132089 - AtivPratSup - Atividades práticas supervisionadas à distância |
Período da turma: | 08/07/2025 a 29/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Nessa disciplina o propósito será o(a) cursista vivenciar situações práticas no ambiente da área clínica e/ou
escolar e que estejam relacionadas aos conhecimentos adquiridos durante o curso em que deverá aplicar, adequar e avaliar os conhecimentos teóricos e práticos. Nesse sentido, o(a) cursista terá a oportunidade ímpar de colocar os conhecimentos em prática mediante uma experienciação com um ou mais sujeitos com algum transtorno do neurodesenvolvimento procurando operacionalizar os conceitos desenvolvidos nas vídeosaulas do curso. As quais serão desenvolvidas sob a supervisão a distância de um professor. Objetivos: Vivenciar situações práticas no ambiente da área clínica e/ou escolar e que estejam relacionadas aos conhecimentos adquiridos durante o curso em que deverá aplicar, adequar e avaliar os conhecimentos teóricos e práticos. Conteúdo: Colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso no que tange aos transtornos do neurodesenvolvimento - TDAH, TDC, TEA e PC com essas comorbidades. Bibliografia: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022. DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009. Programa de Disciplina SER Curso de Aperfeiçoamento: Transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades sensoriomotoras cças e adol EEFE-USP BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017. FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W. The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016. GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015. HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) (examiner’s manual). London: Harcourt Assessment, 2007. SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015. ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health and Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013. COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/ hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003. DOPFNER, M.; HAUTMANN, C.; GORTZ-DORTEN, A.; KLASEN, F.; RAVENS-SIEBERER, U. Long-term course of ADHD symptoms from childhood to early adulthood in a community sample. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 24, n. 6, p. 665- 73, Nov 14, 2014. LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a Neuropsicologia. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229. PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006. POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep 2004. POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a systematic review and meta regression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007. ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatria, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015. SANTOS, S.K.; OLIVEIRA, J.A. (2022). Transtorno do espectro do autismo: estudo da habilidade motora manual e da perspectiva ecológica. Ed. Dialética. São Paulo. TOLEDO, T.B. (2023). Autismo e atividades físicas: esportes e exercícios físicos. Ed. Telha. Rio de Janeiro. Critérios de Avaliação: Cumprimento das horas de estágio (6pts) e avaliação dos relatórios apresentados (4pts). Observação: Este período de estágio poderá ocorrer a partir de 70% do curso ter sido ministrado. Ele será conduzido sob a orientação de um professor deste curso como a de um supervisor no local em que ocorrerá o estágio propriamente dito. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 180 | ||||
Ministrantes: |
Jorge Alberto de Oliveira Sergio Roberto Silveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |