132091 - Disc1-ConhIntervClin - Conhecimentos de programas de intervenção motora para atuação na área Clínica |
Período da turma: | 02/09/2025 a 04/09/2025
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Descrição: | Ementa: Apresentar a importância do movimento humano e como está atrelado aos comportamentos social e
cognitivo e sua importância no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes. E elaborar programas de movimentos, ações e estratégias para serem trabalhadas com os transtornos do neurodesenvolvimento. Objetivos: Elaborar programas de intervenção e atuação individual e mostrar a importância dos conhecimentos do comportamento motor, social e cognitivo para o tratamento clínico e como se procede a avaliação do comportamento das crianças e adolescentes alvo de atuação com o TDAH, TDC e o TEA. Conteúdo: • Elaboração e montagem de programas de movimentos baseados nos critérios disgnósticos; características diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; consequências funcionais dos transtornos do neurodesenvolvimento e as comorbidades; • Identificação de variáveis de controle da coordenação motora nos individuos com dificuldades motoras. • Pesquisas sobre os estudos do neurodesenvolvimento – TDAH, TDC e TEA; • Utilização do método ABA para crianças com TEA; • Implicações dos conhecimentos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e as dificuldades motoras na na área clinica; • Técnicas, metodologias e estratégias de análise de movimento relacionadas as dificuldades motoras no TDC; TDAH e TEA. Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP Bibliografia: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009. BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017. FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W. The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015. HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) (examiner’s manual). London: Harcourt Assessment, 2007. SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015. ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health and Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013. BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford Press, 1998. COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. 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Critérios de Avaliação: Apresentar uma sequência de exercícios relacionada a um transtorno do neurodesenvolvimento. Observação: Nada a declarar |
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Carga Horária: |
9 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Jéssica Santos Martins Jorge Alberto de Oliveira Juliana Barbosa Goulardins Sergio Roberto Silveira |
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