132110 - Disc3_ConhTEA - Conhecimentos do Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem de casos clínicos e escolar |
Período da turma: | 03/06/2025 a 26/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Compreender que o TEA - Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno do neurodesenvolvimento
complexo, definido a partir de um ponto de vista comportamental e de habilidades de relacionamento social, que apresenta etiologias múltiplas e graus variados de severidade. Para a American Pyschiatric Association (APA), os indivíduos com TEA apresentam sintomas nos seguintes domínios: 1) Deficiência persistente na comunicação e na interação em múltiplos contextos e situações sociais, 2) Padrões repetitivos e restritivos de comportamento, interesses ou atividades Objetivos: Capacitar o Cursista a identificar as alterações comportamentais, compreender as principais causas e propor estratégias para lidar com o transtorno neurodesenvolvimental – TEA; conhecer os 3 níveis de apresentação do TEA; apresentar os conceitos básicos sobre o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de avaliação. Auxiliar na compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns no meio escolar e clínico, tais como, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o transtorno do desenvolvimento da coordenação e o transtorno do espectro autista. Conteúdo: • Definição, níveis e quadros clínicos do TEA; • Alterações neurológicas e sensóriomotoras associadas ao TEA: principais problemas de controle motor e processamento sensorial; • Diagnóstico fisioterapêutico e instrumentos de identificação dos sinais sugestivos do TEA. Importância da identificação precoce; • Avaliação multidimensional da pessoa com TEA: o modelo da CIF; Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP • Necessidades da pessoa com TEA: orientação para a atividade e participação. Objetivos da Fisioterapia; • Abordagens para intervenção: fisioterapia Neurofuncional e técnicas específicas. Estimulação precoce, integração sensorial e neuromodulação no TEA; • Evidências científicas para as diferentes abordagens no TEA. Bibliografia: ALLEN, K, A, et al. Test of Gross Motor Development-3 (TGMD-3) with the Use of Visual Supports for Children with Autism Spectrum Disorder: Validity and Reliability. J Autism Dev Disord. v 47. n 3. p 813–833. mar, 2017. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. BURTON, A. W; MILLER, D. E. Movement skill assessment. Human Kinetics, 1998.CVIJETIĆ, M.; GAGIĆ, M. Odnos motoričkih sposobnosti i težine poremećaja autističkog spektra. Specijalna Edukacija I Rehabilitacija.v. 16, n. 1, p. 35- 54, 2017. HENDERSON, S., E; SUGDEN, D.; BARNETT, A. Movement Assessment Battery for Children-2 Examiners’s Manual. Pearson Education. 2007 HIRATA, Shogo et al. Relationship between motor skill and social impairment in children with autism spectrum disorders. International Journal of Developmental Disabilities. v. 60, n. 4, p. 251–256, 2014. KILROY, et al. Motor performance, praxis, and social skills in autism spectrum disorder and developmental coordination disorder. Wiley Online Library. v. 15. n 9. p. 1649 – 1664. 2022. KRUGER, G, R, SILVEIRA, J, R, MARQUES, A. Habilidades motoras de crianças com transtorno do espectro autista. Revista brasileira de Cineantropometria & Desempenho humano. v. 21. p. 2-8. 2019. LICARI et al. Prevalence of Motor Difficulties in Autism Spectrum Disorder: Analysis of a Population‐Based Cohort. Autism Research. v. 13, n. 12, p. 298-306. out, 2019. LIU, T.; BRESLIN, C. M. Fine and gross motor performance of the MABC-2 by children with autism spectrum disorder and typically developing children. Research in Autism Spectrum Disorders. v. 7, n. 10, p. 1244–1249, 2013. LIU, T, et al. Gross Motor Performance by Children with Autism Spectrum Disorder and Typically Developing Children on TGMD-2. Child & Adolescent Behavior. v, 2. n, 1. p 2-4, 2014. MATTHEW, M, et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2018. Center of desease control and prevation, 2021. Disponível em https://www..gov/mmwr/volumes/70/ss/ss7011a1.htm. Acesso em: 25 de setembro de 2022. MATTOS, P.; PINHEIRO, M. A.; ROHDE, L. A. P.; PINTO, D. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. v. 28, n. 3, p. 290-297, 2006. SANTOS, E. C. F; MÉLO, T. R. CARACTERIZAÇÃO PSICOMOTORA DE CRIANÇA AUTISTA PELA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR. Divers@-Matinhos, 2018. POSAR, A, VISCONTI, P. Early Motor Signs in Autism Spectrum Disorder. Children. v, 9. n, 2. p, 294. 2022. QUEDAS, C, L, R. Adaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista entre 7 e 10 anos. 2019. Tese (doutorado) – Distúrbios do Desenvolvimento. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2019. SANTOS, S.K.; OLIVEIRA, J.A. (2022). Transtorno do espectro do autismo: estudo da habilidade motora manual e da perspectiva ecológica. Ed. Dialética. São Paulo. TOLEDO, T.B. (2023). Autismo e atividades físicas: esportes e exercícios físicos. Ed. Telha. Rio de Janeiro. Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre os níveis de apresentações do TEA considerando casos clínicos e escolares. Observação: Nada a declarar |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Jorge Alberto de Oliveira Maria Aparecida Cina da Silva Sergio Roberto Silveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |