132133 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Curso de Extensão para professores de Espanhol da Educação Básica |
Período da turma: | 07/02/2025 a 19/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 07/02/2025 – Boas-vindas: Ser ou Estar professor de espanhol
10/02/2025 – Cartazes da Guerra Civil Espanhola - Leitura de Imagens e Cultura Visual. 12/02/2025 – Multiletramentos e Leitura de Imagens 14/02/2025 – Aprendizagem com base em projetos e tecnologias 17/02/2025 – Ensino de Espanhol para a Proficiência de Surdos 19/02/2025 – Encerramento: Integração de Práticas e Reflexões no Ensino de Espanhol Referências: CALVO, Alfredo Hernando. Viagem à escola do século XXI: assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2016. Disponível em: < http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/04-11-16-viagem-a-escola-do-seculo-xxi2.pdf Acessado em setembro de 2024. DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. GOLDSTEIN, Ben. El uso de imágenes como recurso didáctico. 1. ed. Madrid: Cambridge University Press, 2013. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://pdfcoffee.com/livro-libras-que-lingua-e-essa-pdf-free.html HERNÁNDEZ, Fernando. ¿De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual?. Educação & Realidade, [S. l.], v. 30, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12413. Acesso em: 6 maio. 2024 HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. HERNÁNDEZ, Fernando. La cultura visual en los procesos de documentación sobre cómo los jóvenes aprenden dentro y fuera de la escuela secundaria - DOI 10.5216/vis.v11i2.30686. Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/vis.v11i2.30686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/30686. Acesso em: 6 maio. 2024. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996. KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. MASSONE, M. I. Gramática y Léxico de la Lengua de Señas Argentina. Tesis doctoral. Universidad de Buenos Aires. 1996. Disponível em: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1544 MAYRINK, Mônica, F., O; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Ressignificando como tecnologia para a aprendizagem e o conhecimento (TAC) e para o empoderamento e participação (TEP). In: ROCHA, N.; RODRIGUES, A.; CAVALARI, S. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018. MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Londres: Paidós, 2003. MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974. ROCHA, R. Estratégias de escrita por alunos surdos no contexto de ensino: aprendizagem de espanhol como L3. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132437 SAMAIN, Etienne (org). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2012. 239 p. SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. 1. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. SBARAI, Tiago Rodrigues. Turismo Sp: competências e recursos tecnológicos no desenvolvimento de um projeto de língua espanhola no Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americanas da USP. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21092020-202844/pt-br.php> Acessado em abril de 2024. ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos Mídias Linguagens. 1º ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Elaine Cristina de Araujo Fábio Junior Pinheiro da Silva Hellen Christina Gonçalves Pamella de Paula da Silva Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |