132497 - Reflexão e práticas em artes visuais |
Período da turma: | 22/04/2025 a 24/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | NOME DA DISCIPLINA: Reflexão e práticas em artes visuais
CURSO: “Ateliê de artes para crianças” PROGRAMA - OBJETIVOS: O curso tem como proposta estimular a produção em artes visuais por meio da apresentação de diversas técnicas e procedimentos artísticos, de atividades de apreciação e de conversas sobre arte e cultura visando a construção de uma poética pessoal. - CONTEÚDO: As aulas serão desenvolvidas em torno das seguintes áreas: • Desenhos • Pintura • Escultura • Cerâmica • Marcenaria • Multimídia Serão realizadas visitas a museus e exposições. - BIBLIOGRAFIA BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo, Perspectiva, 1978. _____ Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo, Cortez, 1982. _____ A imagem no ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva, 1991. _____ John Dewey e o ensino de arte no Brasil, São Paulo, Cortez, 2001. _____ (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte.São Paulo: Cortez, 2002. BARBOSA Ana Mae e SALES, Heloisa Margarido (orgs.). O ensino da arte e sua história, São Paulo, MAC/USP, 1990. CUNHA, Susana Rangel Vieira (org). Com, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação,1999. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989. FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo, Cortez, 1991. FRANGE, Lucimar Bello. Noemia Varela e a Arte, Belo Horizonte, C/Arte, 2001. INEP. Escolinha de Arte do Brasil, Coordenação de Augusto Rodrigues, Brasília, 1980. LOWENFELD,V.,Brittain, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970. MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004. MARINHO, V. M., Queiroz, L.R.S. Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. MÈREDIEU, Florence. O desenho infantil.São Paulo: Cultrix, 1991. PIMENTELl, Lucia G. Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino.Belo Horizonte: C/Arte, 1996. READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. |
||||
Carga Horária: |
21 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Dália Rosenthal |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |