Atividade

132461 - Educativos em rede: perspectivas indígenas, africanas e afro-brasileiras conectadas pelas coleções do MAE/USP

Período da turma: 20/01/2025 a 24/01/2025

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Descrição: - 20/01 - MAE
Introdução sobre Educação Museal
Apresentação do Educativo do MAE
Visita à exposição "Resistência Já - Fortalecimento e União das Culturas Indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena" e às Reservas Técnicas Visitáveis

- 21/01 - MUBE
Introdução sobre Arqueologia Amazônica
Apresentação do Educativo do MUBE
Visita à exposição "Mupotyra - Arqueologia Amazônica"

- 22/01 - Centro Cultural FIESP
Apresentação sobre as coleções africanas e afro-brasileiras do MAE-USP: histórico e perspectivas para uma educação anti-racista
Apresentação do Educativo do Centro Cultural FIESP
Visita à exposição "outros navios - uma coleção afro-atlântica"

- 23/01 - Casa Museu Ema Klabin
Introdução sobre Arqueologia Andina e Amazônica
Apresentação do Educativo da Casa Museu Ema Klabin
Visita à exposição "América Pré-Colombiana: Corpo e Território"

- 24/01- Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Introdução sobre a coleção egípcia do MAE/USP
Apresentação do Educativo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Visita à exposição "Uma História do Poder na África"


Locais de Oferecimento:

- 20/01: MAE-USP: Av. Professor Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária , Butantan, São Paulo - SP.
- 21/01: MUBE: R. Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01448-010.
- 22/01: Centro Cultural: Endereço: Avenida Paulista, 1313 Em frente a estação Trianon-Masp do Metrô - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-200
- 23/01: Casa Museu Ema Klabin: Endereço: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01446-020.
- 24/01: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: Endereço: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - Estado de São Paulo, 04094-050



BIBLIOGRAFIA

BEVILACQUA, Juliana Ribeiro da Silva; SILVA, Renato Araújo da. África em Artes. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2015.

BEZERRA, Márcia. Com os Cacos no Bolso: um ensaio sobre o colecionamento de artefatos arqueológicos na Amazônia Brasileira. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, v. 38, p. 85-101, 2018.

BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, 2020.

CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educacionais no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2009.

CASTRO, Fernanda Santana Rabello. A construção do campo da educação museal: políticas públicas e prática profissional. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 90-114, set. 2019.

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IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em: .

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.

MARANDINO, Martha. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Negritude-Nova Edição: Usos e sentidos. Autêntica Editora, 2019.

NEVES, Eduardo Góes. Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história na Amazônia Central. Ubu Editora, 2022.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Mórula editorial, 2019.

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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Educação Antirracista.
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Povos Indígenas: orientações pedagógicas. 2 ed. São Paulo: SME/ COPED, 2023. (Série Currículo da Cidade). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-indigenas-orientacoes-pedagogicas/.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Povos Migrantes: orientações pedagógicas. 2 ed. São Paulo: SME/ COPED, 2023. (Série Currículo da Cidade). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-migrantes-orientacoes-pedagogicas/..

SILVA, F. A. Arqueologia e narrativas indígenas colonialismo interno e histórias dos asurini do Xingu. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 2, p. 456–476, 2022.

SILVA, Maurício André da. CARNEIRO, Carla Gibertoni. Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP: desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 163–188, 2021

SILVA, Maurício André da; TAMANAHA, Eduardo Kazuo; LIMA, Márjorie do Nascimento. Arqueologia e conhecimentos tradicionais nas comunidades ribeirinhas: da terra para lousa. . Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia, 2021.

TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces. Revista CPC, v. 14, n. 27esp, p. 133-148, 2019.

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A educação museal e a produção do conhecimento acadêmico: algumas tendências. In: Fernando José de Almeida, Ialê Pereira Cardoso e Marcelo Continelli (orgs.). Diálogos em campo: experiências educativas em museus durante a pandemia. 1a.edição. São Paulo.2022, v.1,p.45-60

VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: Programa de desordem absoluta. Ubu Editora, 2023.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 86
 
Ministrantes: Carla Gibertoni Carneiro
Maurício André da Silva


 
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