132069 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - A participação popular nas teorias da democracia de Aristóteles e John Stuart Mill |
Período da turma: | 18/02/2025 a 20/02/2025
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Descrição: | Primeira aula – Introdução da teoria democracia de ambos os autores em relação a participação popular, a liberdade e o bem comum, mostrando suas abordagens em consonâncias com seus respetivos contextos históricos e culturais, bem como as influências filosóficas que moldaram suas ideias.
Segunda aula – Aristóteles - O filósofo estagirita define a democracia como a forma de governo da liberdade, a mais estável e está presente na maioria das cidades. Quando reflete sobre a cidadania, ele diz que o cidadão deve conhecer a sua função como governado e como governante, o que implica na alternância política, fazer o poder político circular entre os cidadãos, um tema caro à democracia. Por outro lado, o filósofo a considera uma constituição desviante, cuja finalidade não atende ao bem comum e sim aos objetivos de um determinado grupo político: a multidão. Sem o controle da lei, a democracia chega em sua forma extrema, que se assemelha ao tirano composto por muitos cidadãos. Considerando os elogios e as críticas de Aristóteles à democracia, notamos uma relação ambígua com o regime e a relação da democracia com a liberdade. Nesse encontro, desejamos aprofundar de que modo o pensador grego concebeu o regime, a lei, a justiça e a liberdade democrática. Terceira aula – John Stuart Mill – O filósofo britânico tinha uma visão progressista em relação à democracia. Para o autor, ela representava a melhor forma de governo porque promovia a liberdade individual, incentivava o desenvolvimento das capacidades morais e intelectuais dos cidadãos e era um meio de alcançar o maior bem-estar para o maior número de pessoas. Dessa forma, a democracia, tal como praticada na Inglaterra vitoriana, poderia ser aprimorada por meio de reformas, como a educação cívica e a ampliação do sufrágio, entre outros mecanismos. Alguns desses mecanismos que visavam proteger as minorias contra a tirania da maioria foram bastante criticados e ainda são objetos pertinentes para nossa reflexão. Nesse encontro, trataremos pontos fundamentais da teoria da democracia representativa de Mill. Ao longo do curso serão apontados e discutidos os pontos de convergência e diferenças fundamentais entre os autores. Bibliografia MARAL, A. C.; GOMES, C. C. Aristóteles – Política. Introdução e revisão científica Raul M. Rosado Fernandes. Lisboa: Vega, 1998. MILL, J. S. O Governo Representativo. Brasília. UNB, 1980. __________. Sobre a Liberdade. Tradução Denise Bottmann. Porto Alegre. L&PM, 2018. __________. Autobiografia. Tradução Alexandre Braga Massella. São Paulo. Iluminuras, 2007. BRILHANTE, A.; ROCHA, F. Democracia e voto plural no pensamento político de John Stuart Mill. In: Ethic@ - Florianópolis, v.12, n.1, p. 53 – 65, jun. 2013. DALAQUA, G. O desenvolvimento do Eu: ética, política e justiça em John Stuart Mill. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2018. OBER, Josiah. The Athenian revolution: essays on ancient Greek democracy and political theory. Princeton: Princeton University Press, 1996. PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Trad. Luiz Rouanet. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. PITKIN, H. Representação: Palavras, Instituições e Ideias. São Paulo: Lua Nova, n. 67, pp. 263-269, 2006. RACKHAM, Harris. Aristotle – Politics. Loeb Classical Library vol. XXI. Cambridge: Harvard University Press, 1944 RAMOS, Silvana de Souza. O conceito de democracia e experiência política da antiga Atenas. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 37, p. 37–52, 2020. DOI: 10.11606/issn.1517-0128.v2i37p37-52. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/180418. Acesso em: 29 out. 2024. ROBERTS, Jennifer T. Athens on trial: the antidemocratic tradition in Western thought. Princeton: Princeton University Press, 1994. SARTORI, G. A teoria da democracia revisitada – o debate contemporâneo. São Paulo: Ática, 1994. SILVA, E. John Stuart Mill on Education and Progress. Anglo Saxonica, No. 19, Issue 1, art. 10, pp. 1-17, 2021. SIMÕES, M. John Stuart Mill e a liberdade. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. STARR, Chester G. O nascimento da democracia ateniense: A assembleia no século V. a.C. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Odysseus Editora, 2005. TIERNO, Patricio. 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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Isabel de Almeida Brand Victor Schittini Taniguti |
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