132225 - Análise de Redes Sociais |
Período da turma: | 09/07/2025 a 23/07/2025
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Descrição: | Detalhamento:
Introdução à análise de redes sociais em plataformas digitais. Conceitos básicos de redes sociais: nodos, arestas, graus, centralidade, clusters, entre outros. Coleta e preparação de dados para análise de redes sociais em plataformas digitais. Técnicas de análise de redes sociais específicas para plataformas digitais: análise de seguidores, análise de curtidas, análise de comentários, entre outras. Ferramentas para análise de redes sociais em plataformas digitais: Netlytic, Brandwatch, Socialbakers, entre outras. Casos de aplicação de análise de redes sociais em plataformas digitais em empresas. Ética e privacidade na análise de redes sociais. BENEVENUTO, Fabrício; RIBEIRO, Filipe; ARAÚJO, Matheus. Métodos para análise de sentimentos em mídias sociais. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. DE SOUSA, Ana Lúcia Nunes. Análise de redes sociais on-line: um guia para iniciação teórica e prática. Matrizes, v. 10, n. 2, p. 203-206, 2016. GABARDO, Ademir C. Análise de redes sociais: uma visão computacional. Novatec Editora, 2015. GIRVAN, Michelle; NEWMAN, Mark EJ. Community structure in social and biological networks. Proceedings of the national academy of sciences, v. 99, n. 12, p. 7821-7826, 2002. HIGGINS, Silvio Salej; RIBEIRO, Antonio Carlos Andrade. Análise de redes em Ciências Sociais. 2018. HUNT, Tara. O poder das redes sociais. Editora Gente, 2010. ROSA, Renata Lopes. Análise de sentimentos e afetividade de textos extraídos das redes sociais. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. |
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Carga Horária: |
14 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Alan César Belo Angeluci |
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