132108 - Disc1_ConhTDAH - Conhecimentos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: uma abordagem de casos clínicos e escolar |
Período da turma: | 01/04/2025 a 29/04/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: O TDAH consiste em uma desordem de desenvolvimento do autocontrole, com problemas associados à
atenção, controle do impulso e nível de atividade. O TDAH é um distúrbio neurocomportamental crônico caracterizado pelos sintomas centrais de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A desatenção é a capacidade limitada de permanecer atenta por um tempo necessário para realizar ou compreender determinada tarefa. Já a hiperatividade caracteriza-se pelo excesso de atividade motora na criança e a impulsividade manifesta-se por reações impensadas e repentinas. Objetivos: Proporcionar ao cursista oportunidades de: (a) discutir os transtornos do neurodesenvolvimento; conhecer e discutir problemas relacionados as dificuldades motoras específicas aos transtornos; discutir as implicações práticas dos conhecimentos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento para a educação física, fisioterapia, esporte e áreas correlatas como transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Conteúdo: • Análise histórica dos estudos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e o desenvolvimento motor; • Evolução das investigações e os principais paradigmas na área; • Estudos e processos do desenvolvimento motor relacionados aos indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP • Pesquisas sobre os estudos do neurodesenvolvimento - TDAH • Critérios disgnósticos; características diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; questões diagnósticas relativas a cultura; consequências funcionais do TDAH; comorbidades; Identificação de variáveis de controle da coordenação motora nos individuos com essas dificuldades motoras. Bibliografia: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015. BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford Press, 1998. COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/ hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003. LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a Neuropsicologia. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229. POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep 2004. POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a systematic review and metaregression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007. ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatr, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015. HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004 Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre os aspectos identificadores do TDAH em crianças e suas apresentações. Observação: Nada a declarar. |
||||
Carga Horária: |
27 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Daniela Cardilli Dias Jorge Alberto de Oliveira Sergio Roberto Silveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |