USP. Graduado e Mestre em
Ciências Sociais (Política) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e
no Grupo de Trabalho "China e o Mapa do Poder Mundial", do Conselho
Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, Argentina. Docente no
PROLAM-USP e na Universidade Católica de Brasília (UCB).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9027785526016734
Ementa: Refletir sobre os principais elementos da Rev. Bolivariana na Venezuela e, ao
mesmo tempo, problematizar os caminhos da integração latino-americana a partir da
eleição de Hugo Chávez em 1998. Conteúdos a serem desenvolvidos: Contexto da
Rev. Bolivariana na Venezuela;Nova Constituição e modelos de integração (ALBA,
Petrocaribe); Crise e atual conjuntura (Essequibo e os governos de Nicolas Maduro).
Apresentação dialogada-expositiva utilizando de slides no CANVA. Após a
apresentação tempo direcionado às críticas, perguntas e apontamentos.
Bibliografia básica
● Menon, Gustavo. A INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA DO PETRÓLEO NA
AMÉRICA LATINA: BREVES NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DA
PETROCARIBE. Revista Tempo Do Mundo, (30), 2023, 344-363.DOI:
https://doi.org/10.38116/rtm30art12
● RODRIGUES, M. R.; GOUVEIA FERREIRA LAZARINI, R.; LACERDA
MADEIRA, L.; MENON, G. A criação da ALBA-TCP como alternativa na
integração latino-americana. Lutas Sociais, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 85–106,
2022. DOI: https://doi.org/10.23925/ls.v26i48.62226
● BUZETTO, Marcelo. "Guerra de todo o povo": a influência das lutas
políticas e sociais na nova doutrina de defesa nacional venezuelana. Tese
de Doutorado: PUC-SP, 2011 https://tede.pucsp.br/handle/handle/3317
● CARDIM, Carlos Henrique; GUIMARAES, Samuel Pinheiro. (orgs) Venezuela:
visões brasileiras. Brasília: IPRI, 2003.
https://fpabramo.org.br/cooperacao-internacional/download/venezuela-visoes-b
rasileiras-2001-org-samuel-pinheiro-guimaraes-carlos-henrique-cardim/?wpdmd
l=2173&refresh=6758c623031fc1733871139

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Fábio Sampaio Mascarenhas
João Francisco Migliari Branco
Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves
Marilene Proença Rebello de Souza
Sonia Maria Portella Kruppa


 
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