132229 - Business Analytics e Métricas de Desempenho |
Período da turma: | 17/09/2025 a 01/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
Conceitos e aplicações de Business Analytics: análise descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Métricas de desempenho: KPIs, indicadores de performance, Balanced Scorecard. Tomada de decisão baseada em dados: ferramentas de análise de dados, técnicas estatísticas e modelos de decisão. Análise de dados para o planejamento estratégico: segmentação de mercado, análise de concorrência, análise SWOT. Aplicações e Casos de Estudo em Business Analytics CASTRO, Leandro Nunes de; FERRARI, Daniel Gomes. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016. HINES, William W.; MONTGOMERY, Douglas C.; GOLDSMAN, David S.; BORCHERS, Angela. Estatística para Engenharia e Ciências. São Paulo: LTC, 2012. REZENDE, Denis Alcides. Inteligência organizacional como modelo de gestão em organizações privadas e públicas: guia para projetos de Organizational Business Intelligence - OBI. São Paulo: Atlas, 2015. TAULLI, Tom. Introdução à inteligência artificial: uma abordagem não técnica. São Paulo: Novatec Editora, 2020. TAURION, Cesar. BIG DATA. Rio de Janeiro: Brasporti, 2013. SILVA, Leandro Augusto. Introdução à Mineração de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. WEBSTER, Jackson; WATSON, Tom. Análise de Dados para Tomada de Decisões. São Paulo: Thomson Learning, 2002. |
||||
Carga Horária: |
14 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Marcos Oliveira Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |