132109 - Disc2ConhTDC - Conhecimentos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC: uma abordagem de casos clínicos e escolar |
Período da turma: | 06/05/2025 a 27/05/2025
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Descrição: | Ementa: Entender que as dificuldades motoras estão intimamente relacionadas aos transtornos do
neurodesenvolvimento e a cada dia são mais evidenciados como problemas comportamentais e que impactam invariavelmente no desempenho das tarefas motoras especializadas e do cotidiano de pessoas "comuns" e "atletas". A literatura tem evidenciado vários fatores e possibilidades de tratamentos, tanto medicamentosos como alternativos, em especifico as atividades motoras como componente de um programa regular, tanto no âmbito escolar como na vida diária. Dessa forma, nossa preocupação será de fundamentar essa área com recursos de identificação, diagnóstico e possibilidades de tratamento dos transtornos específicos do TDC. Objetivos: Apresentar os conceitos básicos sobre o TDC e o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de avaliação. Auxiliar na compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns no meio escolar e clínico, tais como, o transtorno do desenvolvimento da coordenação. discutir os transtornos do neurodesenvolvimento ; conhecer e discutir problemas relacionados as dificuldades motoras específicas ao transtorno do desenvolvimento da coordenação; discutir as implicações práticas dos conhecimentos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento para a educação física, fisioterapia, esporte e áreas correlatas como transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Conteúdo: • Análise histórica dos estudos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e o desenvolvimento motor; • Evolução das investigações e os principais paradigmas na área; • Estudos e processos do desenvolvimento motor relacionados aos indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP • Pesquisas sobre os estudos do neurodesenvolvimento - TDC • Critérios disgnósticos; características diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; questões diagnósticas relativas a cultura; consequências funcionais do TDC; comorbidades; Identificação de variáveis de controle da coordenação motora nos individuos com essas dificuldades motoras. Bibliografia: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009. BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017. FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W. The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015. HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) (examiner’s manual). London: Harcourt Assessment, 2007. SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015. ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health and Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013. BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford Press, 1998. LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a Neuropsicologia. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229. PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006. SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., v. 18, p. 33-44, 2004. HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004 Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre as características e critérios de acordo com DSM-5 do TDC. Observação: Nada a declarar |
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Carga Horária: |
27 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Jorge Alberto de Oliveira Juliana Barbosa Goulardins Roseane Oliveira do Nascimento Sergio Roberto Silveira |
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