132114 - Disc3ConhTestMot - Conhecimentos de Testes motores para avaliação de comportamentos na clínica e escola |
Período da turma: | 17/09/2025 a 24/09/2025
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Descrição: | Ementa: A aplicação de testes para avaliação de comportamentos é comum e serve para obter conhecimentos sobre o
estado em que o cliente se encontra e a partir dos resultados analisar os procedimentos subsequentes. Os cursistas irão ter conhecimentos sobre testes motores, sociais e cognitivos para uma avaliação mais detalhada do cliente. Objetivos: Entender e compreender a importância e dinâmica de aplicação de testes motores, sociais e cognitivos; Saber aplicar os testes apresentados; Saber interpretar os resultados dos testes. Elaborar programas de intervenção com base na avaliação dos resultados dos testes. Conteúdo: Técnicas, metodologias e estratégias de análise de movimento relacionadas as dificuldades motoras no TDC; TDAH, TEA e PC; Conhecimento de testes motores, sociais e cognitivos; Aplicação dos testes motores MABC-2, BOT-2 e TGMD-3 e seus respectivos questionários; Aplicação dos testes SNAP-4 e SDQ para pré identificação do TDAH e avaliação socioemocional; Aplicação do teste M-CHAT de pré identificação de TEA; Aplicação de questionários para posterior análise dos resultados. Bibliografia: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009. Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017. FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W. The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015. HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) (examiner’s manual). London: Harcourt Assessment, 2007. SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015. ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health and Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013. BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford Press, 1998. COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/ hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003. DOPFNER, M.; HAUTMANN, C.; GORTZ-DORTEN, A.; KLASEN, F.; RAVENS-SIEBERER, U. Long-term course of ADHD symptoms from childhood to early adulthood in a community sample. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 24, n. 6, p. 665- 73, Nov 14, 2014. LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a Neuropsicologia. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229. PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006. POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep 2004. POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a systematic review and metaregression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007. ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatr, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015. SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., v. 18, p. 33-44, 2004. HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004 SANTOS, S.K.; OLIVEIRA, J.A. (2022). Transtorno do espectro do autismo: estudo da habilidade motora manual e da perspectiva ecológica. Ed. Dialética. São Paulo. TOLEDO, T.B. (2023). Autismo e atividades físicas: esportes e exercícios físicos. Ed. Telha. Rio de Janeiro. Critérios de Avaliação: Prova sobre os conhecimentos dos testes motores e questionários e análise de resultados de aplicação de um questionário apresentado no curso. Observação: Nada a declarar. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Anita Jovelina Brito de Jesus Jorge Alberto de Oliveira Sergio Roberto Silveira |
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