132407 - Metodologia |
Período da turma: | 09/07/2025 a 27/08/2025
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Descrição: | Conteúdo:
1. O valor da ciência: produtividade, efeitos e limitações. 2. A dinâmica do conhecimento científico. 3. A natureza da atividade de pesquisa. 4. Causalidade e Inferência Causal – fatores de confusão e interação. 5. Conceitos de desenho de pesquisa : perguntas, hipóteses e teorias. 6. Medidas de frequência em epidemiologia – prevalência, incidência e taxas. 7. Vieses em desenhos de estudos (erro sistemático), erro randômico, fatores de confusão e interação. 8. Tipos de estudos – descritivos, experimentos, caso-controle, coorte, estudos clínicos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises. 9. Medidas de Associação: risco, odds ratio, risco relativo. 10. Leitura crítica de artigos científicos. 11. Comunicação científica, Fake news, desinformação e infodemia. Serão abordados tópicos com o objetivo de familiarizar o aluno com os conceitos e métodos básicos de pesquisas na área de saúde (epidemiologia), isto é, métodos para descrever padrões de condições de saúde e elucidar etiologias de doenças. O aluno deverá ser capaz de entender o processo de causalidade e inferência causal, a importância da coleta apropriada de dados, aplicações e limitações dos principais tipos de estudos e interpretações dos achados empíricos. Outro objetivo do curso é de fornecer subsídios ao aluno para que faça a análise crítica de artigos científicos. A Disciplina visa também orientar o aluno no uso da Biblioteca e de bases de dados disponíveis na web, sua importância na educação e na pesquisa. Além disso, a disciplina visa capacitar o aluno na elaboração de projetos e monografias. Conteúdo Prático - Apresentação das bibliotecas institucionais para realização de levantamentos bibliográficos e manuseio do acervo; - Levantamentos bibliográficos e consultas em bases de dados na web; - Elaboração de projetos e treinamento na normatização de monografias. Justificativa: O estudo de causalidade é fundamental para a formação de qualquer profissional na área de saúde, assim como o entendimento de metodologia de pesquisa em humanos. Estes conhecimentos formam a base para capacitar um profissional a criticar um artigo científico, além de ser fundamental para formular teorias e testar hipóteses através de desenhos de estudos adequados. A avaliação do aluno será efetuada por meio de provas escritas ou de testes de múltipla escolha, ou por meio de trabalhos escritos. A frequência mínima exigida será de 70%. Bibliografia: - Volpato GL. Guia prático para redação científica. Editora Best Writing, 2015. 268 p. - Volpato GL. Ciência além da visibilidade: ciência, formação de cientistas e boas práticas. Editora Best Writing, 2017. 210 p. - Guia de Boas Práticas Científicas. Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. 2019: https://prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/649/2016/05/PRP_Guia-de-Boas-Pr%C3%A1ticas-Cientificas_2019_2-1.pdf - "Código de Boas Práticas Científicas" da FAPESP: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf. - ARRIVE website: https://arriveguidelines.org/resources/portuguese-translation - CONSORT website: http://www.consort-statement.org/ - COCHRANE website: https://www.cochranelibrary.com/central - International Organization for Standardization website: https://www.iso.org/standards.html - Crinical Trials website: https://clinicaltrials.gov - PROSPERO website: https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/ - Biblioteca Digital da USP: https://www.teses.usp.br/ - Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FORP: https://www.forp.usp.br/?page_id=232 - Comitê de Ética em Pesquisa (CEP - Seres Humanos) da FORP: https://www.forp.usp.br/?page_id=254 |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 12 | ||||
Ministrantes: |
Andiara De Rossi Daldegan Raquel Assed Bezerra da Silva |
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